Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Criada linha de apoio aos lares; Há 1.089 casos em vigilância

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Criada linha de apoio aos lares; Há 1.089 casos em vigilância
Notícias ao Minuto

09:00 - 25/09/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A Covid-19 continua a revolucionar o mundo e as notícias que nos vão chegando oscilam entre as novidades positivas e as que nos devem deixar apreensivos.

Esta sexta-feira, da China, chega-nos a garantia de que uma vacina contra o novo coronavírus estará pronta no início de 2021 e será distribuída por todo o mundo. Por outro lado, nos Estados Unidos, um grupo de investigadores crê que a nova estirpe do vírus está mais forte e pode estar a adaptar-se de forma a ultrapassar 'barreiras' como... máscaras.

Tudo isto acontece numa altura em que se alega que a segunda vaga de propagação do vírus já está ativa, com os casos de infeção a aumentarem significativamente em vários países. Na Europa já "apertam" as restrições para evitar novos confinamentos.

Em Portugal, esta quinta-feira, registaram-se mais três mortos e 691 casos do novo coronavírus. Neste mesmo dia, o Governo decidiu prolongar o Estado de Contingência em Portugal Continental, até às 23h59 do dia 14 de outubro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo termina aqui.

14h55 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que não deu entrada nem na Direção-Geral da Saúde nem nas autoridades locais ou regionais "nenhum pedido de parecer" do Benfica para colocar adeptos na tribuna.

14h45 - Questionada sobre a pandemia nas escolas, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, afirmou que "o início do ano letivo está a ser bastante pacífico do ponto de vista do número de casos e até do número de surtos. Há muito poucos casos relatados e quando existem surtos em escolas têm sido de pequena dimensão"

14h36 - Frederico Varandas, presidente do Sporting, critica esta sexta-feira, em entrevista à agência EFE, a postura da Direção Geral da Saúde relativamente ao regresso de público aos estádio. "O futebol está abandonado, sem apoio do Estado. (...) é absurdo que dentro de um mês se venha a disputar em Portugal competições como o MotoGP e Fórmula 1 e não possa haver público nos estádios, como acontece noutros espetáculos, como as tourada", afirmou.

14h30 - A ministra da Saúde, Marta Temido, fez saber, em conferência de imprensa que a região de Lisboa e Vale do Tejo "representa 56,2% dos novos casos" registados e o Norte "29,3%". A taxa de letalidade situa-se nos 2,7% e há uma taxa de letalidade acima dos 70 anos de 13,8%. A governante afirmou, ainda, que há, neste momento, "287 surtos ativos no país". Destes, 124 no Norte, 31 no Centro, 93 em Lisboa e Vale do Tejo, 17 no Alentejo e 22 no Algarve.

14h25 - Dados Mundiais. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 980 mil pessoas e infetou mais de 32 milhões em todo o mundo desde dezembro.

14h20 - Acompanhe a conferência de imprensa da DGS em direto:

14h18 - Portugal regista, esta sexta-feira, mais 899 casos de Covid-19 e cinco mortos. Confira os dados completos aqui.

14h13 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) informa, através da sua página de Facebook que, a partir de outubro, vai haver mais médicos de família.

13h51 - Ainda tem dúvidas sobre a app StayAway Covid? GNR explica como funciona

13h48 - A Universidade de Évora vai começar a realizar para a comunidade dois tipos de testes à covid-19, um de diagnóstico, para determinar se há infeção pelo novo coronavírus, e o outro serológico, que deteta anticorpos da doença.

13h40 - O governo espanhol considera ser insuficiente o alargamento decido hoje pelo executivo regional de Madrid das medidas restritivas de luta contra a Covid-19, tendo defendido a sua aplicação a toda a cidade.

"Nós propusemos alargar as medidas que a região de Madrid decidiu aplicar em certas zonas (...) a toda a cidade de Madrid", com uma população de mais de três milhões de pessoas, "e a certas cidades suburbanas" onde o vírus circula muito", disse hoje o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa.

13h28 - Depois da experiência num jogo da Liga Revelação, a FPF admite recorrer a testes rápidos em todas as provas. De acordo com o jornal Público, esta é possibilidade que está a ser estudada e que pode vir assim a ser aplicada em todas as competições, com excepção da I e II Ligas e da Taça da Liga.

13h10 - Oito mil profissionais reforçaram os lares de idosos desde o início da pandemia. O número foi adiantado pela ministra Ana Mendes Godinho em declarações à RTP3, esta sexta-feira, tendo ainda anunciado que foi criada uma linha de apoio para Lares para "facilitar a comunicação e esclarecer dúvidas" e que estará disponível "24 horas por dia sete dias por semana".

12h57 - Mais de metade dos 308 municípios portugueses registaram nas últimas quatro semanas um número de óbitos superior ao verificado no mesmo período em 2018 e 2019, segundo dados hoje divulgados pelo INE.

12h45 - "Mais do que confinar Madrid, a nossa missão é ajudar as pessoas. As medidas que estamos a tomar são as adequadas", afirma a presidente da Comunidade de Madrid.

 

12h15 - Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os CTT – Correios de Portugal anunciam que "vão entregar o Cartão de Cidadão em casa dos portugueses, num projeto-piloto do Instituto de Registos e Notariado (IRN) e que arranca esta sexta-feira, 25 de setembro, no concelho de Oeiras. Trata-se uma forma prática e acessível, refere a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.

12h00 - Tottenham de José Mourinho viu esta sexta-feira ser confirmada a sua passagem à fase seguinte da Taça da Liga de Inglaterra por causa de um surto de covid no seu adversário. O Leyton Orient foi assim 'afastado' na secretária isto depois de o clube ter anunciado 10 casos de Covid-19

11h40 - O Governo de Israel anunciou hoje novas restrições aos voos para o estrangeiro no âmbito de um reforço das medidas para travar a pandemia do novo coronavírus. "À chegada ao aeroporto, deve ser apresentada uma referência que comprove a data de compra do bilhete (...) e um controlo de coronavírus negativo de acordo com as exigências do país de destino", adiantou a ministra num comunicado.

11h33 - O Governo regional de Madrid decidiu hoje alargar a mais 167.381 pessoas (oito zonas sanitárias) as medidas que atualmente já restringem a mobilidade de mais de 850.000 habitantes para impedir a propagação da pandemia de covid-19.

11h22 - A Pista de Atletismo do Estádio Nacional vai ser reaberta este domingo. Entre as 08h e as 20h, o Centro Desportivo Nacional do Jamor recebe o evento 12H#BEACTIVE, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no âmbito da Semana Europeia do Desporto. Após a reabertura da renovada Pista de Atletismo do Estádio Nacional, esta estará disponível para os diversos âmbitos da prática desportiva.

11h10 - A aviação está a pressionar por testes rápidos. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que junta 290 companhias aéreas a nível mundial, incluindo a TAP, pediu que a imposição da quarentena fosse substituída por testes rápidos e fiáveis aos passageiros antes dos voos, numa altura em que as viagens registam quebras de 90%.

11h00 - A mara Municipal de Sintra mantém ativos os serviços de desinfeção de viaturas, edifícios e espaço público de forma a reduzir o risco de contágio por COVID-19. Até ao momento, estas equipas já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 2 mil quilómetros de espaço público, faixas de rodagem, passeios, mobiliário urbano, contentorização, paragens e autocarros; à desinfeção de 2.700 viaturas; e à realização mais de 1.300 intervenções de desinfeção em edifícios, de entre os quais edifícios públicos, esquadras, mercados, escolas, creches, lares, residenciais, casas de repouso, centros de dia, cemitérios, empresas, etc.

10h44 - A Polónia registou um aumento recorde de casos diários de coronavírus pelo segundo dia consecutivo.  Registaram-se, esta sexta-feira, 1.587 novas infecções. No total, a nação de 38 milhões de pessoas registou 84.396 infecções e 2.392 mortes desde o início da pandemia, refere a Reuters.

10h39 - A Rússia registou, esta sexta-feira, mais 7.212 novos casos de Covid-19 e 108 mortos. O atual balanço é de um total de 1,1 milhões de pessoas infetadas e mais de 20 mil vítimas mortais desde o início da pandemia, noticia a Sputnik. 

10h30 - As unidades de Saúde da Apúlia e Forjães, em Esposende, vão reabrir até ao dia 01 de outubro, "estando em estudo" uma solução para criar um centro de testagem à covid-19 em Belinho.

10h10 - A África passou hoje a barreira dos 35 mil mortos devido à covid-19, com mais 171 óbitos nas últimas 24 horas, num total de 1.437.072 infetados.

10h05 - A morte de um pinguim, após ingerir uma máscara N95, no Brasil, está a aumentar a preocupação dos ambientalistas com o aumento dos "resíduos da pandemia" do novo coronavírus, e que representam uma nova ameaça para a fauna marinha.

09h50 - A Organização Mundial de Saude (OMS) decidiu recordar, em vídeo, a forma como o novo coronavírus se propagou em Itália, o primeiro país da Europa a ser duramente afetado pela pandemia.

09h45 - Moscovo aconselhou os seus habitantes a manterem-se em casa e pediu às empresas que implemente o teletrabalho. Este apelo surge um dia depois de Vladimir Putin ter pedido aos líderes regionais que não colocassem a luta contra a Covid-19 em "segundo plano", reporta o El Pais. 

09h30 - O ator brasileiro Rafael Cardoso, a mulher, a influencer digital Mariana Bridi, e os filhos do casal, Aurora, de cino anos, e Valentim, de dois, testaram positivo para a Covid-19. Uma informação que foi confirmada à revista Quem pela assessoria de imprensa do ator

08h31 - Sabe quando deve substituir a máscara (descartável)?  A DGS esclarece:

08h20 - No começo da pandemia, a maioria dos especialistas acreditava que a Covid-19 se transmitia sobretudo através das superfícies. Todavia, à medida que nos fomos familiarizando com o novo coronavírus, pesquisas revelaram poucas evidências que o vírus se propague através das superfícies, mas sim,  através das vias respiratórias

08h16 - Os testes rápidos podem ter uma eficácia de 95% no rastreio da covid-19, mas têm de ser moleculares e operados por técnicos especializados, advertiu hoje o médico e professor de microbiologia da Universidade de Lisboa (UL) Thomas Hanscheid.

07h52 - A Alemanha registou 2.153 casos e 15 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas.

07h40 - Vírus está mais forte? O coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, pode ter sofrido mutações adicionais e ter-se tornado ainda mais contagioso. E pode inclusive estar a adaptar-se de forma a ultrapassar 'barreiras' como máscaras, alertam especialistas de Houston, nos EUA.

07h30 - A China atingiu hoje 40 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou oito casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas. O número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 166.

07h20 - A edição de 2021 do famoso carnaval do Rio de Janeiro, agendada para fevereiro, foi adiada indefinidamente devido à pandemia de covid-19, ainda muito ativa no Brasil, anunciou na quinta-feira um responsável. A última vez que o carnaval carioca foi suspenso aconteceu em 1912, após a morte do ministro dos Negócios Estrangeiros.

07h05 - A Unilabs vai disponibilizar um teste de diagnóstico que permite "diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais", auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos.

06h51 - O Governo brasileiro anunciou na quinta-feira a atribuição de 2,5 mil milhões de reais (390 milhões de euros) para o país entrar na aliança internacional por vacinas contra a covid-19, a Covax Facility.

06h40 - Uma empresa farmacêutica da China disse hoje que a vacina contra o novo coronavírus que está a desenvolver deve estar pronta no início de 2021 para distribuição em todo o mundo, incluindo na Europa e Estados Unidos.

06h25 - A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje os dados da execução orçamental até agosto, depois de em julho ter registado um agravamento do défice em 7.853 milhões de euros, devido à pandemia.

06h19 - A Índia registou 86.052 casos de coronavírus nas últimas 24 horas, somando cinco dias abaixo das 90 mil infeções, segundo dados do Ministério da Saúde indiano.

06h15 - A Argentina registou 391 mortos e 13.467 infetados com o novo coravírus nas últimas 24 horas, um recorde diário de contágios

06h07 - O México registou 490 mortos e 5.408 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 75.439 e o de casos para 715.457.

06h04 - Os Estados Unidos registaram 846 mortos e 33.720 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório