Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Multas fora do concelho? "A nossa dimensão é essencialmente pedagógica"

Eduardo Cabrita reiterou que é essencial, nesta altura, que os portugueses se mantenham em casa.

Multas fora do concelho? "A nossa dimensão é essencialmente pedagógica"
Notícias ao Minuto

12:25 - 30/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Eduardo Cabrita marcou presença, esta sexta-feira, em Monforte, no distrito de Portalegre, no dia em que começou a restrição de circulação entre concelhos, imposta pelo Governo, devido ao aumento exponencial de casos de Covid-19, nas últimas semanas, em Portugal.

Ao ser questionado sobre possíveis multas para os incumpridores destas regras, o ministro da Administração Interna, sublinhou que a dimensão desta medida "é essencialmente pedagógica" e não quis alongar-se sobre "aquilo que são questões jurídicas".

Para Eduardo Cabrita interessa sim notar que "a generalidade dos portugueses tem compreendido desde março a necessidade de tomarmos as medidas preventivas necessárias para restringirmos comportamentos que ponham em causa da saúde pública e a segurança coletiva".

Antes de terminar a sua intervenção, o governante salientou que "essencial neste momento" é concentrar os esforços no apoio ao SNS e, para isso, o Executivo conta com a solidariedade dos portugueses.

"Essencial neste momento é concentrar o esforço na resposta do SNS e o essencial na nossa solidariedade com os profissionais de saúde, com aqueles que são afetados pela pandemia, é, basicamente, ficar em casa, limitar as nossas deslocações àquilo que é absolutamente indispensável, como ir trabalhar, ir estudar e comprar bens essenciais", apelou.

Recorde-se que a circulação entre concelhos está com restrições desde as 00h esta terça-feira, dia 30 de outubro, e vai prolongar-se até às 6h de terça-feira, dia 3 de novembro. A medida decretada pelo Governo vai vigorar num período que inclui o Dia de Todos os Santos, no domingo, 1 de novembro, e o Dia de Finados, no dia seguinte, quando muitos portugueses se deslocam aos cemitérios.

Leia Também: Polícia começou esta madrugada a controlar a circulação entre concelhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório