Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Brasil volta a registar mais de 20 mil casos

A pandemia de coronavírus já infetou mais de 45 milhões de pessoas no mundo. 1,1 milhões de pessoas morreram e 33 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil volta a registar mais de 20 mil casos
Notícias ao Minuto

15:47 - 30/10/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta sexta-feira o mais recente boletim epidemiológico, que deu conta de um novo recorde de novos casos de Covid-19 (4.656) e também de mortes (40) nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza nesta altura 137.272 casos de infeção e 2.468 óbitos. O país regista nesta altura mais de 77 mil pessoas recuperadas da doença. Atualmente, há 57.355 casos ativos de Covid-19

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e poder "alargar a mais municípios as restrições que, neste momento, estão em vigor nos municípios de Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada", disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. 

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus. Seguem-se a Índia, o Brasil, a Rússia, a França, a Espanha e a Argentina. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h07 - Termina aqui o registo desta sexta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h59 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou esta sexta-feira que foram identificados 22.282 novos casos de Covid-19 e morreram 508 pessoas nas últimas 24 horas. O Brasil acumula 5.516.658 casos confirmados e 159.477 vítimas mortais. Quase cinco milhões de pessoas recuperaram da Covid-19.

23h18 - No seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias, Francisco Louçã debruçou-se sobre as eventuais medidas que o Governo irá anunciar após o Conselho de Ministros extraordinário de amanhã. O economista salientou que há "alguns sinais errados e alguns caminhos mais sólidos".

"Sinais errados é dizer que se podem tomar medidas daqui a um mês. É certo que vão ser tomadas medidas já amanhã, mas anunciar que pode haver um confinamento daqui a um mês não tem nenhum sentido", frisou Louçã. No entanto, o antigo líder do Bloco de Esquerda argumentou que "deve haver medidas que cortem os canais" da transmissão da doença. 

22h51 - Com receio que as festas de Halloween gerem um avolumar de infeções, as autoridades sul-coreanas lançaram uma campanha para alertar a população. Vão reforçar a vigilância nas discotecas para garantir que são respeitadas as regras de distanciamento social e pedem às pessoas que façam festas de Halloween online. 

22h46 - O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) avançou hoje que vai manter a greve marcada entre os dias 9 e 13 de novembro, apesar da pandemia de Covid-19 estar em níveis máximos em Portugal.

21h50 - O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Covid-19 recomendou hoje aos estados membros que investiguem e divulguem a presença do vírus em animais e outras fontes como produtos congelados.

21h48 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou hoje que a pandemia de Covid-19 "está a acabar" e criticou novamente o governador de São Paulo, João Doria, por tentar encontrar rapidamente uma vacina contra a doença.

"Está a acabar a pandemia, acho que ele [João Doria] quer vacinar o pessoal na marra [contra a vontade], rapidinho, porque a pandemia vai acabar e ele vai falar: 'Acabou por causa da minha vacina'. O que está a acabar é o governo dele, com toda a certeza", ironizou Bolsonaro.

21h46 - A Madeira assinalou hoje 13 novos casos de Covid-19, sete dos quais de transmissão local, elevando para 172 o número de infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

21h44 - Todos os 23 utentes e cinco profissionais de um lar do concelho de Leiria estão infetados com Covid-19, disse hoje a delegada de saúde coordenadora, reconhecendo que este é o caso que mais preocupa.

20h30 - Os Estados Unidos ultrapassaram esta sexta-feira a marca dos nove milhões de contágios pelo coronavírus, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos estão a enfrentar um terceiro pico de casos de Covid-19, que alguns especialistas consideram ser o mais grave. A grande maioria dos estados norte-americanos está a registar uma subida no número de novas infeções

20h26 - A evolução da pandemia de coronavírus continua a agravar-se em França e os números divulgados esta sexta-feira pela Direção-Geral de Saúde gaulesa demonstram-no. Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 49.215 novos casos de Covid-19. As autoridades de saúde revelaram que morreram 545 pessoas, o número diário de vítimas mortais mais elevado desde o mês de abril

França perfaz um total de 1.331.984 casos de infeção pelo coronavírus e 36.565 mortes desde o início da pandemia

19h48 - O Cova da Piedade faltou hoje ao jogo em casa do Estoril Praia, para a oitava jornada da II Liga de futebol, devido a um surto de Covid-19 que levou ao isolamento profilático do plantel

19h33 - O vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, contrariou hoje o presidente Jair Bolsonaro, ao afirmar que o governo federal comprará a vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, se a sua eficácia for comprovada. 

"Essa questão da vacina é uma 'briga' política com o João Doria [governador de São Paulo]. O governo vai comprar a vacina, lógico que vai. Já colocámos os recursos no Butantan para produzir essa vacina. O governo não vai fugir disso aí", disse Mourão em entrevista à revista Veja.

19h14 - O primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, decretou hoje o encerramento dos comércios não essenciais e a redução dos contactos sociais a uma única pessoa por agregado familiar, medidas que qualificou de "confinamento mais estrito" e de "última chance".

19h12 - A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) pediu hoje ao Presidente da República para que sensibilize o Governo para pôr fim ao boletim epidemiológico diário sobre a Covid-19, considerando que esta informação produz um efeito negativo na população.

19h10 - O arquiteto Álvaro Siza Vieira defendeu hoje, ao receber o Prémio Nacional de Arquitetura 2019, que "as maiores dificuldades estão na origem das maiores descobertas" e que, como sempre, "o Homem encontrará a vacina para qualquer crise"

19h08 - O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou hoje no Parlamento a continuidade do ensino presencial, lembrando que as escolas "não são focos privilegiados" de transmissão de Covid-19

19h06 - A Grécia superou novamente o recorde de casos de Covid-19 num dia com 1.690 infeções, o quarto dia consecutivo em que foram ultrapassadas as mil infeções no país. Com o novo número divulgado pela entidade Nacional de Saúde Pública (EODY), o total de casos confirmados na Grécia desde o início da pandemia, no final de fevereiro, é de 37.196.

Além disso, nas últimas 24 horas, cinco pessoas morreram devido ao novo coronavírus, o que eleva o número de óbitos para 620.

18h39 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou hoje que a Covid-19 não é apenas um vírus que mata pessoas, mas também provoca efeitos graves e diversos a longo prazo.

18h15 - A Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) alertou hoje que estão a surgir "novos focos" de contágio de infeção pelo SARS-CoV-2 a Norte, em Trás-os-Montes, Arouca e Cinfães, onde a percentagem de infetados é "elevada" face à dos residentes.

18h14 - A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reconheceu hoje que o protocolo sanitário face ao novo coronavírus distingue as competições profissionais das restantes, que foram suspensas no próximo fim de semana. 

18h12 - Dois casos de Covid-19 sinalizados recentemente na Madeira, em que a origem da contaminação é imprecisa, provocaram já mais 12 infetados, indicou hoje o presidente do Governo Regional, quando três escolas e a Câmara Municipal do Funchal ativaram os planos de contingência.

18h10 - Os Estados-membros da União Europeia (UE) defenderam hoje uma reforma profunda na Organização Mundial de Saúde (OMS) de forma a torná-la "mais poderosa" e capaz de conduzir investigações "independentes" perante surtos como o da Covid-19.

18h08 - A Cáritas de Coimbra informou hoje que 62 utentes e um profissional de saúde do lar da instituição na Figueira da Foz estão infetados com Covid-19, podendo as medidas ser revistas em função de novos dados.

18h05 - O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de Covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

"Parece-nos que isso deve avançar tão cedo quanto necessário porque queremos assegurar que as empresas preservam a sua capacidade produtiva e os postos de trabalho necessários para responder às necessidades dos seus clientes no momento em que estas restrições sejam aliviadas", sublinhou o ministro. 

18h03 - Três escolas no Funchal ativaram hoje os respetivos planos de contingência depois de alunos destes estabelecimentos de ensino terem tido resultado positivo no teste para a Covid-19, informou a Secretaria Regional da Educação madeirense.

18h00 - Os clubes do Campeonato de Portugal repudiam o adiamento da jornada deste fim de semana. Na missiva, assinada por 42 dos clubes do terceiro escalão, são dados os exemplos do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 e das milhares de pessoas que foram assistir a surfistas nas ondas gigantes da Nazaré como sinais de "uma autêntica discriminação sem paralelo na história do desporto nacional".

17h58 - O número de óbitos no surto de coronavírus na Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, subiu para quatro com mais duas mortes entre os 27 utentes infetados, informou hoje a diretora-técnica, Marta Teixeira.

17h56 - Mais oito utentes da Casa da Caridade de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, estão infetados com o novo coronavírus, fazendo subir para 63 o número total de casos na instituição. 

17h54 - O Algarve tem uma situação "relativamente estável" no que respeita à pandemia de Covid-19, com casos "em crescendo nos últimos dias", mas sem um aumento "alarmante", revelou hoje a delegada regional de saúde.

17h39 - Numa entrevista à SIC Notícias, Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, afirmou que o aumento exponencial de casos está a provocar "uma pressão absolutamente extraordinária" sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Miguel Guimarães abordou ainda as medidas que o Governo poderá anunciar este sábado após o Conselho de Ministros extraordinário. 

"Os mapas de risco são fundamentais para reduzir o número de contágios porque a divulgação destes envolve e motiva mais os cidadãos e dá uma informação necessária para se protegerem e protegerem os outros. Desta forma, os cidadãos aceitam melhor um confinamento, porque percebem as medidas que o Governo está a tomar", frisou. 

17h34 - Mais de 10 milhões de contaminações com o novo coronavírus foram identificados na Europa desde o início da crise sanitária neste continente, de acordo com uma contagem feita pela AFP.

17h30 - Cristiano Ronaldo já recuperou da Covid-19. O craque português testou negativo à doença, de acordo com a Juventus

17h27 - Espanha registou um novo máximo de casos de infeção. O Ministério da Saúde anunciou que foram detetados 25.595 novos casos. Morreram 239 pessoas, segundo o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira. Espanha soma 1.185.678 casos de contágio e 35.878 vítimas mortais desde o início da pandemia

17h00 - proteção civil italiana indicou esta sexta-feira que foram diagnosticados 31.084 novos casos de Covid-19 em 24 horas, um novo recorde. Esta foi a primeira vez que Itália contabilizou um número de casos diários superior aos 30 mil. As autoridades também informaram que morreram mais 199 pessoas

Itália perfaz um número acumulado de 647.674 casos positivos e um total de 38.321 mortes. O número total de recuperados para 283.567

16h57 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta sexta-feira que foram identificados 24.405 novos casos de Covid-19 e 274 óbitos nas últimas 24 horas. Tendo em conta que o Reino Unido tem reportado uma média superior a 20 mil contágios por dia, este sábado poderá ultrapassar a marca do milhão de casos de contágio desde o início da pandemia

O Reino Unido soma nesta altura 989.745 casos confirmados e 46.229 vítimas mortais

16h07 - Um tribunal de Pamplona, no nordeste de Espanha, condenou um português a quatro meses de prisão pelo crime de desobediência, ao ter-se recusado no passado sábado, de forma reiterada, a usar a máscara obrigatória que protege contra a Covid-19.

15h45 - A taxa de ocupação de camas de enfermaria de doentes com Covid-19 situa-se nos 84%, sendo de 81% nas Unidade de Cuidados Intensivos, verificando-se no Norte a maior pressão sobre os hospitais, segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório