Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

UE quer reforma profunda da OMS para a "tornar mais poderosa"

Os Estados-membros da União Europeia (UE) defenderam hoje uma reforma profunda na Organização Mundial de Saúde (OMS) de forma a torná-la "mais poderosa" e capaz de conduzir investigações "independentes" perante surtos como o da covid-19.

UE quer reforma profunda da OMS para a "tornar mais poderosa"
Notícias ao Minuto

17:30 - 30/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A posição foi adotada na videoconferência de hoje dos ministros da Saúde europeus, na qual houve um "acordo unânime para reformar" a OMS, para esta organização se torne "mais transparente, mais eficaz e mais poderosa", afirmou o governante alemão responsável por esta tutela, Jens Spahn, em nome da presidência alemã do Conselho da UE.

Em declarações à imprensa no final dessa videoconferência, Jens Spahn explicou que a UE pretende que esse processo "comece agora" e que não "se espere pelo final da pandemia" de covid-19, já que a reestruturação da OMS "deve acontecer em paralelo" à resposta ao surto.

Esta posição será formalizada numa declaração conjunta a adotar em novembro.

O papel da OMS na gestão desta pandemia tem vindo a ser posto em causa por parte dos Estados Unidos, tendo inclusive a administração norte-americana dado início ao processo de retirada do país da organização, na qual Washington é o principal contribuinte.

A principal crítica do Presidente norte-americano, Donald Trump, é que a OMS está a ser complacente com a China, onde surgiu esta pandemia no final do ano passado.

Além das críticas de Washington, a China tem recebido forte críticas de outras partes dado ter recusado investigações independentes no seu território no início da pandemia.

Entretanto, perante as acusações dos Estados Unidos à OMS, a UE tem vindo a defender esta organização mundial, rejeitando cortes no financiamento.

Falando aos ministros europeus no arranque da videoconferência de hoje, a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, apontou que, "por vezes é preciso haver situações de crise como estas para se dar valor ao que existe", analogia que aplicou à importância da OMS.

"Precisamos de uma OMS eficaz que possa cumprir o seu papel fundamental na liderança da resposta internacional a emergências sanitárias e na prestação de assistência aos países mais vulneráveis", argumentou a comissária europeia.

Stella Kyriakides defendeu, também, a existência "de um sistema sólido de segurança sanitária global, que defina os nossos papéis e obrigações mútuos" como faz a OMS.

"Como União, devemos tomar medidas decisivas e estratégicas para nos protegermos melhor contra as pandemias, mas devemos também reforçar as capacidades globais para melhor prevenir, identificar e responder às ameaças globais à saúde", concluiu.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

Em Portugal, morreram 2.468 pessoas dos 137.272 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório