Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Vacina da Johnson & Johnson com resposta imune em 98% dos voluntários

Tratam-se apenas de resultados provisórios, avisam os investigadores.

Vacina da Johnson & Johnson com resposta imune em 98% dos voluntários
Notícias ao Minuto

23:02 - 25/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Os ensaios clínicos da vacina da Johnson & Johnson contra o novo coronavírus mostram resultados animadores, de acordo com resultados provisórios partilhados esta sexta-feira, mesmo que ainda numa fase precoce da última etapa de desenvolvimento do novo imunizante.

A Johnson & Johnson anunciou na quarta-feira que deu início aos testes da fase 3, última etapa de desenvolvimento, prevendo incluir até 60 mil voluntários em oito países. Os resultados finais deverão ser anunciados no final do ano ou no início de 2021.

Os resultados preliminares, que ainda não foram revistos pelos pares, foram divulgados no site médico medRxiv e indicam que 98% dos participantes com dados já disponibilizados para a análise provisória tinham produzido anticorpos - ou seja, imunidade ao vírus - 29 dias após a vacinação, avança a Reuters.

Porém, estes resultados incluem a uma amostra muito pequena do universo pretendido de participantes acima dos 65 anos de idade (apenas 15), o que limita a interpretação dos mesmos, uma vez que se trata da faixa etária que pode apresentar mais risco.

Os investigadores sublinham que a avaliação da segurança e a eficiência da vacina será definitiva apenas no final do estudo.

A vacina, cujo nome oficial é Ad26.COV2.S, foi desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, que faz parte do grupo Johnson & Johnson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório