Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Número de novos casos estabiliza, mas internados aumentam

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Número de novos casos estabiliza, mas internados aumentam
Notícias ao Minuto

08:48 - 03/11/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal contabiliza desde o início da pandemia 149.443 casos de Covid-19 e 2.635 mortos associados à doença, sendo que 45 óbitos e 2.596 contágios foram registados nas últimas 24 horas

Acabaram, às 6h00 desta terça-feira, as limitações à circulação entre concelhos, mas, a partir de amanhã entram em vigor as novas medidas anunciadas no sábado pelo Governo e que colocam 121 concelhos 'na lista vermelha'. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro reuniu-se com o Presidente da República para pedir que seja declarado o Estado de Emergência, com uma natureza "essencialmente preventiva".

Mais tarde, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu a possibilidade e salientou, em entrevista à RTP, que o país nunca deixou "verdadeiramente, de estar em emergência". 

Segundo o chefe de Estado, o que está a ser ponderado é um "Estado de Emergência diferente no sentido de [ser] muito limitado, de efeitos sobretudo preventivos e não muito extenso apontando para o confinamento total ou quase total". 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h57 - Este registo chegou ao fim, mas pode acompanhar um novo aqui

15h51 - Governo põe Forças Armadas em estado de "prontidão". O ministro da Defesa Nacional determinou a "prontidão, ativação e colaboração das Forças Armadas (FA) no âmbito da estirpe SARS-CoV-2 do coronavírus", num despacho que foi hoje publicado em Diário da República.

15h42 - O dia das eleições norte-americanas chegou e em Iowa a máscara não fica em casa. Imagens captadas no dia de hoje mostram os eleitores norte-americanos a usar máscara enquanto esperam pela sua vez.

Notícias ao Minuto© Getty Images

Notícias ao Minuto© Getty Images

15h35 - Suécia soma 10.177 novos casos ao total acumulado. O país nórdico, que ao contrário da maior parte dos países optou por não decretar confinamentos durante a pandemia, somou 10.177 novos casos de infeção ao total acumulado. Este número corresponde aos casos registados de sábado a segunda-feira, uma vez que o país só faz atualização de dados de terça a sexta-feira.

15h24 - Seis novos casos nos Açores nas últimas 24 horas. Os Açores registaram nas últimas 24 horas seis casos positivos de Covid-19, dos quais três em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, na sequência de 1.045 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

15h18 - Falta de equipamento e internet priva alunos de aulas. Há alunos de escolas públicas em isolamento profilático que estão privados de acompanhar as aulas por falta de equipamento e acesso à internet, denunciaram hoje a Associação Todos pela Escola Pública (ATEP) e a Federação Nacional dos Professores (FENPROF).

15h07 - Sobe para 44 o número de infetados em lar da Misericórdia da Trofa. O número de infetados com o novo coronavírus no lar Alfredo Carriço, na Trofa, subiu para 44, depois de mais uma colaboradora apresentar um teste positivo, disse hoje a diretora técnica da Santa Casa da Misericórdia local.

14h49 - Surto com 15 casos no Agrupamento de Escolas de Murça preocupa comunidade. Um surto no Agrupamento de Escolas de Murça, com 15 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e 135 pessoas em isolamento, preocupa a comunidade local, que defende um reforço de medidas e até um encerramento temporário.

14h41 - Mais de 11 milhões de casos na Europa. A Europa já contabilizou oficialmente mais de 11 milhões de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, indica uma contagem da agência noticiosa France-Presse (AFP) referente às 13h30 de hoje.

14h35 - União Audiovisual promove concerto solidário no domingo em Lisboa. A União Audiovisual, grupo de apoio a trabalhadores da Cultura, promove, no domingo no Village Underground, em Lisboa, um concerto e um leilão de produtos doados por artistas e empresas do setor, para recolha de fundos e alimentos.

O grupo lembra que continua "a nobre missão de entregar alimentos nas casas e famílias dos profissionais de audiovisual que estão sem trabalho por causa da pandemia" e, para isso, "organiza concertos cujo valor do bilhete é significativamente inferior ao normal, apelando em contrapartida, à compra e entrega no dia, de sacos de alimentos, por parte do público".

14h16 - Pelo segundo consecutivo, Portugal mantém-se na fasquia dos dois mil casos diários. Nas últimas horas, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS, há registo de 2.596 novas infeções e 3.295 recuperados. Relativamente a óbitos, e depois de ontem ter sido batido um novo máximo, hoje há registo de mais 45 mortos (menos um face à véspera), elevando para 2.635 o número total desde o início da pandemia em março.

Menos animadores continuam a ser os dados dos internamentos. Nas últimas horas, há mais 94 pessoas internadas (2.349 no total), das quais 320 em unidades de Cuidados Intensivos (mais 26).

14h09 - Através do Twitter, a candidata presidencial Ana Gomes informou os seguidores que está em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com um infetado.

13h58 - Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que regista 10% dos internamentos Covid-19 a nível nacional, solicitou à tutela "reforço" de médicos de medicina geral e familiar, disse hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) que procura dar uma resposta "célere".

13h44 - A apresentadora e atriz Cláudia Vieira, e "tal como tantos outros portugueses", está em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada.

Ver esta publicação no Instagram

Tal como tantos outros portugueses, cá por casa entrámos em isolamento profilático, depois de termos tido um contacto próximo. É a nova realidade e temos de nos adaptar, para nos protegermos uns aos outros e juntos superarmos este desafio ️

Uma publicação partilhada por Cláudia Vieira (@claudiavieiraoficial) a 3 de Nov, 2020 às 5:38 PST

13h31 - Teletrabalho poderá ser "grande vencedor da crise". Quem o diz é o antigo líder do CDS, José Ribeiro e Castro, sustentando que este regime imposto pela pandemia pode permitir às famílias prestar mais apoio aos idosos, mantendo-os consigo em casa.

"O teletrabalho pode ser um caso de sucesso. E, se for um caso de sucesso, o teletrabalho será o grande vencedor desta crise", defende, num texto incluído no livro 'O Estado de Portugal - Desafios de Futuro', organizado pela Juventude Popular e que vai ser lançado amanhã, no Porto.

13h27 - Misericórdia de Grândola com 13 utentes e cinco funcionários infetados. Mais 13 utentes e cinco funcionários da Misericórdia de Grândola (Setúbal) estão infetados com o vírus que provoca a Covid-19, elevando para 45 o número de casos relacionados com este surto, foi hoje revelado.

13h20 - "Não é tarde demais". O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que se encontra em quarentena por ter tido contacto com um caso positivo, alertou, na segunda-feira, que o mundo se encontra num novo momento crítico para tomar ação contra a pandemia de Covid-19, referindo que é o momento "para os líderes se destacarem" e para as "pessoas se unirem por um propósito comum". "Devemos aproveitar a oportunidade, não é tarde demais", vincou.

13h13 - Número de pessoas infetadas na Polónia duplica em menos de duas semanas. A Polónia ultrapassou os 400 mil casos confirmados esta terça-feira (414.844), informou o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram reportados 19.364 casos. O número total de vítimas mortais é agora de 6.102.

13h09 - Federação Internacional de Cinemas lança apelo de sobrevivência. A Federação Internacional de Cinemas pediu hoje à Comissão Europeia e aos Estados-membros mais apoios financeiros que garantam a sobrevivência das salas de cinema face à pandemia da Covid-19.

"Este é, sem dúvida, o período mais desafiante que os cinemas europeus têm enfrentado na sua longa história. A pandemia causou um golpe financeiro devastador, do qual a indústria demorará muito tempo a recuperar", afirmou aquela federação em comunicado.

13h06 - Moreirense deteta novos casos de Covid-19 e suspende treinos. O Moreirense suspendeu hoje os treinos, após ter detetado mais casos de infeção pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, confirmou à Lusa fonte do clube da I Liga de futebol.

12h56 - O órgão de vigilância da saúde e proteção ao consumidor da Rússia acredita que a maior parte dos novos casos no país reportado hoje foram "importados" da Turquia, reporta o The Moscow Times. "Mais de 10 mil testes, cerca de 90%", são pessoas que regressaram da Turquia.

A Rússia reportou esta terça-feira 18.648 novos casos e mais 355 mortes.

12h48 - Quais os países mais afetados pela pandemia? Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 231.566 mortes para 9.293.284 casos, de acordo com o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 3.674.981 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 160.253 mortes e 5.554.206 casos, a Índia com 123.097 mortes (8.267.623 casos), o México com 92.100 mortes (933.155 casos) e o Reino Unido Unidos com 46.853 mortes (1.053.864 casos).

Entre os países mais atingidos, o Peru é o que regista o maior número de mortes em relação à sua população, com 105 mortes por 100.000 habitantes, seguido pela Bélgica (102), Espanha (78), Brasil (75).

12h43 - Pandemia do novo coronavírus já matou 1.206.525 no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.206.525 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, de segundo o levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11h00.

12h42 - Novas normas de segurança de navios de passageiros em dezembro. Novas regras de segurança para navios de passageiros com 24 metros, e embarcações de passageiros de alta velocidade, e de tratamento de dados das pessoas que neles viajam, entram em vigor em dezembro, segundo um diploma hoje publicado.

12h41 - Moimenta da Beira contesta inclusão na lista dos 121 concelhos de risco. O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, contestou a inclusão do concelho na lista dos 121 municípios considerados de risco elevado devido à Covid-19 e garantiu que o Governo se enganou.

12h35 - Centenas de milhares de pessoas em quarentena na Alemanha.  Centenas de milhares de pessoas estão em quarentena na Alemanha por terem testado positivo ao novo coronavírus ou estarem em contacto com alguém infetado, disse, esta terça-feira, o ministro da Saúde alemão.

Na sua primeira entrevista após recuperar da indeção pelo novo coronavírus, Jens Spahn disse estar grato por não ter sido atingido por sintomas mais graves. 

12h30 - Sobe para 20 número de infetados no segundo surto no hospital de Beja. O número de infetados no segundo surto de Covid-19 no hospital de Beja aumentou para 20, com a confirmação de infeção em mais quatro profissionais, disse hoje à agência Lusa a presidente da unidade local de saúde.

12h26 - BPI tem 108 mil contratos de crédito com moratórias. A maior parte do valor de empréstimos com moratória é referente crédito a empresas (3.018 milhões de euros). Em crédito à habitação o valor total com moratória é 2.721 milhões de euros e o crédito pessoal e financiamento automóvel com moratórias corresponde a 388 milhões de euros.

As moratórias de crédito (que suspendem pagamentos de capital e/ou juros) foram criadas como uma ajuda a famílias e empresas penalizadas pela crise económica desencadeada pela pandemia de Covid-19.

12h10 - "Grande maioria" das câmaras do Norte vai autorizar feiras. O presidente da Associação Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN) disse hoje à Lusa que "a grande maioria" das câmaras vai permitir a realização de feiras, agora que o Governo recuou na sua decisão de proibição.

12h04 - Nunca como hoje, a ciência norteou tanto as decisões políticas, diz Costa. O primeiro-ministro apontou hoje a Ciência como "uma verdadeira arma" contra a ignorância e o populismo e afirmou que nunca como hoje norteou as decisões políticas no contexto da pandemia da Covid-19.

"Graças à Ciência, vamos conseguir vencer seguramente esta crise. A Ciência vai conseguir encontrar um tratamento eficaz ou uma vacina que assegure a imunização. Vai conseguir descobrir as causas deste vírus e prevenir no futuro novas pandemias como esta", declarou.

11h56 - Alemanha encontra-se numa fase decisiva da pandemia, alertou o ministro da Saúde Jens Spahn, acrescentando que a situação é séria e que novembro será um mês difícil. O número de pessoas a necessitar de auxílio de ventilador está a aumentar rapidamente, disse, referindo que o confinamento parcial, que entrou na segunda-feira em vigor, serve para desacelerar a propagação do vírus e impedir o sistema de saúde fique sobrecarregado.

11h51 - Sabia que as máscaras, lenços e luvas descartáveis não são recicláveis? A Câmara Municipal de Lisboa (CML) recordou, esta segunda-feira, que as máscaras faciais descartáveis, utilizadas para evitar a propagação da Covid-19, assim como os lenços e as luvas não são recicláveis e devem ser colocadas no contentor do lixo comum e nunca no ecoponto.

11h41 - Feirantes congratulam-se com mercados autorizados pelas autarquias. A Associação de Feirantes do Distrito de Lisboa congratulou-se hoje com o facto de as autarquias ficarem responsáveis por autorizar a realização de feiras e mercados, lembrando que se aproxima uma época que anteriormente era boa para o setor.

11h13 - França deverá impor novo recolher obrigatório em Paris. O governo francês está a considerar impor um recolher obrigatório noturno em Paris e, possivelmente, em Ile-de-France, para combater o aumento de casos, disse esta terça-feira o porta-voz do Executivo, Gabriel Attal.

O recolher obrigatório começaria às 21h00. Na passada semana, o presidente francês anunciou um novo confinamento nacional - mais ligeiro do que o decretado na primavera.

11h10 - África com mais 245 mortes e passa 1,8 milhões de casos de infeçãoÁfrica passou hoje 1,8 milhões de infetados pelo novo coronavírus, tendo registado nas últimas 24 horas mais 245 mortes devido à Covid-19, aumentando para 43.421 o total de vítimas mortais, segundo dados oficiais.

11h02 - SNS relembra: O distanciamento físico é uma das medidas mais eficazes para travar a transmissão do vírus.

10h55 - Feiras e mercados mantêm-se abertos em todos os municípios da AML. As feiras e mercados de levante vão continuar em funcionamento nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), foi esta segunda-feira anunciado.

Recorde-se que a proibição de feiras e mercados de levante foram uma das medidas anunciadas pelo Governo para os 121 municípios abrangidos pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, mas perante a contestação do setor a proibição foi alterada, tendo ficado ao critério dos municípios a realização destas atividades.

Antes de o Governo recuar na decisão, a Associação de Feirantes do Distrito de Lisboa considerou que o setor estava "mais uma vez a ser discriminado" e até afirmou estar a "preparar uma surpresa" com uma "megamanifestação de norte a sul", de forma a demonstrarem a sua indignação.

10h50 - Castela e Leão anunciou esta terça-feira o encerramento da indústria hoteleira e atividades comerciais não essenciais a partir da madrugada de sexta-feira. Visitas aos lares de idosos também serão suspensas. "Os dados são alarmantes, Castela e Leão encontra-se em risco máximo. É necessário um apelo à responsabilidade social", disse o responsável da comunidade, Alfonso Fernández Mañueco, citado pelo El País.

10h46 - Testou positivo à Covid-19? "Se testou positivo para a Covid-19, mantenha-se em casa e não receba visitas. Não se dirija ao trabalho, à escola ou a espaços públicos, nem utilize transportes públicos", esclarece a Direção-Geral da Saúde na sua mais recente publicação nas redes sociais.

10h43 - Liverpool inicia sexta-feira programa de testes maciço. Liverpool, com 500 mil habitantes, vai ser alvo de um programa maciço de testes para o novo coronavírus que abrangerá os residentes e trabalhadores da cidade de 500 mil habitantes, anunciou hoje o Governo do Reino Unido.

10h23 - Resposta das células T oferece imunidade "seis meses após infeção". Segundo um novo estudo, o SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, induz uma imunidade celular forte e duradoura após a infeção. Isto leva a crer que um segundo contágio é pouco provável e são um sinal encorajador para o desenvolvimento de vacinas. Note que as descobertas ainda não foram revistas por pares da comunidade científica.

10h15 - Desde maio que não ficávamos tanto em casa. Uma análise da consultora de dados PSE revela que no dia 1 de novembro, domingo, a taxa de confinamento atingiu os 57%, um valor que não era registado desde o dia 10 de maio - altura em que a taxa foi exatamente a mesma.

10h13 - Sete militares da UEPS/GNR infetados em Vila Real. Sete militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, que prestam serviço no centro de meios aéreos de Vila Real, fizeram um teste positivo para o novo coronavírus, disse fonte oficial da Guarda.

09h44 - Lar de Mogadouro regista quatro casos positivos. A Estrutura Residencial São João Batista, tutelada pela Misericórdia de Mogadouro, no distrito de Bragança, tem três funcionários e uma utente que testaram positivo para o novo coronavírus, disse hoje à Lusa o provedor da instituição.

09h33 - Afinal, a que horas fecham os estabelecimentos nos concelhos de risco? Há novas novas regras para os estabelecimentos comerciais nos concelhos identificados como sendo de risco a partir de quarta-feira, dia em que entra em vigor novas restrições implementadas pelo Governo para conter a propagação do novo coronavírus. Consulte aqui os horários.

09h31 - Rússia reporta 18.648 novos casos e mais 355 mortes. Com esta atualização, o total de casos acumulados sobe para 1.673.686 e o de vítimas mortais para 28.828.

09h18 - Afinal, devo usar luvas além de máscara?  Não, a maioria das pessoas não necessita de usar luvas em espaços públicos ou no exterior, conforme explica um artigo publicado no jornal San Francisco Chronicle. 

Anne Liu, médica de doenças infecciosas e professora associada clínica na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirma que a probabilidade do uso de luvas evitar o contágio pelo novo coronavírus é "bastante menor do que ao usar máscara".

09h07 - A cada 30 segundos um parisiense é infetado pela Covid-19 . O ministro da Saúde francês disse, esta terça-feira, que a cada 30 segundos um parisiense é infetado pelo novo coronavírus e a cada 15 minutos um parisiense dá entrada nos hospitais devido à doença.

08h57 - Kate Middleton e os filhos não foram infetados. Após ter sido tornado público este fim de semana que o príncipe William lutou contra a Covid-19 em abril deste ano, o Palácio de Kensington confirmou que Kate Middleton e os filhos não foram infetados.

08h20 - Infarmed suspende comercialização de máscaras do fabricante Interespuma. O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alertou, esta segunda-feira, que determinou "a imediata suspensão da comercialização no mercado nacional" de máscaras cirúrgicas do fabricante Interespuma. Em causa estão as máscaras cirúrgicas do "tipo I, tipo II e tipo IIR, com as Ref.ª MC01, Ref.ª MC02 e Ref.ª MC03, respetivamente, da marca Orthia, do fabricante Interespuma".

07h30 - Alemanha reporta mais de 15 mil casos de Covid e 131 mortes em 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados sobe para 560.379 e o de vítimas mortais para 10.661.

07h20 - Reuniões em Belém continuam. Depois de na segunda-feira ter recebido o primeiro-ministro, António Costa, e os partidos, Marcelo Rebelo de Sousa recebe esta terça-feira as centrais sindicais, UGT e CGTP, assim como a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) são recebidas pelo Presidente da República para debater a situação da pandemia e o eventual estado de emergência.

07h10 - Enquanto dormia:

  • EUA atingem os 231.486 mortos e mais de 9,2 milhões de infetados Apesar de Nova Iorque não ser mais o estado com o maior número de infeções, continua a ser aquele com mais óbitos (33.539). Só na cidade de Nova Iorque morreram 24.017 pessoas.
  • Índia com mais 490 mortos e 38.310 casos em 24 horas. Com o novo balanço, o total de óbitos no país aumentou para 123.097, registando-se mais de 8,2 milhões infetados.
  • Colômbia com menos de 10 mil casos diários pelo segundo dia consecutivo. Segundo dos dados divulgados na segunda-feira, nas últimas 24 horas a Colômbia registou 9.935 novos casos e 155 mortos por Covid-19, noticia a agência EFE.
  • México com 205 mortos e 3.763 novos casos em 24 horas. O número total de óbitos subiu para 92.100 e o de contágios para 933.155 desde o início da pandemia, em 28 de fevereiro, indicou o Ministério da Saúde mexicano.
  • China soma cinco casos locais e 44 oriundos do exteriorKashgar, na região de Xinjiangdetetou no mês passado um surto que infetou dezenas de pessoas.

Bom dia. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o SARS-CoV-2. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório