Entre beber um copo de vinho e um refrigerante, o que acha que tem mais calorias? Podia pensar o contrário, mas a verdade é que o vinho também pode engordar. Sabe os motivos pelos quais isso acontece? Uma dietista deixou o alerta.
Podia achar que o que o fazia ganhar alguns quilos estava no que costumava comer com o vinho, como pão, queijo e até pratos de massa. Contudo essa pode não ser a única explicação. Ao 'website' HealthShots, a dietista Akhila Reddy explicou tudo e deixou vários avisos.
Começou por revelar em média quantas calorias tem cada copo de vinho. Em relação ao tinto, 100 gramas podem conter 82 calorias. Já em relação ao branco, contém 84 calorias. No que diz respeito ao rosé, junta até 84 calorias. Em relação ao espumante, que também entrou na equação, tem cerca de 82 calorias.
Leia Também: Fibra para emagrecer? Tenha sempre estes alimentos por perto
"O vinho pode contribuir para o aumento de peso, especialmente se consumido com frequência ou em grandes quantidades", revelou a dietista. Explicou que deve ter atenção às doses que consome em cada ocasião.
Os motivos pelos quais ganha peso ao consumir vinho
Akhila Reddy explica que uma das razões prende-se com o facto de estar a adicionar calorias vazias ao organismo. "Sejam alimentos ou bebidas, podem ter um sabor agradável, mas não contêm nutrientes. Também são ricos em calorias, o que os torna alimentos e bebidas com calorias vazias."
"São calorias que não oferecem nutrientes essenciais e apenas aumentam a ingestão diária, o que leva ao aumento de peso", continua a especialista. Por outro lado, o consumo de vinho retarda o processo de queima de gordura.
"As calorias de alimentos consumidos em conjunto com o vinho têm maior probabilidade de serem armazenadas como gordura, especialmente como gordura abdominal."
Também poderá fazer com que tenha mais apetite. "Pode ativar as hormonas que estão relacionadas com a fome e aumentar a probabilidade de comer em excesso."
Alerta ainda para as más escolhas alimentares que são feitas quando está com o efeito do álcool. Nesse caso, poderá apostar muito mais em carboidratos e gorduras. Por fim, pode mesmo afetar as hormonas e o sono, o que poderá ter influência também na perda de peso.
"O consumo de álcool pode prejudicar o sono e as hormonas como a insulina e o cortisol, que regulam o armazenamento de gordura e a fome". Ao dormir mal, poderá aumentar a sua vontade de comer e prejudicar o processo de perda de peso pelo qual possa estar a passar.
Os efeitos de beber vinho em excesso
A dietista diz também que o aumento de peso não deve ser vista como o único efeito prejudicial do consumo de vinho. Por exemplo, pode causar problemas de fígado, problemas digestivos, desidratação e desequilíbrio hormonal. "Nas mulheres, o excesso de vinho pode afetar o equilíbrio do estrogénio." Por outro lado, pode também prejudicar os sintomas da síndrome pré-menstrual, cólicas e inchaço.
Leia Também: Quer perder peso em pouco tempo? Estas nove dicas são perfeitas