Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: EUA superam 7 milhões de casos; Brasil com 140 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: EUA superam 7 milhões de casos; Brasil com 140 mil mortes

Portugal contabilizou esta sexta-feira mais cinco mortos relacionados com a Covid-19 e 899 novos casos de infeção, um novo máximo nesta segunda vaga da pandemia (ultrapassando o último dia com mais de 800 casos, a 19 de setembro, quando se registaram 849 contágios novos). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.936 mortes e 72.055 casos de infeção.

DGS indica que três mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, uma na região Centro e outra na região Norte.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h59 Privados que recusem atender infetados devem informar em tempo útil. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) publicou hoje um alerta para os estabelecimentos de saúde privados, lembrando-os da obrigatoriedade de informar atempadamente os doentes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 da recusa em prestar atendimento, quando aplicável.

23h23 Brasil notifica mais 31 mil contágios e ultrapassa a 140 mil mortes. O ministério da Saúde brasileiro reporta esta sexta-feira mais 729 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 140.537 óbitos desde o início da pandemia no país. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 31.911 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, um número inferior ao do dia anterior (50.707).

23h22 Vacina da Johnson & Johnson com resposta imune em 98% dos voluntários. Os ensaios clínicos da vacina da Johnson & Johnson contra o novo coronavírus mostram resultados animadores, de acordo com resultados provisórios partilhados esta sexta-feira, mesmo que ainda numa fase precoce da última etapa de desenvolvimento do novo imunizante.

22h17 - Estados Unidos ultrapassam os sete milhões de casos de contágio. Os Estados Unidos ultrapassaram esta sexta-feira os sete milhões de casos confirmados de infeção, um dia depois de superadas as 200 mil mortes por causa da vírus SARS-CoV-2. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, até ao momento, o país contabiliza 7.005.746 de casos de infeção.

22h14 - A polícia de Sevilha mostra uma intervenção num ajuntamento ilegal de jovens no Parque Guadaira, que estavam sem máscara e a consumir álcool.

21h35Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS. O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a Covid-19 e frisou que Portugal valoriza o papel de coordenação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

20h32 Porto vai comparticipar toma da vacina da gripe nas farmácias para idosos. A Câmara do Porto vai comparticipar a toma da vacina da gripe, nas farmácias, para os munícipes a partir dos 65 anos, com o intuito de "descongestionar os centros de saúde e incentivar a vacinação", foi hoje anunciado.

20h31 Marcelo reconhece aumento de casos, mas garante que SNS continua capaz. O Presidente da República reconheceu hoje que Portugal está a registar um aumento progressivo dos casos de Covid-19, mas considerou que os serviços de saúde ainda têm capacidade de resposta e as mortes estão aquém da "linha vermelha".

20h30Pandemia custou 2.521 milhões ao Estado até agosto. A pandemia de Covid-19 custou 2.521,7 milhões de euros (ME) ao Estado até ao final de agosto, devido a quebras de receita de 578,6 ME e aumentos de despesa de 1.943,1 ME, divulgou hoje a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

20h29 Madeira com mais três doentes eleva para 208 os casos positivos. A Madeira registou nas últimas 24 horas mais três infetados por Covid-19, elevando assim para 208 os casos positivos na região, refere hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h28 AR vai passar a medir temperatura e impedir entrada com mais de 38º graus. A Assembleia da República vai iniciar a partir de outubro "a prática da medição da temperatura corporal" a todos que pretendam aceder às instalações do parlamento e impedir a entrada a quem tenha mais de 38º graus.

19h30 França notifica mais 150 mortes e ultrapassa o meio milhão de casos. A França registou esta sexta-feira mais 15.797 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número inferior ao apresentado na véspera (16.096). No total, desde o início de março, quando a pandemia chegou ao país, já foram identificados 513.034 casos positivos, de acordo com dados das autoridades sanitárias francesas. O número total de mortes aumentou esta terça-feira para 31.661, com o acréscimo de mais 150 óbitos em relação à véspera.

18h49 - OMS admite que número de mortos pode duplicar no próximo ano. A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano e atingir dois milhões.

Numa conferência de imprensa a partir da sede daquela agência das Nações Unidas, em Genebra, o diretor do programa de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, foi questionado sobre a possibilidade de o número de mortos, (atualmente próximo de um milhão de pessoas), duplicar no próximo ano e admitiu que "infelizmente, é muito provável", se não se usarem a ferramentas já conhecidas para conter os contágios.

18h38 Sete casos positivos de Covid-19 na última bateria de testes na Formula 1. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fórmula 1 confirmaram hoje sete casos positivos de Covid-19, entre os testados na bateria realizada até quinta-feira, de pilotos, equipas e outro pessoal técnico.

18h04 Grupo de peritos vai definir critérios para selecionar testes rápidos. O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) está a avaliar a nova geração de testes rápidos de despiste de Covid-19 e um grupo de peritos vai definir recomendações e critérios para os selecionar, foi hoje anunciado.

17h55 Coronavírus "tem origem na agressão da civilização ao mundo natural". O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram nos últimos 50 anos, que têm origem na agressão que a "civilização faz ao mundo natural".

"O coronavírus é uma zoonose que se junta às centenas de doenças novas que apareceram nos últimos 50 anos e que tem origem na agressão que a nossa civilização faz ao mundo natural", defendeu Ricardo Campos, citado num comunicado que divulga os detalhes sobre o encerramento de um ciclo de 23 conferências sobre soluções para a crise climática.

Estas declarações surgem no mesmo dia em que centenas de pessoas, na sua maioria jovens, iniciaram pelas 17:00 uma marcha no centro de Lisboa a exigir novas políticas para o ambiente. O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, classificou como "a melhor das causas" a iniciativa de mobilização climática que leva hoje jovens para a rua em todo o mundo.

17h52 Número de infetados em casa de saúde em Sintra sobe para 19. O número de pessoas infetadas com Covid-19 na Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, subiu hoje para 19, depois de terem sido feitos testes na instituição, onde foram inicialmente identificados 17 casos.

17h46 Confinamento? "O que for necessário será decidido". Marcelo Rebelo de Sousa evita fazer especulações sobre um possível segundo período de confinamento no país. "Os portugueses precisam é de prevenir, de atuar responsávelmente, de acompanhar a situação, de equilibrar a sua vida económica, o seu trabalho, a sua vida social, a sua vida escolar com a salvaguarda da vida e da saúde. A cada momento as autoridades tomaram as medidas que forem necessárias. Neste momento foi decidido renovar a situação de contingência até meados de outubro e portanto vamos ver o que se passa e tenho certeza que o que for necessário decidir será decidido", disse, esta sexta-feira, em Faro.

17h41Marta Temido admite extensão do número de camas no SNS para infetados. O número de camas para doentes com Covid-19 nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) poderá ser alargado em função da evolução da pandemia em Portugal, assegurou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

17h24 Casos em escolas: "Situações diferentes avaliadas de forma diferente". De acordo com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, não existem ainda números consolidados sobre a existência de casos de contágio com o coronavírus SARS-CoV-2 nas escolas, cerca de uma semana após o início do ano letivo, uma vez que ainda está a ser realizada a recolha dessa informação. No entanto, não deixou de caracterizar como "bastante pacífico" o arranque da atividade escolar no país ao nível de casos e de surtos.

17h07 Seis casos detetados no serviço de cirurgia do Hospital de Gaia. O Hospital de Vila Nova de Gaia registou esta semana seis casos de infeção por Covid-19 no serviço de cirurgia, situação que levou a testar profissionais e utentes, mas a situação "está controlada", disse fonte daquela unidade de saúde.

17h04Espanha notifica mais 12 mil novos casos e 114 mortes por Covid-19. Ministério da Saúde espanhol reporta, esta sexta-feira, um acréscimo de 12.272 casos de contágio ao balanço total, sendo que 4.122 casos foram registados nas últimas 24 horas. O país vizinho termina, assim, a semana com uma nova subida, dado que na véspera foram reportados 10.653 novos casos (com 3.471 nas 24 horas transatas). As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 114 pessoas nas últimas 24 horas.

16h55 Reino Unido com número recorde de casos pelo segundo dia consecutivo. O Reino Unido registou mais 37 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 41.936 o total de óbitos associados à Covid-19, informou esta sexta-feira o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico, explicando que hoje o total de mortes não inclui os dados da Escócia por causa de problemas técnicos. No que diz respeito ao número casos de infeção confirmados, verifica-se hoje um novo recorde desde o início da pandemia no país, com 6.874 pessoas com diagnóstico positivo nas últimas 24 horas, um número superior ao da véspera (6.634), que já era um registo máximo no país.

16h43 Itália reporta 1.912 novos casos de infeção, um novo máximo desde maio. As autoridades sanitárias italianas reportam esta sexta-feira mais uma subida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 1.912 novas infeções. Este registo é uma subida em relação à véspera (1.786), e o maior registo desde 2 de maio (1.900). Foram ainda notificados mais 20 óbitos referentes às últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 35.801.

16h27 Suíça inclui Portugal na sua lista de destinos de alto risco. Os viajantes de Portugal para a Suíça terão, a partir de segunda-feira, de cumprir uma quarentena de 10 dias, na sequência do alargamento da lista de países considerada de alto risco pandémico hoje anunciada por Genebra.

16h01 - Ministra da Saúde explica que Portugal está na "terceira fase" da pandemia. "Aquilo que se evidencia é que tivemos uma primeira subida, nunca atingimos a base e agora estamos num terceiro momento. Não sei se é tecnicamente correto chamar-lhe segunda, eu diria que é uma terceira fase. Pelo menos, é uma terceira fase daquilo que nós temos enfrentado no terreno em termos de sistema de Saúde: a primeira fase foi em março/abril, a segunda fase foi muito acentuada em junho e julho em Lisboa e Vale do Tejo e, agora, temos uma situação novamente de aumento da incidência", disse Marta Temido, na conferência de imprensa da DGS.

15h57 - Espanha também tem app, mas ainda não funciona nas regiões mais afetadas. A aplicação espanhola para detetar contactos de casos positivos de infeção está disponível em todas as comunidades, menos Catalunha e Madrid, ou seja, 30% da população e, ao mesmo tempo, as regiões mais afetadas.

15h54Varzim anuncia um caso positivo no plantel. O Varzim, da II liga Portuguesa de futebol, anunciou hoje que um atleta do seu plantel principal testou positivo à Covid-19, nos exames de despiste feitos na quinta-feira ao grupo de trabalho.

15h35 Preço do teste à Covid-19 baixa. O Ministério da Saúde atualizou o preço dos testes pagos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às entidades convencionadas da área da patologia clínica/análises clínicas, para diagnóstico laboratorial do vírus SARS-CoV-2. O custo dos testes de diagnóstico, que antes era 87,95 euros, é agora de 65 euros.

"O preço definido em março (87,95 euros) refletia as condições internacionais adversas do mercado, designadamente a escassez de reagentes verificada a nível mundial e os consequentes preços. O cenário é hoje diferente, verificando-se uma estabilização dos preços de mercado dos produtos utilizados, nomeadamente nos reagentes", afirma a tutela, em comunicado.

15h27 - Quarto registo diário mais elevado em Portugal. No que diz respeito ao número de novos casos, este é o quarto registo diário mais alto de sempre. Excetuando os dias 31 de março (1.035) e 10 de abril (1.516), dias atípicos por englobarem registos de diagnóstico positivo atrasados, só no dia 28 de março (902) houve um registo diário acima do notificado esta sexta-feira.

15h26 Dois novos casos nos Açores e uma recuperação nas últimas 24 horas. As 1.094 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas diagnosticaram dois casos positivos de Covid-19, um na Terceira e outro em São Miguel, foi hoje revelado.

15h17 - Mais 113 pessoas internadas nos últimos seis dias. O número de internamentos continuou a subir nas últimas 24 horas, registando-se mais 36, num total de 624 doentes internados com Covid-19, o maior número desde 19 de maio, quando se registavam 629. Desde o último sábado, 19 de setembro, que este dado tem apenas subido, tendo-se somado 113 novos internamentos desde então. Das 624 pessoas hospitalizadas neste momento, 86 estão em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Este número está, ainda assim, muito longe do pico de hospitalizações, atingido a 16 de abril (1.302).

15h01Portugal regista mais cinco mortes e 899 novos casos de Covid-19. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais cinco mortes e 899 novos casos de Covid-19. Os dados foram revelados pelo mais recente boletim epidemiológico divulgado, esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde. Em comparação com os dados de ontem há um aumento de 1,26% no número de casos e de 0,26% no que diz respeito aos óbitos.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório