Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: "Nunca deixámos de estar em emergência". 8.501 casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Nunca deixámos de estar em emergência". 8.501 casos no Brasil

Portugal contabilizou esta segunda-feira mais 46 mortos relacionados com a Covid-19, , um novo máximo diário, e 2.590 novos casos de infeção, número que baixou nos últimos dois dias, algo esperado para domingo e segunda-feira, dado que vários laboratórios encerram ao fim de semana. Desde o início da pandemia Portugal já registou 2.590 mortes e 146.847 casos de infeção.

DGS indica que 20 mortes foram registadas na região Norte e 17 na região de Lisboa e Vale do Tejo. A região Centro reportou 6 mortes e Algarve e Alentejo contabilizaram ambos uma morte. A Madeira reportou uma morte e os Açores não reportaram novos óbitos.

A pandemia do novo coronavírus já matou 1.201.450 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença no final de dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h56 Marcelo realça dificuldade do combate à Covid e assume "responsabilidade". O Presidente da República realçou hoje a dificuldade de planeamento no combate à pandemia de covid-19, com uma crise económica em simultâneo, mas disse compreender as críticas e assumiu "responsabilidade suprema" pelos erros cometidos.

23h48 Venezuela retoma voos para a Turquia, República Dominicana, México e Irão. As autoridades venezuelanas reabriram hoje as operações aéreas comerciais entre a Venezuela e a Turquia, a República Dominicana, o México e o Irão. Através de um comunicado, o organismo regulador da aviação civil venezuelana anuncia ainda que a reabertura das operações comerciais no Aeródromo de El Gran Roque, situado na ilha turística de Gran Roque, 165 quilómetros a norte de Caracas, a partir de hoje.

23h15 Brasil regista mais 179 mortes e 8.501 infeções em 24 horas. O Brasil contabilizou 179 mortes e 8.501 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde brasileiro. No total, o país sul-americano concentra 160.253 vítimas mortais e 5.554.206 casos de infeção desde que a pandemia foi registada oficialmente no Brasil, em 26 de fevereiro.

22h50Argentina terá 25 milhões de doses da vacina russa e começa em dezembro. O Presidente argentino anunciou hoje a compra de 25 milhões de doses da vacina russa Sputnik V em dezembro e janeiro, frisando que no próximo mês começará a vacinação de mais de metade da população argentina.

22h15Mensagens sobre a pandemia têm de ser mais direcionadas. O bastonário da Ordem dos Psicólogos alertou hoje para a importância de uma comunicação clara sobre a pandemia de covid-19 e mais direcionadas para as pessoas a quem as mensagens afetam, apontando o cansaço acumulado da população.  

22h00Surto com 20 trabalhadores imigrantes infetados em Ferreira do Alentejo. Um surto com 20 trabalhadores imigrantes infetados pelo vírus que provoca a Covid-19 foi identificado na aldeia de Santa Margarida do Sado, concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, disse hoje o presidente do município. Os infetados fazem parte de um grupo de 24 imigrantes que vivem juntos num espaço com várias casas naquela aldeia e trabalham também juntos em explorações agrícolas no concelho, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa.

21h30Madeira assinala 16 novos casos e um total de 184 infeções ativas. A Madeira registou hoje 16 novos casos de covid-19, elevando para 184 o número de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), notificando ainda quatro recuperações e 76 situações suspeitas em estudo.

21h06 "Nunca deixámos de estar em emergência", alerta Marcelo Rebelo de Sousa. Num momento em que a pandemia está a crescer exponencial em todo o país e que o Governo pediu a declaração de um novo Estado de Emergência, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que Portugal nunca saiu de uma situação de emergência, desde o início da epidemia. "Verdadeiramente, nunca deixámos de estar em emergência", começou por considerar, esta segunda-feira, o Presidente da República, em entrevista à RTP, no Palácio de Belém, que pode acompanhar aqui ou através do vídeo abaixo.

20h00 - Itália está "a perder tempo" com tomada de decisões. Um conselheiro científico para o ministério da Saúde italiano indicou que o governo do país está a "perder tempo" com querelas políticas na discussão de novas restrições. Recorde-se que ainda se aguarda a publicação do decreto que imponha novas medidas no país, como recolher obrigatório a nível nacional a partir das 22:00 ou encerramento aos fins de semana de museus, salas recreativas e centros comerciais. Os cientistas porém avisam há semanas que é preciso tomar ações mais duras, como confinamentos locais, para evitar maior pressão nos hospitais. "Como acontece em outros países europeus, os políticos não têm coragem para tomar decisões rápidas no tempo certo. Agora, com cada hora que passa, estamos a aproximar-nos ainda mais de um confinamento nacional. Está-se a perder tempo", disse ao Guardian Walter Ricciardi, conselheiro de saúde italiano.

O decreto, sublinhe-se, que se aguarda seja aprovado na quarta-feira, definirá três áreas de risco e aplicará restrições mais ou menos severas numa determinada região em função dos dados epidemiológicos. Itália registou hoje 22.253 novos contágios de Covid-19 e 233 óbitos nas últimas 24 horas.

19h50 - Que tipo de máscara devo usar? Se for uma pessoa saudável, pode usar máscaras sociais ou cirúrgicas. Se estiver doente, deve usar máscara cirúrgica, segundo lembram as autoridades de saúde das Canárias.

19h47 -  Fadiga pandémica? Fenómeno já atinge 60% da população mundial. Ordem dos Psicólogos portugueses alerta para já haver "estimativas que prevêem que entre 20% a 30% das pessoas sofram com o impacto psicológico da pandemia" e deixa alguns conselhos para combater o cansaço provado pelas consequências trazidas pelo novo vírus.

19h36 - 'Dia de los Muertos' em El Salvador. No dia 1 e 2 de novembro, muitos países da América Latina homenageiam os entes queridos que faleceram, celebrando o 'Dia de Los Muertos'. Os familiares e amigos visitam cemitérios e fazem oferendas de flores. A pandemia da Covid-19 impediu as visitas aos cemitérios, este ano.

Notícias ao MinutoUm funcionário municipal distribui flores pelas campas de pessoas que faleceram por causa da Covid-19.© Camilo Freedman/APHOTOGRAFIA/Getty Images

19h15 - Serviço de ambulâncias britânico sem conseguir pôr cobro a chamadas. A North West Ambulance Service, serviço de primeiros socorros que cobre 7 milhões de pessoas na área metropolitana de Manchester, declarou hoje um "incidente grave" por causa do elevado número de chamadas feitas para o número 999 [número de emergência]. "Se está a ligar por algo que não constitua perigo de vida, poderá ser-lhe pedido que procure um serviço alternativo ou que se dirija pelos seus próprios meios para o hospital", indicou a NWAS através de comunicado. Recorde-se que já antes o serviço havia apelado aos cidadãos que chamam ambulâncias para não ligar de novo a perguntar quanto tempo demoram.

19h05 Ministro nega sobrelotação nos transportes e risco acrescido de contágio. O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou hoje no parlamento que os transportes públicos são seguros, negando situações de sobrelotação ou de maior risco na transmissão da Covid-19. "Não conheço nenhum caso de sobrelotação. Há casos de maior lotação. Já agora, não conheço nenhum caso comprovado, conhecido em Portugal, de transmissão do vírus covid-19 em transporte coletivo. Ou seja, a utilização do transporte coletivo feito com máscara, com higiene, com as regras que todos conhecemos, é de facto segura e é importante que continue a ser feita", sublinhou o governante, que tutela os transportes urbanos.

19h01 Identificados 52.518 novos casos em França, um novo recorde diário. O governo francês anunciou esta segunda-feira que foram notificados 52.518 novos casos de Covid-19 e morreram 416 pessoas no espaço de 24 horas. França está perto dos 1,5 milhões de casos confirmados - perfaz um total de 1.466.433 neste momento. O número acumulado de óbitos é de 37.435. 

18h51 - DGS recorda regras de segurança e mitigação de propagação para escolas:

18h45 Governo recua e permite feiras e mercados autorizados pelas autarquias. O Governo admite agora a realização de feiras e mercados desde que autorizados pelas autarquias e caso se verifiquem as condições de segurança e o cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde (DGS). A informação foi avançada pela SIC Notícias e, posteriormente, o próprio Executivo alterou a medida.

18h06 - Espanha notifica 55.019 novos casos desde sexta-feira, um novo recorde. O Ministério da Saúde espanhol notificou esta segunda-feira mais 55.019 novos casos de infeção, um novo máximo em três dias (autoridades espanholas não divulgam dados ao fim de semana), e mais 379 óbitos, elevando os totais acumulados para 1.240.697 infeções e 36.257 óbitos. Segundo os dados oficiais, nos últimos sete dias foram contabilizadas 777 mortes.

17h44 Causas de mortalidade em excesso? "Certezas só se terão no próximo ano". A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que só para o ano que vem se saberá com certeza a que se deve o excesso de mortalidade de 2020, embora possam surgir pistas ainda este ano.

17h40 - No meio do caos em Barcelona, pianista toca 'Eternal Flame'. Um pianista toca uma versão da música 'Eternal Flame', originalmente gravada pelos The Bangles, enquanto no fundo se ouve o som de explosões e sirenes, em Barcelona, no meio de um dos vários protestos contra as novas medidas de restrição impostas pelo governo. O pianista chama-se Peter William Geddes e estava a tocar na Plaza Nova, no passado dia 31 de outubro. O vídeo já se tornou viral.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Peter (@pianolitopeter) a 1 de Nov, 2020 às 1:14 PDT

17h20 - OMS sobre os protestos em algumas cidades europeias. "Temos assistido a uma série de protestos contra as medidas de restrição. As pessoas estão frustradas e têm direito a questionar as medidas que são tomadas pela autoridade, queremos que isto seja um diálogo entre as comunidades e os governos. É importante que os governos se dirijam a todos os setores da sociedade. A sociedade tem direito a protestar e questionar. Os governos nem sempre fazem o correto e evidentemente temos que prestar contas. Os protestos devem fazer-se, desde que respeitem as regras contra a Covid e que respeitem a lei", disse esta segunda-feira Michael Ryan, diretor do programa de emergências sanitárias da OMS.

"Claramente as pessoas estão frustradas e cansadas", acrescentou, indicando que os "protestos são bons" desde que se façam "de forma segura". "Apoiamos a ideia de protestar e entendemos a frustração, mas os governos enfrentam decisões muito difíceis e têm poucas opções. Parece-nos bem que questionem, mas apoiem as decisões que os governos tomam para proteger a população".

17h11 Boris Johnson enfrenta oposição ao confinamento dentro do próprio partido. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu hoje o apoio dos deputados a um confinamento em Inglaterra para evitar um "desastre médico e moral", enfrentando críticas dentro do Partido Conservador. 

17h09 - Diretor-geral da OMS garante estar bem, foi apenas identificado como contacto de caso positivo. Por essa razão, está a observar um período de quarentena, "em linha com os protocolos da OMS".

16h50 Mais de 22 mil novos casos em Itália, que está perto dos 40 mil óbitos. A proteção civil italiana revelou esta segunda-feira que foram identificados 22.253 novos casos de Covid-19 em 24 horas, o que aumentou o número acumulado de contágios para 731.588. Morreram 233 pessoas desde ontem. Itália aproxima-se assim da marca das 40 mil mortes provocadas pela Covid-19 (nesta altura soma 39.059 vítimas mortais).

16h33 BE só tomará uma decisão quando conhecer o decreto do Estado de Emergência. "O Bloco de Esquerda só tomará uma decisão sobre o Estado de Emergência quando conhecer o texto exato", disse Catarina Martins à saída da audiência com o Presidente da República que tem estado a receber todos os partidos para discutir uma nova declaração de Estado de Emergência que o Governo defende. 

16h28 Reino Unido reporta quase 19 mil novos casos e 136 mortes em 24 horas. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 1.053.864 casos de infeção e 46.853 vítimas mortais. 

16h23 - PCP vai votar contra um novo Estado de Emergência: "É desnecessário". O PCP considera um novo Estado de Emergência desnecessário por entender que tal "não resolve" os problemas da pandemia. O partido vai, assim, votar contra a proposta que o Governo fez hoje ao Presidente da República.

16h20 - Graça Freitas: Pico da segunda vaga? "Não sabemos, corremos uma maratona sem fim". "Um dos problemas desta doença é não sabermos isso. Não sabemos o tamanho da montanha e, mesmo em relação à gripe, costumo dizer que só sabemos quando chegámos ao pico quando começamos a descer. Podemos ter a certeza que estamos a correr uma maratona sem fim, teremos outras ondas", disse esta segunda-feira a diretora-geral de Saúde.

15h50 - Graça Freitas. Sublinhando que a curva epidémica está tendencialmente a crescer, Graça Freitas frisou também que todos os cidadãos têm "responsabilidade achatar a curva epidemiológica". Apesar de "haver poucas opções", a diretora-geral da saúde reiterou que a melhor arma que existe neste momento de combate à Covid-19 "chama-se prevenção".

15h37 - Graça Freitas faz a conferência de imprensa: "Não podemos baixar a guarda por muito cansados que estejamos (...) Não podemos facilitar e dar passos que nos desprotejam, temos de fazer tudo para não adoecer e, sobretudo, para não sermos propagadores da doença", apelou.

15h27 - 283 novos internamentos em dois dias, número total de internados em UCI é recorde. O boletim de hoje regista um aumento de 133 novos internados, totalizando-se 2.590 internamentos por causa do novo coronavírus. Dado que no domingo foram reportados 150 novos internamentos, nos últimos dois dias foram contabilizadas 283 novas hospitalizações. Portugal registou hoje também um novo máximo de pessoas internadas com Covid-19 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) desde o início da pandemia, com 294 pessoas hospitalizadas em estado grave. O número hoje apresentado revela um aumento de 10 pessoas internadas em UCI.

O pico de hospitalizações atingido em Portugal na primeira vaga, recorde-se, foi de 1.302, atingido a 16 de abril. Quando ao número de doentes em unidades de cuidados intensivos (UCI), o maior número foi a 26 de abril (182).

15h25 - Número diário de mortes nunca foi tão alto. Portugal reportou hoje mais 46 mortes associadas à Covid-19, o maior registo diário desde o início da pandemia no país. Desde 29 de outubro que este registo tem estado acima dos 30 mortos.

15h15 Mais 46 mortes e mais 2.506 contágios em Portugal. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 46 mortes associadas à Covid-19 (um novo recorde) e mais 2.506 infetados com o novo coronavírus, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta segunda-feira. De acordo com o boletim da DGS, registam-se mais 1.523 recuperados, fixando o total, desde o início da pandemia, em 83.294. Assim, o número de casos ativos é agora de 60.963 (mais 937 face à véspera).

 

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório