Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Três mortes em surto no Hospital de Leiria que infetou mais 16 doentes

Três doentes que estavam internados no Serviço de Medicina II no Hospital de Leiria morreram infetados com covid-19, num surto que contagiou outros 16 utentes e 15 profissionais de saúde, disse hoje fonte do Centro Hospitalar de Leiria.

Três mortes em surto no Hospital de Leiria que infetou mais 16 doentes
Notícias ao Minuto

15:47 - 04/11/20 por Lusa

País Covid-19

"Há três mortes e 16 doentes infetados no Serviço de Medicina II, onde foi detetado um surto de covid-19. Um dos doentes tem alta médica prevista para hoje", revelou a mesma fonte, acrescentando que o número de profissionais de saúde infetados se mantém em 15.

Os doentes que morreram têm entre 74 e 90 anos, esclareceu a fonte.

No domingo, a instituição informou que 15 profissionais de saúde e 12 utentes daquele serviço estavam infetados com o novo coronavírus.

"Há um surto no Serviço de Medicina II do hospital e 15 profissionais de saúde e 12 utentes estão infetados", afirmou fonte hospitalar, esclarecendo então que a origem do surto e a cadeia de transmissão eram desconhecidas, mas estavam a ser averiguadas.

No mesmo dia, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), de que faz parte o Hospital de Santo André, em Leiria, adiantou que "o surto foi sinalizado na noite de quinta para sexta" e "está controlado".

"Foi feita avaliação do risco e tomadas todas as medidas adequadas, para salvaguardar a saúde dos profissionais e dos doentes", declarou Licínio de Carvalho, referindo que os profissionais de saúde infetados são "seis assistentes operacionais, oito enfermeiros e um médico".

"Estamos articulados com a Saúde Pública e a cumprir os protocolos definidos", acrescentou na ocasião Licínio de Carvalho.

Ainda no domingo, o Centro Hospitalar de Leiria, que integra também os hospitais de Pombal e Alcobaça, anunciou a suspensão da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de covid-19.

O conselho de administração determinou como exceção "a entrada de um acompanhante, no horário em vigor (24/24h)", no Serviço de Pediatria, no Hospital de Santo André.

"Este acompanhante deve realizar teste SARS-CoV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL", refere a nota, adiantando que na Urgência de Pediatria é igualmente autorizada apenas a entrada de um acompanhante.

Já na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos, também no Hospital de Leiria, "é também permitida a visita do pai durante o horário em vigor para a Torre Poente (19:00 às 20:00, às terças e quintas-feiras)".

Outra exceção é no Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, onde "é permitida a entrada de um acompanhante se a equipa clínica assim o entender, para o acompanhamento à grávida, sem possibilidade de troca".

"Estão também suspensas todas as atividades com entidades externas ao CHL, assim como estágios, previstos iniciar a partir de 02 de novembro", adianta o Centro Hospitalar.

Igualmente suspensa está a participação dos profissionais de saúde em cursos, seminários, encontros, jornadas ou ações de formação no estrangeiro, cerimónias religiosas nas capelas do CHL, consultas de preparação para o parto e o circuito de visita guiada pré-natal.

Em 28 de setembro, o CHL confirmou à agência Lusa a infeção pelo novo coronavírus em cinco profissionais no Serviço de Medicina I do Hospital de Santo André, casos que foram detetados após três doentes terem testes positivos à covid-19 antes da sua alta hospitalar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório