Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Estão ocupadas 325 das 373 camas disponíveis" nos Cuidados Intensivos

Briefing conta hoje com a prensença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e com o Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.

"Estão ocupadas 325 das 373 camas disponíveis" nos Cuidados Intensivos
Notícias ao Minuto

14:13 - 04/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) já começou e conta, esta quarta-feira, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e com o Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.

Perante um novo máximo de óbitos (59), assim como de casos de infeção (7.497) registados no boletim epidemiológico de hoje, Lacerda Sales começou por explicar que o aumento exponencial de novos casos, esta quarta-feira, sobretudo no Norte, deveu-se a um atraso.

"Hoje esse retrato não espelha a realidade das últimas 24h, uma vez que um laboratório do Norte do país não consegue fazer o reporte diário desde o dia 30, tendo feito hoje o reporte que dá o somatório de mais de 3.500 casos", esclareceu.

"A importância do reporte é crucial e o Ministério da Saúde está a tomar medidas para que estas situações não aconteçam, mas é da nossa responsabilidade assumir os números com a verdade e a mesma transparência de sempre", sublinhou ainda o secretário de Estado sobre o mesmo assunto.

Mais tarde, Lacerda Sales voltou ao assunto garantindo que este atraso nos reportes nada tem a ver com  os testes feitos durante o fim de semana. "Só para terem ideia, foram realizados 52.947 testes este fim de semana", afiançou, acrescentando que a dificuldade é apenas do domínio administrativo.

"Estamos com mais 300% da capacidade de testagem que estavamos em março", frisou ainda.

Quanto ao despacho emitido hoje pelo ministério da Saúde, sobre a eventual suspensão da atividade não urgente dos hospitais, o governante recordou que o despacho de Marta Temido não obriga à suspensão dessa atividade, privilegia sim a articulação inter-hospitalar para melhor ter capacidade de resposta.

Além disso, salientou o governante, este decreto vai garantir uma melhor resposta às necessidades, ou seja, os hospitais menos pressionados vão ajudar a dar resposta aos pacientes às unidades de saúde mais pressionados.

Antes de concluir a sua intervenção e passar a palavra aos jornalistas, Lacerda Sales quis dar "uma boa notícia". "É importante dar uma boa notícia: o valor do R tem estado a diminuir de forma sistemática, desde o dia 14 de outubro. É hoje de 1.14. Há neste momento um desacelarar da pandemia", atirou.

Linha Saúde 24 vai passar declarações provisórias de isolamento profilático

A partir de agora, informou hoje Lacerda Sales, a Linha de Saúde 24 vai também passar declarações provisórias de isolamento profilático, sempre que se verifique uma situação de risco, o que permite acelerar esse processo. 

Uma medida - tomada no Conselho de Ministros do fim de semana e promulgada hoje -  explicada pelo Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, também presente no briefing desta quarta-feira.

De acordo com Luís Goes, a partir de hoje, ao final do dia, em função do telefonema para a Linha de Saúde 24 e da avaliação do risco feita pelos profissionais de saúde, em vez de ser sugerida a deslocação para o domicílio, será enviado um código ao utente por SMS ou e-mail que permite ao utente aceder a uma declaração provisória de isolamento profilático.

"Isto significa que, para a entidade patronal ou para qualquer entidade que exija a presença física da pessoa, esta declaração pode ser usada para justificar a necessidade de ficar em casa", salientou o presidente do SPMS.

"Estão ocupadas 325 das 373 camas disponíveis" nos Cuidados Intensivos

Já questionado sobre a disponibilidade de camas do SNS, Lacerda Sales anunciou que estão ocupadas, no momento, "2.012 das 2.370" camas disponíveis para doentes Covid-19 em enfermaria e "325 das 373 camas" em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Isto é, estão disponíveis apenas 48 camas em UCI e 358 em enfermaria.

Além disso, informou o secretário de Estado, estão ativos 134 surtos em lares de Portugal Continental.

120 médicos contratados na região Norte

Sobre os reforço de recursos humanos, Lacerda Sales garantiu que, no dia 26 de outubro, foram contra tados 120 médicos para a região Norte. Só para o Tâmega e Sousa, disse o governante, foram contratados "oito médicos e mais sete prestadores de serviços".

Ainda quanto ao Tâmega e Sousa, Lacerda Sales acrescentou que está a ser feito um esforço para transferir doentes para outros hospitais. 10 serão transferidos já hoje para a Universidade Fernando Pessoa, contudo, 218 doentes continuaram aqui internados.

"Não fazemos essas comparações à escala planetária"

Questionado pelo Notícias ao Minuto sobre o que é que está a falhar na Europa que não falhou na China, perante uma segunda vaga que está a invadir o Velho Continente e não está a chegar ao local onde a Covid-19 surgiu, Lacerda Sales recusou fazer comparações.

"Obviamente que, neste momento, estamos confrontados, a nível europeu, com uma segunda vaga que estamos a combater. É o combate das nossas vidas, mas não podemos universalizá-lo à escala planetária. Não nos parece que isto esteja a acontecer por uma falha a nível europeu porque estamos a tomar as medidas que neste momento nos parecem mais apropriadas, não fazemos esse tipo de comparações à escala planetária", concluiu.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório