Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Preço do teste à Covid-19 pago pelo SNS baixa para 65 euros

O valor agora definido resulta da informação técnica elaborada pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e da redução de custos, segundo o Ministério da Saúde. O preço atualmente em vigor, definido em março, era de 87,95 euros.

Preço do teste à Covid-19 pago pelo SNS baixa para 65 euros
Notícias ao Minuto

15:33 - 25/09/20 por Notícias Ao Minuto

País teste à Covid-19

O Ministério da Saúde baixou o preço dos testes pagos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) às entidades convencionadas da área da patologia clínica/análises clínicas, para diagnóstico laboratorial da Covid-19, para 65 euros a partir de sábado, anunciou a tutela, esta sexta-feira. O preço atualmente em vigor, definido em março, era de 87,95 euros.

"O valor definido resulta da informação técnica elaborada pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e da redução de custos, em particular no que se refere à componente analítica, estando em linha com a evolução dos preços destes testes a nível europeu. O valor definido reflete ainda os custos de contexto dos prestadores convencionados, face à sua capilaridade, e a preocupação com a estabilidade do serviço prestado à comunidade", sublinha o Governo, em comunicado. 

Segundo o Ministério tutelado por Marta Temido, a atualização do preço entra em vigor no sábado, dia 26 de setembro, altura em que é também renovado, por mais um mês, o regime excecional no âmbito das convenções estabelecidas.

Em março tinha sido definido o preço de 87,95 euros, um valor que refletia as "condições internacionais adversas do mercado, designadamente a escassez de reagentes verificada a nível mundial e os consequentes preços".

Agora, sublinha a tutela, o cenário é diferente, "verificando-se uma estabilização dos preços de mercado dos produtos utilizados, nomeadamente nos reagentes". 

Os dados provisórios da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) apontam para que o valor global faturado pelos convencionados em testes de diagnóstico à Covid-19 ascenda a 32,2 milhões de euros até agosto. Este valor não inclui os testes adquiridos pelo Estado através de outras áreas setoriais, adianta o Governo. 

Oortugal registou, nas últimas 24 horasmais cinco mortes e 899 novos casos de Covid-19. Os dados foram revelados pelo mais recente boletim epidemiológico divulgado, esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde. Em comparação com os dados de ontem há um aumento de 1,26% no número de casos e de 0,26% no que diz respeito aos óbitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório