Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 25º

AO MINUTO: Costa propôs Estado de Emergência; É Dia de Luto Nacional

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Costa propôs Estado de Emergência; É Dia de Luto Nacional
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/11/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

O Governo prolongou, este sábado, a situação de calamidade em todo o território continental, das 00h00 horas da próxima quarta-feira até às 23h59 de 15 de novembro, adotando restrições mais musculadas em 70% do território nacional: são 121 os concelhos com medidas excecionais, em conformidade com o risco que apresentam. Pode rever o leque de novas regras aqui e ainda consultar uma imagem que as resume.

Tratam-se de "ações imediatas" de controlo da pandemia e que não excluem a hipótese do decretar do Estado de Emergência em Portugal. Uma decisão que estará nas mãos do chefe de Estado, que esta segunda-feira se irá reunir com António Costa e com os nove partidos com assento parlamentar

As medidas surgem numa altura em que os número não param de aumentar e se teme que o Serviço Nacional de Saúde não consiga dar resposta a todos os doentes. Recorde-se que o país contabiliza, no total, 2.544 vítimas mortais e 144.341 infetados desde o início da pandemia.

Esta segunda-feira, é Dia de Luto Nacional. Portugal presta homenagem a todos os falecidos e em particular às vítimas do novo coronavírus, com uma cerimónia que acontece de manhã, no Palácio de Belém.

Consulte o mapa de atualização da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h36 - Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h30 - O presidente do CDS-PP manifestou hoje a disponibilidade do partido para votar a favor de um estado de emergência "minimalista" e que acautele dúvidas jurídicas, mas acusou o Governo de "transformar a pandemia num pandemónio".

15h25 - Mais uma idosa morreu e mais três pessoas estão infetadas no surto de covid-19 no lar Mansão de São José, em Beja, subindo para oito o número de mortes e para 110 o total de infeções, foi hoje divulgado.

15h20 - Acompanhe, em direto, a conferência de imprensa da DGS, com a presença da diretora geral da DGS, Graças Freitas.

15h15 - O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) revelou hoje que decidiu expandir o número de camas em cuidados intensivos dedicadas à covid-19, passando de 21 para 30 camas, um alargamento para "antecipação da procura".

15h10 - Portugal regista, esta segunda-feira, mais 46 mortes e mais 2.506 contágios por Covid-19.

14h55 - O surto no Lar do Centro Social e Paroquial do Carregado, em Alenquer, passou de 29 para um total de 72 infetados pela covid-19, registando-se ainda duas mortes e três recuperados, disse hoje o delegado de saúde.

14h51 - Hernâni Carvalho em isolamentoHernâni Carvalho encontra-se neste momento em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com Covid-19. 

14h48 - Impedir mercados? É deixar feirantes "à fome". O presidente da Câmara de Espinho, um dos 121 do país com maior incidência de Covid-19, afirmou hoje que proibir a feira semanal local é "uma injustiça" que deixará os seus cerca de 800 comerciantes "a passar fome".

14h25 - Morcegos fazem distanciamento social quando estão doentes. Um estudo recente indica que surpreendentemente os morcegos se distanciam uns dos outros quando adoecem, passando pouco tempo perto dos demais e interagindo menos com os seus companheiros.

Apesar do comportamento já ter sido previamente detetado em laboratório, agora uma equipa de cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, observou o mesmo padrão em morcegos-vampiros selvagens no Belize. A pesquisa inédita foi publicada na revista Behavioral Ecology, e divulgada pela BBC News. 

14h19 - Alemanha ainda está longe do fim da pandemia, disse Angela Merkel. A chanceler alemã voltou a sublinhar, durante uma conferência de imprensa, que os alemães terão de limitar os seus contactos durante os meses de inverno, reporta a Reuters.

Se as mais recentes medidas, que entraram hoje em vigor, forem cumpridas, será possível ter um mês de dezembro suportável, acrescentou. 

14h10 - Atualização no Irão:  O Irão registou hoje 440 mortes e 8.289 novas infeções com o novo coronavírus, um novo recorde na pandemia que já custou a vida a mais de 35.000 pessoas desde o início do surto. De acordo com o Ministério da Saúde iraniano, dos 8.289 novos infetados nas últimas 24 horas, 3.023 foram hospitalizados gravemente, elevando o número de internados para 5.315.

14h05 - A Associação de Valorização do Chiado disse hoje que as medidas apresentadas pelo Governo, no âmbito da pandemia, vão agravar as dificuldades do comércio e da restauração no centro histórico de Lisboa, adiantando que muitos negócios poderão encerrar.

13h49 - Francesco Totti terá sido diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus, segundo está a ser veiculado por diversos meios de comunicação social italianos. A publicação cita uma fonte próxima do histórico jogador da AS Roma, que relata que este testou positivo à Covid-19 após apresentar sintomas ligeiros nos últimos dias, entre eles febre elevada e fadiga muscular.

13h37 - O Burger King apelou, através das redes sociais, que não se deixe de fazer encomendas aos restaurantes de fast food, nem que seja à sua rival McDonald's.

13h30 - O Papa Francisco recordou hoje as vítimas da pandemia, as que morreram sozinhas sem o carinho da família, e todas as que deram a vida pelos doentes, assinalando assim o Dia de Finados celebrado pela Igreja Católica.

13h27 - O Partido Ecologista "Os Verdes" manifestou "reservas e fundadas dúvidas" sobre a necessidade de estado de emergência para as medidas previstas pelo Governo de combate à pandemia, mas reservou a posição final para quando for conhecido o decreto.

13h22 - O PCP questionou hoje o Governo sobre a decisão de "proibir de forma geral e indiscriminada todas as feiras e mercados de levante", anunciada no sábado como forma de combater a pandemia de covid-19 no país.

13h15 - O Chega recusou hoje um "confinamento total" para responder à pandemia, como aconteceu em março, e defendeu apoios do Estado aos setores afetados por um novo estado de emergência para evitar uma "verdadeira tragédia" na economia.

13h13 - A mara de Paredes defendeu hoje que a medida de proibição das feiras anunciada pelo Governo para conter a pandemia de covid-19 é "demasiado gravosa" para o setor, nomeadamente para os feirantes do concelho, que ficam sem trabalho.

13h10 - Qualquer residente do País de Gales vai estar proibido de sair do país durante um mês. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira, diz o Mirror.

13h05 - As cirurgias programadas estão suspensas no hospital de Beja e há mais dois profissionais infetados devido ao segundo surto de covid-19, que regista 16 infeções no total, disse hoje à Lusa fonte da unidade local de saúde.

12h55 - Assim destacou António Costa a homenagem feita, esta segunda-feira, às vítimas da Covid-19, em Portugal.

12h50 - novo coronavírus acumulou várias mutações genéticas, sendo que uma em especial o tornou ainda mais contagioso, salienta uma pesquisa recente dos investigadores da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos.

12h45 - A atriz Angie Costa confirmou que está curada do novo coronavírus. "Já deu negativo a semana passada, mas resguardei-me em casa até hoje. Sinto-me bem e grata por este bichinho ter ido embora rápido", afirmou numa publicação na sua conta de Instagram

Ver esta publicação no Instagram

Negativo!  que alívio! Obrigada por todas as mensagens que tenho recebido e a todos os profissionais de saúde que tão bem me trataram. Tive muito amor deste lado. Já deu negativo a semana passada, mas resguardei-me em casa até hoje. Sinto-me bem e grata por este bichinho ter ido embora rápido. Já já e retomo ao trabalho em força

Uma publicação partilhada por Angie Costa (@angeladscosta) a 2 de Nov, 2020 às 3:18 PST

12h44 - O presidente da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje que é improvável vir a apoiar um estado de emergência, mas afirmou que irá aguardar o eventual decreto presidencial e decidirá em função da sua redaçãoO presidente e deputado único da IL acrescentou que não passará "cheques em branco" e que a probabilidade de vir a apoiar um estado de emergência "é remota", mas que irá "aguardar o decreto e a sua redação".

12h40 - O presidente da Câmara de Valença defendeu hoje a implementação "imediata" do recolher obrigatório entre as 23:00 e as 06:00 para travar a propagação da pandemia de covid-19, considerando que as novas restrições decretadas pelo Governo são "avulsas".

12h35 - A pandemia do novo coronavírus matou 1.201.450 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença no final de dezembroMais de 46.543.100 casos de contágio pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 30.903.200 pessoas já foram consideradas curadas.

12h30 - Em declarações aos jornalistas no Porto, Rui Rio defendeu que a questão do Estado de Emergência, proposta hoje por António Costa ao presidente da República,  "é mais uma questão de direito do que de política". "Ou seja, eu vejo a declaração do Estado de Emergência como uma necessidade para dar ao Governo o quadro legal e constitucional necessário para poder tomar as medidas que se venham a impor", disse o presidente do PSD, acrescentando: "Só faltava agora, quando estamos com este problema no país, começarmos com problemas constitucionais e o Governo ter que tomar determinada medida e não poder por razões de inconstitucionalidade"

12h20 - Em setembro, uma equipa de investigadores da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, apurou que o canabidiol (CBD), componente da canábis ou marijuana, pode contribuir para a redução dos estragos nos pulmões provocados pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.  Agora, um estudo publicado no Journal of Cellular and Molecular Medicine, divulgado pela prestigiada revista Galileu, constatou que a substância leva a um acréscimo dos níveis do pepítdeo apelina, que tem a capacidade de atenuar a incidência de inflamações.

12h10 - Os protestos em Barcelona, contras as medidas restritivas do governo espanhol, ficaram marcadas pelo momento em que um homem toca, calmamente, piano, como se nada de passasse à sua volta.

11h40 - Gravidez na pandemia. Investigadores da Universidade do Minho integram um projeto internacional para perceber como é que o novo coronavírus alterou as experiências perinatais, nomeadamente o impacto na saúde mental das grávidas e no desenvolvimento das crianças, revelou hoje a responsável.

11h33 - O Centro de Saúde de Borba, no distrito de Évora, reabriu hoje, após ter fechado devido ao teste positivo ao novo coronavírus de um profissional, divulgou o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central.

11h28 - Em declarações aos jornalistas, após o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro fez saber que propôs ao Presidente da República que seja declarado Estado de Emergência. "O Governo veio apresentar ao Presidente da República a proposta de que seja declarado o Estado de Emergência com uma natureza essencialmente preventiva", revelou António Costa, lembrando que este visa "reforçar a consciência cívica da emergência sanitária que estamos a enfrentar".

"Vamos continuar a ter um aumento significativo de novos casos, de mais pessoas internadas e, seguramente, teremos a lamentar um maior número de perdas de vida do que tivemos nos meses anteriores e mesmo na primeira vaga. É um momento crítico e a declaração do Estado de Emergência terá também esse efeito de reforçar a consciência cívica da emergência sanitária que estamos a enfrentar", disse.

11h10 - O principal especialista em doenças infecciosas na China considera improvável uma segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus no país, numa altura em que os casos disparam em vários países europeus.

10h53 - O Dinamo de Kiev anunciou que tem seis jogadores do plantel infetados com Covid-19. A equipa fez o anúncio antes de rumar a Barcelona, para o embate da terceira jornada da Liga dos Campeões. 

10h40 - Um utente da Misericórdia da Marinha Grande morreu no domingo no Hospital de Leiria infetado com covid-19, elevando para dois o número de óbitos de idosos daquela instituição.

10h39 - A Escola Básica da Ponte, em Santo Tirso, encerrou hoje e assim vai permanecer durante 14 dias devido a ter sido detetado um caso positivo neste estabelecimento de ensino.

10h35 - Éder Militão está infetado com Covid-19. O Real Madrid anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final manhã desta segunda-feira, que o ex-jorgador do FC Porto foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.

10h20 - O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 307 mortes devido à covid-19, aumentando para 43.176 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.794.507 pessoas na região.

10h19 - Cristina Ferreira já está em "contagem decrescente" para regressar à sua vida normal, depois do período de confinamento recomendado pelas autoridades de saúde. A apresentadora viu-se obrigada a ficar de quarentena depois de ter estado em contacto com Bárbara Bandeira, infetada com o novo coronavírus.

Ver esta publicação no Instagram

Em contagem decrescente. 

Uma publicação partilhada por Cristina Ferreira (@dailycristina) a 2 de Nov, 2020 às 1:03 PST

10h15 - O ministro da Defesa assumiu hoje que a pandemia de covid-19 significou despesa acrescida "para cima de 30 milhões de euros", na sua audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

10h10 - Mais de 1,2 milhões de mortes provocadas pelo novo coronavírus foram oficialmente registadas no mundo, de acordo com um levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP. Há ainda a registar um total de 46.452.818 casos positivos do SARS-CoV-2.

10h01 - Cumpre-se neste momento um minuto de silêncio pelas vítimas de COvid-19 em Portugal. 

A bandeira nacional foi colocada a meia haste numa cerimónia de homenagem aos mortos junto ao Palácio de Belém em que chefe de Estado, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro cumpriram um minuto de silêncio.

Notícias ao MinutoHomenagem às vítimas da Covid-19© Presidência da República

09h45 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai pedir hoje ao parlamento apoio à proposta de um confinamento nacional de quatro semanas em Inglaterra para reduzir o aumento de infeções com covid-19. 

09h35 - Donald Trump admitiu despedir o principal epidemiologista norte-americano Anthony Fauci após as eleições, que acontecem já esta terça-feira, 3 de novembro"Não contem a ninguém, mas deixem-me esperar até um pouco depois das eleições", disse Donald Trump, agradecendo pelo conselho dos seus apoiantes, que pediram o despedimento do especialista.

09h32 - A Hungria bateu hoje o recorde de mortes diárias. O país contabiliza 70 vítimas mortais em apenas 24 horas. Há ainda a registar 3.581 novos casos da doença. No total, a pandemia já causou 1.899 mortes no país. 

09h18 - A PSP está a realizar uma operação de fiscalização de trânsito em Cascais, para garantir que estão a ser cumpridas as restrições de circulação entre concelhos. O Subcomissário da PSP, Rúben Silva, em declarações à SIC Notícias afirmou que os portugueses estão a cumprir as regras.

08h50 - Recusar teletrabalho tem de ser por escrito (e decisão final cabe à ACT). O teletrabalho volta a ser obrigatório, a partir de quarta-feira, nos 121 concelhos identificados como sendo de risco pelo Governo, sendo que a recusa do mesmo terá de ser feita por escrito. Isto aplica-se tanto ao trabalhador como ao empregador, de acordo com o Jornal de Negócios. 

08h30 - A Rússia regista 18.257 novos casos de Covid-19 e 238 mortos, em 24 horas.

08h10 - O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal tem neste momento sete funcionários infetados. Contudo, não apresenta qualquer caso positivo de covid-19 entre os seus utentes, revelaram os resultados dos testes realizados na sexta-feira e conhecidos na noite deste sábado. 

07h42 - A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) pede ao Presidente da República que intervenha junto do Governo para que sejam melhorados aspetos fundamentais relativamente à testagem e isolamento de casos suspeitos e positivos de covid-19 nas escolas. "Relativamente à testagem e ao isolamento profilático, não se compreende como apenas são testados os alunos que estão sentados mais próximos (ao lado, e imediatamente à frente e atrás do(a)s aluno(a)s que testaram positivo ou são claramente suspeitos de estarem infetados)", refere esta associação.

07h40 - A Alemanha registou 12.097 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 545.027. O número de mortes registadas no último dia subiu para 49 (no domingo foram reportadas 29). No total, há a lamentar 10.530 óbitos devido ao novo coronavírus no país.

07h28 - O Camboja reabriu hoje as escolas em todo o país, fechadas desde março devido à pandemia de covid-19, mas impôs limitações ao nível das turmas e dos horários.

07h01 - Esta segunda-feira, é dia de Luto Nacional. O Palácio de Belém será palco de uma homenagem às vítimas da Covid-19. No evento, participarão o chefe de Estado, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

06h32 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado três casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, e 21 casos oriundos do exterior.

06h30 - O México registou 142 mortos e 4.430 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

06h28 - A Índia registou 496 mortes por Covid-19 e 45.231 novos casos nas últimas 24 horas, continuando a reduzir os números diários de mortes e infeções.

06h20 - Os comboios com destino a Machu Picchu, no Peru, voltaram no domingo a transportar turistas, os primeiros a visitar a cidade inca, depois de ter estado fechada ao público durante sete meses e meio, devido à pandemia .

06h17 - Em Sintra, oito equipas multidisciplinares visitam todos os dias doentes infetados com covid-19 para prestar cuidados de saúde e sinalizar os casos sociais mais sensíveis de pessoas que, por lei, estão obrigadas a estar confinadas em casa.

06h08 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber hoje o primeiro-ministro, que lhe transmitirá a posição do Governo sobre um eventual Estado de Emergência, e de seguida os nove partidos com assento parlamentar. O encontro surge depois do Conselho de Ministros desde sábado e em que esteve em cima da mesa a possibilidade de se aplicar esta medida nos concelhos com mais de 240 infetados com o novo coronavírus por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

06h05 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que iniciou uma quarentena, após ter estado em contacto com uma pessoa infetada com Covid-19. Tedros Adhanom Ghebreyesus revela, contudo,  que não apresenta sintomas.

Bom dia. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório