Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Nova estirpe do vírus é mais forte e máscara pode não ser suficiente

O coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, pode ter sofrido mutações adicionais e ter-se tornado ainda mais contagioso. E pode inclusive estar a adaptar-se de forma a ultrapassar 'barreiras' como máscaras, alertam especialistas.

Nova estirpe do vírus é mais forte e máscara pode não ser suficiente
Notícias ao Minuto

07:40 - 25/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Contágio

Investigadores afirmam que uma nova estirpe dominante da Covid-19 pode estar a adaptar-se e em pouco tempo ser capaz de contornar 'obstáculos' como o uso de máscara ou a contínua lavagem e desinfeção das mãos. 

Especialistas da cidade de Houston no Texas, nos Estados Unidos, têm vindo a sequenciar genomas do vírus desde março e até ao momento já categorizaram 5.085 sequências. 

No ínicio da pandemia muitos governos - incluindo o português - alertaram os cidadãos para que mantivessem o distanciamento social, lavassem as mãos regularmente e utilizassem máscaras. 

Contudo, um virologista sugere que o novo coronavírus pode começar a arranjar forma de infetar os indivíduos apesar dessas medidas preventivas. 

David Morens que trabalha no National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) afirma que o SARS-CoV-2 se tornou mais contagioso. 

O especialista disse ao jornal Washington Post que tal "pode ter implicações no modo como o controlamos".

Acrescentando: "usar máscara, lavar as mãos, e todas essas coisas são barreiras contra a transmissibilidade e contágio, mas à medida que o vírus se torna mais contagioso torna-se igualmente mais hábil a contornar esses obstáculos". 

O estudo - que ainda não foi revisto pelos seus pares - apurou que uma das mutações do novo coronavírus é mais dominante nos Estados Unidos e que é responsável por 99,9% dos casos em Houston. 

Segundo a pesquisa, a mutação altera a estrutura da proteína 'spike' e pode assim estar a ajudar na propagação dessa estirpe. 

As proteínas 'spike' auxiliam o vírus a fixar-se nas células. Sendo que esta mutação aumenta a habilidade do vírus na infeção dessas mesmas células. 

Os especialistas das Universidade de Chicago e da Universidade do Texas Austin afirmam que a estirpe D614G já ultrapassou os seus concorrentes. E que as pessoas infetadas com essa estirpe apresentam níveis muito mais elevados de carga viral nas vias respiratórias, o que por sua vez contribui para que o novo coronavírus se propague mais fácil e eficazmente. 

Ainda assim, e apesar da estirpe ser mais dominante os investigadores apontam que tal não significa que seja mais letal. Salientando que a gravidade da doença está sobretudo relacionada com o historial de saúde dos pacientes e com outras doença prévias. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório