Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Três escolas do Funchal ativaram planos de contigência

Três escolas no Funchal ativaram hoje os respetivos planos de contingência depois de alunos destes estabelecimentos de ensino terem tido resultado positivo no teste para a covid-19, informou a Secretaria Regional da Educação madeirense.

Covid-19: Três escolas do Funchal ativaram planos de contigência
Notícias ao Minuto

16:07 - 30/10/20 por Lusa

País Covid-19

No comunicado, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia indica que os planos foram ativados nas Escolas Básicas e Secundárias Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS), Gonçalves Zarco (EBSGZ) e Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (EPFF).

"De acordo com os procedimentos previstos nos referidos planos de contingência e com as determinações da autoridade regional de Saúde, um conjunto de 35 alunos, 25 de uma turma da EBSAAS e 10 da EPFF, foram identificados para realização de testes", informa a mesma nota do Governo Regional.

No mesmo documento, a SER refere que um aluno da Gonçalves Zarco "testado positivamente não frequentou as aulas durante esta semana, pelo que a respetiva turma realizou e continuará a realizar a sua atividade letiva com normalidade".

Com exceção para o conjunto de 35 de alunos, que vai ser "submetido a testagem" e não vai comparecer nas respetivas escolas, "os estabelecimentos de ensino em referência funcionarão num plano de normalidade, estando assegurada a realização das atividades letivas habituais, em condições de segurança", indica a secretaria regional.

Na mesma nota, o governo madeirense "releva a atitude profilática dos familiares dos estudantes que, face às suspeitas sintomáticas, mantiveram-nos distantes das respetivas comunidades escolares, respeitando as normas e recomendações de isolamento".

No que diz respeito à escola dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos Bartolomeu Perestrelo, onde uma turma manteve contacto com um aluno que testou positivo para a covid-19 na passada semana, a SRE anuncia que "já regressou à atividade escolar normal na passada terça-feira" e o mesmo acontecerá à "turma do referido aluno na próxima segunda-feira".

Contudo, "o aluno em causa vai manter-se em casa, até indicação contrária das autoridades de Saúde", menciona.

A Secretaria Regional da Educação da Madeira renova o apelo "à rigorosa observância das normas e recomendações da autoridade de Saúde e dos procedimentos dos planos de contingência das escolas".

De acordo com os últimos dados revelados pelo Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE), na quinta-feira, a região registava quatro novos casos de covid-19, elevando as infeções ativas no arquipélago para 161, tendo sido sinalizadas 44 situações suspeitas e três recuperações.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.468 pessoas dos 137.272 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório