Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Novos máximos de casos diários, mortos e internamentos em UCI

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Novos máximos de casos diários, mortos e internamentos em UCI
Notícias ao Minuto

08:24 - 30/10/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

À meia-noite desta sexta-feira, entrou em vigor a medida que limita a circulação entre concelhos em Portugal. A medida prolonga-se até às 6h00 de terça-feira e visa reduzir o número de deslocações durante o fim-de-semana de Finados.

Com a situação do país a agravar-se, António Costa irá hoje ouvir cada um dos partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de Covid-19, isto antes do Conselho de Ministros extraordinário que as definirá e que terá lugar amanhã.

Recorde-se que o país bateu esta quinta-feira um recorde de novos casos, ao registar mais de 4 mil novos contágios da doença em apenas 24 horas. Não admira por isso que vários hospitais estejam preocupados com a situação. A urgência do Hospital Santa Maria está quase esgotada e os seus profissionais temem o que está para vir. O médico Jacques Santos, adjunto da direção do Serviço de Urgência, dá conta de que se estão a internar muitos doentes nos cuidados intensivos, e que foi "um erro" acreditar que nesta segunda vaga havia menos doentes graves.

Na mesma senda, o Bloco de Esquerda vai propor hoje ao Governo que toda a capacidade instalada na saúde seja aproveitada e, se necessário, requisite o setor privado.

Consulte o mapa de atualização da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h15 - Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo

15h09 - Mais oito utentes da Casa da Caridade de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, estão infetados com o novo coronavírus, fazendo subir para 63 o número total de casos na instituição.

15h05 - O Algarve tem uma situação "relativamente estável" no que respeita à pandemia da covid-19, com casos "em crescendo nos últimos dias", mas sem um aumento "alarmante", revelou hoje a delegada regional de saúde.

14h50 - Portugal registou hoje um novo máximo de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) desde o início da pandemia de covid-19, com 275 pessoas hospitalizadas.

14h40 - A conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus é conduzida, esta sexta-feira, pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, que começou por frisar que os números de hoje "são claramente superiores aos registados em março e abril e colocam ainda mais pressão sobre o SNS". Contudo, garante o mesmo, "o SNS respondeu, está responder e vai continuar a responder à pandemia" e precisa de ajuda dos cidadãos para reduzir esta "pressão".

14h35 - Os Açores registaram hoje três novas infeções pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, na ilha de São Miguel, aumentando para 80 o número de casos ativos.

14h15- Acompanhe em direto a conferência de imprensa da DGS.

14h10 - Portugal regista, esta sexta-feira, mais 40 mortos e 4.656 infetados com Covid-19 nas últimas 24 horas e bate, assim, um novo recorde de novos casos, de vítimas mortais e ainda de internados. Em termos acumulados, o país contabiliza 2.468 vítimas mortais e 137.272 infeções pela doença provocada pelo novo coronavírus. Confira os dados detalhados da Covid-19 em Portugal aqui.

14h00 - Perto de 18 mil pessoas foram contactadas no âmbito do combate à COVID-19, revela o SNS na rede social Twitter. 

13h30 - Uma empresa do ramo alimentar instalada na zona industrial de Chaves tem 28 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e suspendeu a atividade para desinfeção das instalações, reabrindo na segunda-feira.

13h26 - "Estado de Emergência é uma medida de última linha" - Depois de Rui Rio, foi a vez de Catarina Martins ser recebida por António Costa. Após o encontro, a líder do Bloco de Esquerda salientou que "o Estado de Emergência é uma medida de última linha", com limitações, nomeadamente, temporais, já que apenas pode vigorar durante 15 dias.

13h22 - Vírus só explica 27,5% do aumento de mortalidade - As mortes por covid-19 em Portugal entre 2 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

13h20 - Negociação com privados - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que conta ter o processo negocial com os privados concluído em breve e que dele terão de resultar "boas decisões" pois o importante é tratar doentes e salvar vidas.

13h14 - 14 casos de Covid em equipas da Formula 1 - A Proteção Civil, numa conferência realizada, nesta sexta-feira, no Algarve, confirmou a existência de 14 casos positivos de Covid-19 entre equipas da Formula 1 que estiveram em Portimão.

13h12 - Surto em casa de saúde mental em Barcelos - O número de infetados pelo novo coronavírus na Casa de S. João de Deus, em Barcelos, no distrito de Braga, subiu para 75, entre utentes e colaboradores, atualizou hoje a instituição.

13h03 - O Governo quer decretar o recolher obrigatório, restrições específicas para cada concelho, dependendo do grau de risco, e o teletrabalho obrigatório, como medidas para evitar a propagação do novo coronavírus. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que refere que estas são as três medidas que o Executivo está a apresentar aos partidos com assento parlamentar.

13h00 - A França inicia um novo confinamento nacional, esta sexta-feira, para tentar deter o novo coronavírus. Na sequência dessa decisão, milhares de pessoas tentaram fugir das grandes cidades - como Paris - e regressar às suas origens, causando o caos no trânsito da cidade.

12h59 - A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) avisou hoje que um eventual novo confinamento e recolher obrigatório ameaçam "asfixiar as empresas", causando mais desemprego e falências, e apelou ao Governo para que aplique "apenas medidas cirúrgicas".

12h30 - Eduardo Cabrita marcou presença, esta sexta-feira, em Monforte, no distrito de Portalegre, no dia em que começou a restrição de circulação entre concelhos, imposta pelo Governo. Ao ser questionado sobre possíveis multas para os incumpridores destas regras, o ministro da Administração Interna, sublinhou que a dimensão desta medida "é essencialmente pedagógica"

12h25 - O treinador do Moreirense, Ricardo Soares, testou positivo ao novo coronavírus na ronda de testes que antecedeu o encontro com o Rio Ave.

12h16 - O presidente eleito da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, disse hoje que há notícias encorajadoras relativamente às vacinas que levam a pensar que até ao final do ano poderá já haver autorização para algumas. "Estamos numa fase muito avançada para as vacinas. Nos chamados ensaios ou testes e até ao lavar do cesto é vindima", disse Durão Barroso.

12h10 - Após encontro com o primeiro-ministro, o líder do PSD, Rui Rio afirmou que "deveria ser decretado estado de emergência", mas reconhece que isso "não é possível". O líder social democrata afirmou que esta era uma medida "exigida pela Saúde", mas que a economia não permite que seja tomada. Rui Rio fez saber que a medida mais falada é a monitorização concelho a concelho.

11h50 - As instalações das Forças Armadas, nomeadamente centros de acolhimento para casos covid-19 menos urgentes, poderão estender a sua capacidade até às duas mil camas num cenário limite, afirmou hoje o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

11h48 - A Casa de Saúde de S. João de Deus, em Barcelos, no distrito de Braga, tem 62 utentes e 11 colaboradores infetados com o novo coronavírus, anunciou hoje a instituição.

11h40 - A Ordem dos Médicos defende a divulgação de mapas de risco regionais, para motivar os cidadãos a cumprirem medidas de proteção e travar a transmissão do novo coronavírus, e uma estratégia de comunicação mais clara, eficaz e concisa.

11h20 - A Europa registou, na semana passada, um total de 1.104.121 novos casos positivos de covid-19, uma situação que a Comissão Europeia classificou hoje como "dramática", destacando também o "aumento do número de mortes" nos últimos dias.

"Algumas destas medidas são dolorosas e já existe cansaço pandémico por parte dos cidadãos, mas precisamos de ultrapassar esta situação com o aumento dos testes e do rastreio de contactos, o reforço da capacidade do setor da saúde e a aplicação de restrições na vida quotidiana, onde for necessário, para quebrar a cadeia de transmissão", exortou Stella Kyriakides.

11h10 - A operação de fiscalização e sensibilização da PSP no Porto, no âmbito das restrições à circulação entre concelhos para travar a epidemia de covid-19, decorreu ao início da manhã de "forma muito positiva", mas com protestos de alguns automobilistas.

"Isto é um dia de trabalho, isto é uma palhaçada, estes senhores que não tem consideração pela população, é uma medida antipopular. Isto só mostra a incompetência do Governo. É isto que tenho a dizer", afirmou um deles.

11h00 - De acordo com um novo estudo, publicado na revista Trends in Neuroscienceso novo coronavírus pode desempenhar um papel no desencadeamento da doença de Parkinson, mesmo em pessoas sem histórico familiar de doença degenerativa.

10h57 - O mayor da cidade de El Paso, no Texas, nos Estados Unidos, decidiu decretar duas semanas de confinamento para desacelerar a propagação da Covid-19. A medida acontece numa altura em que os hospitais locais estão a ficar sem capacidade para novos doentes. noticia o NY Post. 

10h46 - Nunca é demais recordar. Se pertence ou está próximo de grupos de risco, redobre os seus cuidados. O conselho é da DGS.

10h44 - Três das sete funcionárias da secretaria da Câmara de Melgaço testaram positivo ao novo coronavírus, estando as restantes em teletrabalho, e o balcão de atendimento aos munícipes reabriu hoje.

10h40 - A escola do primeiro ciclo de Campelos, no concelho de Torres Vedras, está encerrada até quarta-feira, depois de dois funcionários terem ficado infetados pela covid-19 e outros sete estarem em quarentena.

10h33 - As forças de segurança começaram na madrugada desta sexta-feira a fazer o controlo da circulação nas estradas, para garantir que não há incumprimento nas limitações de circulação entre concelhos, impostas pelo Governo. Veja aqui algumas imagens da ação da PSP, que foram captadas pela objetiva da Reuters.

Notícias ao MinutoPSP na estrada esta madrugada© Reuters

10h20 - Gustavo Carona, médico intensivista do Hospital Pedro Hispano, no Porto, recusou recentemente participar programa 'Dia de Cristina', da TVI. O clínico deixou um vídeo nas redes sociais a explicar o motivo e aproveitou para deixar um alerta para a necessidade de credibilizar as instituições de saúde. Em relação à Covid-19, afirmou que se a crise pandémica não for encarada com seriedade, "isto vai rebentar".

"Não há nada que nós possamos fazer nos hospitais para controlar a pandemia. Isto é um problema de saúde pública, é um problema da sociedade civil, é um problema do nosso comportamento coletivo".

10h00 - Ana Catarina Mendes afirmou hoje,  na Circulatura do Quadrado, da TSF, que o Governo não vai impor um novo confinamento, como aconteceu em março. “Não é um confinamento como tivemos e experimentamos em março, é uma limitação à circulação das pessoas para que não haja tanto aglomerado”, disse a líder parlamentar do PS, referindo ainda que se trata de "uma tentativa de que as pessoas que possam fiquem a trabalhar em casa a partir do teletrabalho, que se vá às escolas e que se mantenha dentro do que é possível a normalidade da vida, mas com horários muito reduzidos e com situações muito reduzidas”.

09h27 - A Rússia registou hoje, pelo segundo dia consecutivo, um novo recorde de infeções diárias por covid-19 desde o início da pandemia, detetando 18.283 casos nas últimas 24 horas, 5.268 dos quais em Moscovo, principal foco infeccioso do país. Contabilizam-se, ainda, 355 mortes.

09h25 - Os trabalhadores infetados com a Covid-19 já estão a receber 100% da sua remuneração como subsídio de doença, confirmou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao ECO. 

09h20 - Bárbara Bandeira e Sónia Araújo são alguns dos nomes que nas últimas semanas testaram positivo à doença, já Cristina Ferreira, Ruben Rua ou Jessica Athayde e o bebé Oliver encontram-se neste momento em isolamento profilático. Entre os famosos portugueses têm crescido o número de casos nas últimas semanas.  Confira quais são os que foram afetados pela doença e os que estão em quarentena por precaução.

09h10 - A França inicia hoje um novo confinamento nacional para tentar deter o novo coronavírus, uma decisão drástica que o Governo teve de tomar devido ao fracasso de outras medidas, como o recolher obrigatório nas regiões.

08h55 - Um novo estudo apurou que o sistema imunitário pode 'virar-se contra' o corpo enquanto combate o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Perceba como aqui.

08h15 - Os jogos das competições desportivas amadoras marcados para o fim de semana foram hoje cancelados, devido às restrições impostas para evitar a propagação do novo coronavírus, mantendo-se a calendarização das I e II Ligas de futebol.

07h52 - Dedos de CovidDoentes com Covid-19 podem desenvolver dedos dos pés vermelhos e inchados que ficam roxos, dizem os cientistas. A inflamação parecida com a do frio pode durar meses.

07h30 - Novo recorde. A Alemanha reportou, esta sexta-feira, 18.681 novas infeções por Covid-19 em apenas 24 horas e 77 mortos. 

06h40 - Os trabalhadores independentes recebem hoje os apoios à redução da atividade causada pela pandemia de Covid-19 com retroativos a março ou maio, disse à Lusa fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

06h35 - Os Estados Unidos da América (EUA) registaram hoje um novo recorde diário de contágios desde o início da crise pandémica, ao contabilizarem 91.295 novos casos nas últimas 24 horas, segundo o balanço da Universidade Johns Hopkins.

06h27 - O aumento da publicidade 'online' devido à pandemia fez disparar os lucros do Facebook, que anunciou receitas de 17.927 milhões de dólares (15.354 milhões de euros) entre janeiro e setembro, mais 61% face a 2019.

06h20 - Urgência do Santa Maria (quase) esgotada. A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a capacidade quase esgotada.

06h15 - O Bloco de Esquerda vai propor hoje ao Governo que toda a capacidade instalada na saúde seja aproveitada e, se necessário, requisite o setor privado, defendendo que as medidas localizadas e regionalizadas respondam à habitação, transportes públicos, trabalho e pobreza.

06h10 - O primeiro-ministro recebe hoje, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19, que tem registado um continuado aumento em Portugal.

06h09 - Santa Maria teme não ter camas suficientes. Cerca de 50 das 60 camas de enfermaria para doentes covid-19 do Hospital de Santa Maria têm estado ocupadas no último mês, com a equipa médica receosa que de repente surjam muitos doentes nesta segunda vaga da pandemia. "A grande diferença em relação à primeira vaga é o número de doentes que entram por dia e nós não nos podemos ver livres, entre aspas, dos doentes que já cá estão", diz à agência Lusa o diretor do Serviço de Medicina II, António Pais Lacerda.

06h07 - A Índia registou 563 mortes por Covid-19 e 48.648 novos casos nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde indiano.

06h06 - O México registou 464 mortos e 5.948 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas.

06h04 - O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus a esconderem a sua situação.

06h03 - Apelo dos médicos. Os doentes estão a chegar mais tardiamente ao hospital e com situações mais avançada das suas doenças, alertam médicos, que reiteram o apelo para as pessoas não terem receio de ir aos serviços de saúde.

06h01 - Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da Covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da pandemia.

06h00 - Já estão em vigor as limitações de circulação entre concelhos. A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal desde as 00h00 de hoje, até às 06h00 de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de Covid-19.

Bom dia! Iniciamos um novo acompanhamento da pandemia em Portugal e no Mundo. Pode recordar aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório