Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

StayAway Covid? GNR explica como funciona a app "anónima e segura"

Guarda Nacional Republicana faz uma publicação onde tira as dúvidas que ainda podem subsistir acerca da utilização da aplicação. Mais de um milhão de portugueses já descarregaram.

StayAway Covid? GNR explica como funciona a app "anónima e segura"
Notícias ao Minuto

13:55 - 25/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dedica, esta sexta-feira, uma publicação à aplicação StayAway Covid, lançada para os portugueses saberem se foram contacto de proximidade com alguém infetado com o novo coronavírus. Para fazer o download através do seu telemóvel, deve ir à App Store ou à Google Play. Já mais de um milhão de pessoas o fizeram.

"Esta aplicação pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com Covid-19", começa por explicar a autoridade, sendo que "cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na aplicação".

Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), "a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado, durante 15 minutos ou mais, sempre sem revelar a identidade do usuário, dos seus contactos ou de outros utilizadores", prossegue a mensagem hoje colocada no Facebook.

E o que acontece em seguida? "Se não existir registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da aplicação apresenta uma cor verde". Esta mudará para o estado amarelo "sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19". 

A Guarda Nacional Republicana recorda ainda que a StayAway Covid é uma "aplicação anónima, voluntária e segura".

Leia Também: Mais de 1 milhão de pessoas descarregaram a aplicação Stayaway Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório