Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Distribuição de vacinas "simultânea"; 26 mil casos no Brasil

A pandemia de coronavírus já infetou cerca de 45 milhões de pessoas. Morreram 1,1 milhões de pessoas e quase 33 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Distribuição de vacinas "simultânea"; 26 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:48 - 29/10/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de um novo recorde de casos diários de Covid-19: Portugal ultrapassou os quatro mil novos contágios nas últimas 24 horas. Morreram mais 33 pessoas. Em termos globais, Portugal contabiliza 4.224 casos de infeção e 2.428 mortes. Mais de 75 mil pessoas recuperaram da Covid-19. Atualmente, há 54.486 casos ativos

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje falar ao país na próxima semana, depois de António Costa anunciar aos portugueses no sábado um novo conjunto de medidas para travar a propagação do SARS-CoV-2.

"Ele [António Costa] expôs-me as ideias que tem. Vai ouvir sobre essas ideias os partidos políticos amanhã. Vai reunir um Conselho [de Ministros] extraordinário no sábado. Falará ao país no sábado a dizer as medidas para que aponta o Governo e o roteiro dessas medidas", disse o Presidente da República. 

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia de coronavírus. Segue-se a Índia, que já superou a marca dos oito milhões de infetados. Brasil, Rússia, França, Espanha e Argentina são outras das nações mais afetadas pela Covid-19. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Termina aqui o registo desta quinta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h56 - Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

23h52 - As recentes declarações de Cristiano Ronaldo a propósito dos testes PCR, que considerou uma "treta", continuam a gerar burburinho. Agora, foi a vez de Fernando Simón, o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias de Espanha comentar a polémica. 

Simón afirmou de forma irónica que Cristiano Ronaldo é um "especialista em PCR". "Desde que começou a pandemia que toda a gente é especialista nalguma coisa relacionada com saúde. Há muitos que o são, e depois há outros que foram aprendendo pelo caminho e têm a sua opinião", realçou.

"São questões que me fazem rir, obviamente, mas que é preciso entender. Já disse muitas vezes que fazer testes só porque sim, de nada serve se não sabes como interpretar os resultados. Penso que, aqui, o problema é esse", constatou o responsável espanhol. 

23h33 - Angola registou mais 195 casos de Covid-19 no país nas últimas 24 horas, período em que não se registaram mortes devido à doença, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

22h40 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou hoje o acordo para futura "distribuição justa" de vacinas para a Covid-19 na União Europeia como "boa notícia", pedindo aos Estados-membros para prepararem já os seus planos nacionais de vacinação.

22h23 - O presidente do Conselho Europeu garantiu hoje, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da Covid-19, que classificou como "brutal". 

"A principal mensagem política que quero passar é a seguinte: estamos unidos, porque estamos no mesmo barco. É uma luta difícil. É uma crise grave. Trata-se de uma segunda vaga que nos põe a todos à prova", declarou Charles Michel.

22h20 - O primeiro-ministro afirmou hoje que a União Europeia fará uma distribuição equitativa e em função da população de cada Estado-membro da futura vacina anti-Covid-19, cabendo a Portugal ter concluído em novembro a estratégia nacional de vacinação.

Dos pontos acordados na reunião de chefes de Estado e de governo da União Europeia, António Costa destacou a decisão da Comissão Europeia no sentido de "fazer uma distribuição simultânea da vacina pelos 27 Estados-membros em função da sua população".

22h16 - O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 na Misericórdia de Sines, Setúbal, subiu hoje de um para dois, com a morte de um utente, tendo ainda sido detetados seis novos infetados, informaram as autoridades.

22h14 - O Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta quinta-feira, que deu conta de 26.106 novos casos de Covid-19 e 513 mortes em 24 horas. O Brasil soma um total de 5.494.376 casos confirmados e um número acumulado de 158.969 vítimas mortais. O número de recuperados é agora de quase cinco milhões de pessoas.

21h35 - Pelo menos 61 pessoas de um lar de idosos localizado na vila de Buarcos, na Figueira da Foz, distrito de Coimbra, estão infetadas com o novo coronavírus

21h33 - As autoridades de saúde do Médio Tejo confirmaram hoje mais cinco casos de Covid-19 entre utentes e funcionários na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, concelho de Abrantes, num surto que conta agora com 40 casos ativos.

21h31 - A Madeira registou hoje quatro novos casos de Covid-19, elevando as infeções ativas no arquipélago para 161, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que foram também sinalizadas 44 situações suspeitas e três recuperações.

21h29 - Mais três utentes da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) estão infetados com o vírus que provoca a Covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

21h27 - Horas antes de entrarem em vigor as restrições na circulação entre concelhos no continente, determinadas pelo Governo para o fim de semana de Finados, o trânsito para sair de Lisboa e do Porto era "normal".

20h34 - O primeiro-ministro revelou, no final do Conselho Europeu realizado esta tarde por videoconferência, que os líderes europeus reafirmaram a intenção de "não encerramento das fronteiras" apesar do aumento de novos contágios por toda a Europa

"Estamos mais fatigados agora do que no início da crise" mas "temos que resistir à fadiga", apelou o primeiro-ministro, destacando que "a gravidade da doença não diminui". É por isso "fundamental continuarmos a ter o devido receio e a devida prudência, e ter em conta que mesmo países muito mais ricos que Portugal, como a Alemanha, assumem que há um limite à capacidade de resposta do sistema de saúde e a única forma que há de garantir essa resposta é controlarmos a expansão da pandemia", estando nas mãos "de todos nós" essa garantia.

Por isso "temos de resistir à fadiga", reforçou Costa, acrescentando que "é mesmo agora que temos de agir" seguindo as recomendações da DGS - lavar as mãos, manter o distanciamento social, usar máscara - "porque se não o fizermos agora vamos continuar a aumentar esta situação, e não podemos. Temos que fazer [agora]" o mesmo que fizemos em março e abril para "achatar a curva".

20h11 - Hotéis lamentam restrições no fim de semana que se avizinha e alertam para vaga de "encerramentos brutais"

19h55 - O 'réveillon' no Rio de Janeiro vai ter espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia, embora possa vê-los nas redes sociais e televisão.

19h53 - «As medidas aprovadas pelo governo francês para procurar conter a propagação do novo coronavirus, que começam a vigorar na sexta-feira, vão custar 15 mil milhões de euros por mês, estimou hoje o ministro da Economia, Bruno Le Maire.

O governante afirmou que, "por precaução" e para considerar o conjunto de custos relacionados com a crise sanitária até ao final do ano, vai haver uma retificação do orçamento de 2020, para acrescentar 20 mil milhões de euros.

19h51 - Três idosos infetados com o novo coronavírus foram retirados de um lar ilegal localizado em Paredes e transferidos para uma antiga escola, disse hoje a câmara local, que disponibilizou o espaço e assegurou a distribuição de refeições. 

19h50 - O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) suspendeu as aulas presenciais nas suas quatro escolas superiores entre sexta-feira e o dia 7 de novembro, devido à pandemia causada pela Covid-19, foi hoje anunciado.

19h48 - O Bloco de Esquerda pediu hoje ao Governo, no Parlamento, respeito pelos cientistas, profissionais igualmente na "linha da frente" do combate à pandemia da Covid-19, mas que ficaram de fora de concursos que lhes permitiam ter um contrato de trabalho.

19h46 - Quatro guardas do estabelecimento prisional de Vila Real fizeram um teste com resultado positivo para o novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa fonte da Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais (DGRSP).

19h43 - Direção-Geral de Saúde francesa referiu esta quinta-feira que no espaço de 24 horas 47.637 pessoas testaram positivo para o coronavírus e morreram mais 250 pessoas. Desde o início da pandemia foram registados 1.282.769 casos de contágio e 36.020 vítimas mortais em França

19h16 - A aplicação da legislação nacional sobre a obrigatoriedade de máscaras, a comparticipação das despesas dos visitantes com testes positivos à chegada e a proibição de adeptos nos estádios são novas medidas anunciadas hoje pelo governo madeirense.

18h45 - O coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia de Covid-19, tem centenas de mutações, mas uma das mais presentes atualmente na segunda vaga que vive a Europa ocorreu primeiro em Espanha, concluem cientistas espanhóis e suíços num estudo hoje divulgado.

O abrandamento das restrições de viagem no verão e o facto de Espanha ser um importante destino turístico facilitaram a expansão desta variante do genoma do vírus, segundo um comunicado da Universidade de Basileia.

"Só na Europa, há centenas de variantes do novo coronavírus a circular, com mutações nos genomas, mas muito poucas se disseminaram com tanto êxito e se revelaram tão persistentes como esta", de acordo com a informação divulgada pelo centro.

18h39 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta quinta-feira que foram detetados 23.580 novos casos de Covid-19 e morreram mais 173 pessoas. Espanha contabiliza agora 1.160.083 casos positivos e 35.639 óbitos

18h12 - Os líderes do Canadá e das instituições europeias, reunidos hoje em cimeira conjunta, sublinharam que a "solidariedade, cooperação e multilateralismo" são essenciais no combate à Covid-19 e saudaram a "aliança estreita, sólida e robusta" que une os dois blocos.

17h33 - O reforço dos meios da autoridades marítima, PSPproteção civil permitiu dispersar a multidão que hoje se concentrou na Praia do Norte, na Nazaré, onde, segundo a Capitania, a situação já se encontra controlada.

17h31 - O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu para seis, com a morte de outra utente hospitalizada, de 96 anos

17h21 - As autoridades sanitárias suecas notificaram hoje 3.254 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, estabelecendo pelo segundo dia consecutivo o recorde oficial de contágios diários, elevando o total acumulado para 121.167 infeções. O número acumulado de mortes é de 5.934. 

17h19 - Um segundo surto com oito profissionais de saúde infetados com o vírus que provoca a doença Covid-19 foi identificado no hospital de Beja, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

17h11 - O Reino Unido registou 280 mortes atribuídas à Covid-19 nas últimas 24 horas, uma descida depois de dois dias consecutivos acima de 300. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico deu ainda conta de 23.065 novas infeções

O total desde o início da pandemia de Covid-19 no Reino Unido é agora de 965.340 contágios confirmados e de a 45.955 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

17h04 - Itália reportou um novo recorde de casos de contágios. A proteção civil italiana revelou que desde ontem foram diagnosticadas 26.831 novas infeções, o que fez com que o número acumulado de casos confirmados superasse os 600 mil (616.595). As autoridades transalpinas indicaram que morreram 217 pessoas em 24 horas. No total, o país soma 38.122 vítimas mortais. O total de recuperados aumentou para 279.282.

16h36 - O Governo decidiu adiar os jogos de todas as modalidades desportivas, à exceção dos escalões de futebol profissional, segundo a RTP3. 

16h13 - A Câmara de Lisboa vai disponibilizar máscaras a pessoas com carências socioeconómicas, sem-abrigo e idosos isolados, que poderão ser levantadas gratuitamente nas instalações das Juntas de Freguesia ou disponibilizadas pela Polícia Municipal.

16h11 - O Presidente da República afirmou hoje que os próximos passos do combate à Covid-19 dependem também dos partidos e que um eventual regresso ao estado de Emergência acontecerá "por proposta de outro órgão de soberania"

16h09 - O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de Covid-19 durante seis meses, até ao dia 9 de maio de 2021.

15h46 - Dois profissionais de saúde e quatro guardas da cadeia de Custóias, em Matosinhos, apresentaram teste positivo para o novo coronavírus, aguardando-se o resultado da testagem a mais 24 guardas, disse hoje fonte oficial.

15h41 - O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu hoje para cinco, com a morte de uma idosa, de 83 anos, revelou fonte hospitalar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório