Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Trânsito "normal" horas antes de restrições entre concelhos

Horas antes de entrarem em vigor as restrições na circulação entre concelhos no continente, determinadas pelo Governo para o fim de semana de Finados, o trânsito para sair de Lisboa e do Porto era "normal".

Trânsito "normal" horas antes de restrições entre concelhos
Notícias ao Minuto

21:07 - 29/10/20 por Lusa

País Covid-19

"Neste momento, o fluxo é perfeitamente normal comparativamente aos demais dias", disse à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

Também na Área Metropolitana do Porto, tanto a PSP como a GNR deram conta de "trânsito normal" nas saídas da cidade.

Ambas as forças disseram à Lusa "não ter indicações de um volume anormal de carros a sair da região", que faça supor uma "migração para as respetivas terras de origem".

Na passada quinta-feira, o Governo decidiu limitar a circulação entre concelhos do território continental entre sexta-feira e 03 de novembro (terça-feira), ou seja, durante o fim de semana em que se celebram o Dia de Todos os Santos, no domingo, e o Dia de Finados, na segunda-feira.

Segundo o Governo, o objetivo é "conter a transmissão do vírus e a expansão da doença" covid-19.

Entretanto, numa conferência de imprensa conjunta, realizada hoje no Ministério da Administração Interna, a PSP e a GNR adiantaram que vão realizar a partir de sexta-feira operações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização em todo país para garantir o cumprimento das regras no âmbito das limitações de circulação entre concelhos.

Segundo as duas forças de segurança, as operações têm essencialmente uma vertente de sensibilização e pedagogia, mas em caso de necessidade estas duas forças e segurança não hesitarão em "impor a lei".

Além da fiscalização à circulação entre concelhos, a GNR e a PSP vão também estar atentas a outras regras em vigor para conter a pandemia de covid-19, como o uso de máscara na rua e nos transportes públicos, consumo de álcool na via pública e ajuntamento de pessoas, que estão limitados a cinco pessoas.

A circulação para fora do concelho de residência vai estar limitada, entre as 00:00 de sexta-feira e as 06:00 de 03 de novembro, existindo algumas exceções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório