Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

"Estou infetado. E agora?" DGS diz o que deve fazer em caso de ter Covid

Direção-Geral da Saúde faz recomendações para que esteja apoiado durante a infeção viral.

"Estou infetado. E agora?" DGS diz o que deve fazer em caso de ter Covid
Notícias ao Minuto

11:18 - 04/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Se está infetado com a Covid-19, saiba que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem vindo a publicar nas redes sociais algumas recomendações que tem mesmo que seguir. A Autoridade para a Saúde ajuda-o, também através desta forma, a ficar em segurança e apoiado, sabendo também o que fazer para evitar contagiar terceiros. 

"Estou infetado. E agora?", é a resposta a que a DGS se propõe responder ao longo dos posts. Se testou positivo, a primeira coisa a fazer é manter-se em casa: "Mantenha-se em casa e não receba visitas, mesmo que não tenha sintomas", começa por explicar, acrescentando que não se deve dirigir ao trabalho, à escola ou a nenhum espaço público. Não utilize transportes públicos e, "se precisar de falar com alguém, faça-o por telefone". 

Por outro lado, se tiver um diagnóstico positivo à Covid-19, "esteja atento a eventuais sintomas". "Deve também informar o profissional que o segue se houver um agravamento".

Outra das recomendações para quem tem Covid-19 publicadas até ao momento alerta para a necessidade de medir a temperatura corporal "duas vezes por dia". A Autoridade refere ainda que deve manter "o telemóvel operacional", de modo a poder ser contactado pelos profissionais de saúde. 

Recorde-se que esta quarta-feira marca o dia em que entra em vigor o confinamento parcial em 121 concelhos do território continental onde existe "risco elevado de transmissão da Covid-19". À população destes concelhos - pode consultar aqui a lista -, aplica-se o dever de permanência em casa, exceto para deslocações autorizadas, como compras, trabalho, ensino e atividade física.

Entre as principais medidas, os estabelecimentos comerciais terão de fechar, na generalidade, às 22h00 e os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, exceto nos casos em que os participantes pertencem ao mesmo agregado familiar.

Leia Também: AO MINUTO: Novas restrições; Atividades não urgentes podem ser suspensas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório