Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Afinal, devo usar luvas além de máscara?

O uso de luvas descartáveis no exterior parece ser uma tendência crescente entre os cidadãos que tentam proteger-se do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19. Contudo, será que a utilização deste acessório é realmente necessária para travar a pandemia?

Covid-19: Afinal, devo usar luvas além de máscara?
Notícias ao Minuto

08:45 - 03/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

Não, a maioria das pessoas não necessita de usar luvas em espaços públicos ou no exterior, conforme explica um artigo publicado no jornal San Francisco Chronicle. 

Anne Liu, médica de doenças infecciosas e professora associada clínica na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirma que a probabilidade do uso de luvas evitar o contágio pelo novo coronavírus é "bastante menor do que ao usar máscara".

Por uma razão específica: se por um lado, alguns micróbios não conseguem sobreviver na pele humana; por outro lado, determinados germes prosperam e multiplicam-se nos materiais comummente utilizados no fabrico das luvas, comenta a especialista. 

"A minha preocupação é que as pessoas quando usam luvas tenham uma falsa sensação de segurança, e se sintam mais relaxadas quanto às duas coisas principais que estão a ser encorajadas pelas autoridades de saúde atualmente: manter o distanciamento social e lavar as mãos", diz Liu ao San Francisco Chronicle. 

A médica conta que já viu indivíduos na rua de luvas a esfregarem a testa, tocar nos óculos, a mexer na carteira e de seguida a a tocar em superfícies partilhadas, e que assistiu ainda a outros comportamentos de risco que espalham ativamente germes e derrotam o intuito inicial de usar o acessório. 

Mais ainda, as luvas têm de ser adequadamente retiradas das mãos para segurança dos utilizadores, evitando a propagação do SARS-CoV-2, e tal consiste em virá-las ao contrário durante a remoção e deitá-las de imediato para o lixo. 

"É simplesmente melhor não usar luvas, transporte sempre consigo gel desinfetante e use-o com frequência", salienta Liu

Fenyong Liu, professor de doenças infecciosas na Berkeley’s School of Public Health, na Universidade de Berkeley, na California, partilha a mesma opinião. 

"Basta lavar e desinfetar as mãos regularmente", reforça.

"Não necessita de usar luvas". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório