Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Alguns sobreviventes desenvolvem anticorpos que os atacam e não ao vírus

Um novo estudo apurou que o sistema imunitário pode 'virar-se contra' o corpo enquanto combate o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Alguns sobreviventes desenvolvem anticorpos que os atacam e não ao vírus
Notícias ao Minuto

08:55 - 30/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Especialistas na Emory University em Atlanta, nos Estados Unidos, detetaram que determinadas células podem ser o motivo por que algumas pessoas sofrem de Covid-19 persistente.

A condição foi assim designada pelos médicos e cientistas, devido a certos pacientes sofrerem de sintomas associados à doença mesmo meses após terem testado negativo para o coronavírus SARS-CoV-2. 

O estudo, publicado no medRxiv, revela que agora é possível testar os pacientes para esses anticorpos, o deverá ajudar a desenvolver um tratamento para quem experiencia os sintomas debilitantes.

Os especialistas norte-americanos analisaram 52 amostras de sangue de indivíduos que haviam estado gravemente doentes com Covid-19 e entretanto tinham recebido alta hospitalar. 

Posteriormente os resultados revelaram que 44% do corpo apresentava anticorpos que reagiam a parcelas do ADN humano. 

Entre o grupo de indivíduos que havia estado mais severamente doente e requerido intubação, mais de 70% era portador das células imunitárias auto-destrutivas. 

Muitos dos pacientes detinham igualmente anticorpos que neutralizavam as proteínas que contribuem para a formação coágulos sanguíneos saudáveis - também conhecido como o fator reumatóide. 

Os especialistas acreditam que isto pode explicar, a razão por que as pessoas que sofrem de Covid persistente experienciam problemas cardiovasculares, renais e de inflamação generalizada do organismo. 

O facto dos especialistas terem agora a possibilidade de testarem os anticorpos significa que poderão começar em breve tratamentos para auxiliar os pacientes com Covid persistente. 

Leia Também: Covid: 60% dos doentes sofrem de depressão e falta de ar 3 meses depois

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório