Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Unidades de saúde em Esposende reabrem até 1 de outubro

As unidades de Saúde da Apúlia e Forjães, em Esposende, vão reabrir até ao dia 01 de outubro, "estando em estudo" uma solução para criar um centro de testagem à covid-19 em Belinho, anunciou hoje o presidente daquela autarquia.

Unidades de saúde em Esposende reabrem até 1 de outubro
Notícias ao Minuto

10:21 - 25/09/20 por Lusa

País Covid-19

Num texto publicado na sua página da rede social Facebook, Benjamim Pereira explica que aquelas unidades de saúde foram encerradas em março "como estratégia de prevenção", no âmbito do combate à pandemia de covid-19, delineada pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III Barcelos Esposende.

"Estou hoje em condições de garantir que o mais tardar no dia 1 de outubro estarão em funcionamento as Unidades de Saúde de Apúlia e Forjães, estando em estudo uma solução para um eventual Centro Covid em Belinho, de forma a que as pessoas que tenham que ser testadas não tenham que se dirigir a Barcelos", anunciou.

Em julho reabriu a Unidade de Saúde de Fão e em agosto, explica o autarca, foi contactado o diretor daquela ACES "no sentido de o sensibilizar para a necessidade extrema de se reabrirem as restantes Unidades de Saúde ainda encerradas", nomeadamente as de Apúlia, Forjães e Belinho.

"Disponibilizei o município para fazer o que fosse necessário com vista à reabertura, nomeadamente suportando encargos financeiros que não são da nossa responsabilidade. Ficou do lado do ACES encontrar os recursos humanos que viabilizassem a reabertura, mesmo que em horários mais reduzidos, mas que permitissem que as pessoas mais fragilizadas não ficassem sem apoio médico de proximidade, dando assim resposta ao descontentamento das populações", acrescenta o presidente daquele município do distrito de Braga.

Benjamim Pereira descreve que, após contactar igualmente o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, fixou "nessa altura [em 24 de agosto] um prazo limite até ao final de setembro para que tudo estivesse resolvido".

Desde então, confirmou à Lusa o autarca no início de setembro, "foi acordada a realização por parte da autarquia de pequenas intervenções nos edifícios, ficando a cargo da ARS-N a disponibilidade de recursos humanos".

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório