Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Vírus "não é a maior ameaça"; Mais 1.214 mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Vírus "não é a maior ameaça"; Mais 1.214 mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:30 - 10/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Pandemia

Os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, esta sexta-feira, dão conta de 1.646 óbitos e 45.679 casos confirmados em Portugal, tendo sido reportados mais dois óbitos e 402 novos casos de infeção nas últimas 24 horas.

António Costa reuniu-se hoje com o autarca de Loures -um dos 19 concelhos mais afetados pela Covid-19 - e, no fim da reunião, admitiu que "seria prematuro, neste momento, aligeirar medidas" em Lisboa e Vale do Tejo

"Isto é um processo dinâmico, todos os dias há novos dados", pelo que, "temos de ir acompanhando dia a dia a evolução da situação", reforçou o primeiro-ministro.

As restrições impostas a Portugal por outros países continua a gerar alguma polémica, mas Marcelo Rebelo de Sousa recusou , esta sexta-feira, a lógica de "olho por olho, dente por dente", ressalvando que o país não optará pela "retaliação".

Siga a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo através do mapa. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

00h00 - Este registo chega agora ao fim, mas será retomado na manhã deste sábado. As elevadas temperaturas vieram para ficar, mas é essencial manter as medidas de prevenção para evitar o contágio do novo coronavírus. Se tiver sintomas ligue:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h49 - Os Estados Unidos saudaram hoje a investigação iniciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as origens da Covid-19 na China, onde dois peritos da organização são esperados nas próximas horas para uma missão exploratória.

23h40 - O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje a renovação da quarentena no estado até 30 de julho e uma flexibilização nas restrições das regiões do litoral e interior. Agora, apenas 17% da população do estado está em áreas com restrição severa, que permite apenas serviços fundamentais.

23h10 - Atualização no Brasil. O país ultrapassou esta sexta-feira a barreira das 70 mil vítimas mortais, depois de terem sido reportadas 1.214 mortes nas últimas 24 horas. Em termos de casos, foram registados 45.048 no último dia, sendo já cerca de 1,8 milhões os casos de infeção.

22h39 - Comentário Francisco Louçã. No habitual espaço da SIC Notícias, às sextas-feiras, o fundador do Bloco de Esquerda comentou o possível fim das reuniões dos líderes políticos com os especialistas, que ocorriam no Infarmed, considerando-as muito importantes.

"As reuniões são muito importantes porque estamos perante uma doença nova e tudo o que se possa concentrar de estudos científicos e internacionais e de aplicações concretas de especialistas [...] é importantíssimo", explicitou

22h20 - Durante a conferência de imprensa desta sexta-feira, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde criticou a "falta de liderança" de alguns países e fez um apelo mundial. "Meus amigos, não se enganem. A maior ameaça que enfrentamos neste momento não é o vírus em si, mas sim a falta de liderança e solidariedade a níveis globais e nacionais", começou por dizer Tedros Adhanom, apontando que esta "tragédia" está a custar muitas vidas. "Não podemos derrotar esta pandemia com um mundo dividido", acrescentou.

Pode recordar aqui o briefing diário da OMS.

22h10 - Competições regressam. As competições seniores de andebol, basquetebol, futsal, patinagem e voleibol começarão em 22 de agosto, sem público, e os treinos "sem restrições" em 01 de agosto, datas que carecem de aprovação governamental até final de julho.

21h46 - A Califórnia vai libertar, até ao final de agosto, cerca de 8 mil prisioneiros mais cedo após terem sido reportados surtos do novo coronavírus nestas instituições. A medida serve para ganhar espaço nestes estabelecimentos, de forma a ser possível cumprir as medidas de distanciamento social recomendadas e o isolamento, reporta a CNN.

21h22 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus já matou 556.140 pessoas e infetou mais de 12,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

21h19 - O relator especial das Nações Unidas para a liberdade de expressão, David Kaye, considera que as restrições à informação impostas por governos durante a pandemia de Covid-19 custaram muitas vidas.

21h12 - Reabrir parques infantis? DGS não recomenda. A reabertura de parques infantis não é "nem de perto nem de longe" recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse hoje a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de "bolhas familiares".

21h10 - "Desconfinamento inseguro". O Governo da Madeira alertou hoje para a eventualidade de o "desconfinamento inseguro" no país vir a contribuir para um aumento do número de casos de Covid-19 no arquipélago, onde estão sinalizados apenas dois doentes ativos.

21h06 - Missas online. O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, considerou hoje que a transmissão da celebração de missas pela internet e televisão imposta pela pandemia "não era a mesma coisa" e que os fiéis foram colocados perante uma prova "por vezes dura". 

21h00 - Atualização em Angola. O país aumentou hoje o número de casos de Covid-19 para 462, com mais quatro infetados, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda.

19h57 - Vacina para a Covid-19? Deveria ser "um bem global". Uma vacina para combater o novo coronavírus deveria ser "um bem global" que está disponível para todos os países, disse hoje a primeira chefe de estado eleita em África, Ellen Johnson Sirleaf, em declarações à Sky News.

Notícias ao MinutoEllen Johnson Sirleaf© reuters

19h50 - Conselho da DGS. A Direção-Geral da Saúde partilhou, esta sexta-feira, mais um conselho relativamente ao novo coronavírus, através de uma mensagem de vídeo da cantora Sofia Escobar. "Não combines festas nem encontros com muitas pessoas. O vírus continua a circular. Mantém-te distante, mas apenas fisicamente. O contacto social continua on", pode ler-se na mensagem divulgada.

19h40 - Retrocesso na educação. UNESCO alertou hoje para um eventual retrocesso de seis anos na educação devido à redução de verbas investidas por causa da crise económica e social causada pela pandemia de Covid-19.

19h34 - A Câmara de Vizela admitiu hoje a "possibilidade de um surto" de Covid-19 no concelho, depois de ter encerrado as atividades de tempos livres de uma escola onde foram confirmados dois casos positivos numa funcionária e numa criança.

19h30 - Manipulação de dados na Rússia? agência de estatísticas russa difundiu hoje números oficiais que indicam pelo menos 7.444 mortos por coronavírus no país, um balanço duas vezes superior ao anunciado até ao momento pelas autoridades.

19h20 - Atualização em França. O país ultrapassou esta sexta-feira a cifra das 30 mil mortes devido ao novo coronavírus, após terem sido reportadas mais 25 mortes nos hospitais. Os últimos dados dão ainda conta de 658 novos casos, elevando o número total de infetados para 170.752.

19h01 - Dezasseis alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que estão infetados com Covid-19, foram transferidos do Hospital Sousa Martins para uma unidade de alojamento disponibilizada pela Câmara Municipal, foi hoje anunciado.

18h43 - 40% dos surtos em Espanha ocorreram em reuniões familiares. Desde que foram anunciadas as primeira medidas de desconfinamento no país, a 11 de maio, foram registados pelo menos 95 surtos, sendo que 36 ocorreram em encontros familiares, reporta o El País.

18h33 - Próximo ano letivo. A diretora-geral da Saúde frisou hoje que ao distanciamento "mínimo de um metro" entre alunos, nas salas de aulas no arranque do novo ano letivo, somar-se-ão "outros métodos barreira" como forma de prevenção de infeções pelo novo coronavírus.

18h21 - Erradicar a Covid-19? "Na situação atual, é muito improvável". Durante a conferência de imprensa da Organização Mundial da Saúde, desta sexta-feira, em Genebra, o especialista Mike Ryan admitiu que "na situação atual, é muito improvável que se consiga erradicar ou eliminar o novo coronavírus".

"Existem ambientes em particular onde isso pode ocorrer  - como ilhas -, mas mesmo aí há o risco de existirem casos importados", reconheceu.

18h14 - Tratamento. Empresas farmacêuticas do Brasil estão a dar prioridade à produção de dexametazona, depois de estudos preliminares indicarem a eficiência deste esteróide em reduzir consideravelmente a mortalidade em casos graves de Covid-19.

18h10 - 'Verão Seguro 2020'. A PSP anunciou hoje que tem em curso a operação 'Verão Seguro 2020', que assenta no reforço do patrulhamento policial nos locais de maior visibilidade e acompanhamento das medidas em vigor no âmbito da pandemia da Covid-19.

18h00 - Atualização na Sérvia. As autoridades sérvias anunciaram hoje um número recorde de mortos por coronavírus num só dia, denunciando a "irresponsabilidade" dos manifestantes que desceram à rua nos últimos dias em protesto contra a gestão da crise sanitária.

Notícias ao MinutoMilhares de pessoas protestaram conta a gestão do governo face ao novo coronavírus© Reuters

17h42 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, viajou hoje para o estado da Florida, um dos epicentros da pandemia de Covid-19, para um grande comício eleitoral, ignorando os apelos das autoridades de saúde.

Notícias ao MinutoTrump realiza comício apesar de autoridades de saúde não recomendarem© Reuters

17h38 - Vítimas mortais em lares. A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que a epidemia de Covid-19 já provocou 628 mortes em utentes que viviam em lares em Portugal.

17h33  - A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), da Gandra, Paredes, distrito do Porto, anunciou hoje que os 39 alunos em isolamento profilático testaram "negativo" à Covid-19, após terem estado em contacto com uma colega que testou positivo.

17h29 - OMS. "O Mundo atingiu esta sexta-feira os 12 milhões de casos", divulgou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), apontando que nas últimas seis semanas os casos mais do que duplicaram.

17h18 - António Costa afirmou hoje, na sua página oficial do Twitter, após a reunião com o autarca de Loures - um dos 19 concelhos mais afetados pela pandemia - que "os dados indicam que as medidas que foram adotadas [para estas zonas, que continuam em Estado de Calamidade] têm provado ser ajustadas e adequadas". 

O Conselho de Ministros extraordinário previsto para segunda-feira, foi adiado para terça-feira, dia 14, confirmou hoje fonte da Presidência do Conselho de Ministros. A reunião extraordinária serve para analisar as medidas de desconfinamento (em vigor e as que se seguem) devido à pandemia.

Notícias ao Minuto© Twitter| António Costa

17h05 - Portugal permanece o quinto país da UE que mais testes realiza. As autoridades de saúde destacaram hoje que têm sido "o mais transparente possível relativamente aos números" e destacou que Portugal "permanece o quinto país da UE que mais testes realiza".

Desde o dia 1 de março até ontem foram feitos mais de 1.300.000 testes. Destes 8,5% foram já realizados no presente mês, divulgou Marta Temido.

"Somos dos países que reporta com mais transparência", acrescentou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

17h03 - Os alunos podem candidatar-se a ciclos de mestrado ou doutoramento sem terem concluído o ciclo de estudos anterior, segundo um diploma hoje aprovado no parlamento que vigorará durante a pandemia de Covid-19.

17h01 - Reuniões no Infarmed? O presidente do PSD defendeu hoje que as reuniões no Infarmed sobre a evolução da Covid-19 em Portugal devem continuar, mas com menos frequência e mais curtas, e afirmou desconhecer se vão acabar ou não.

16h54 - Atualização em Itália. O país registou mais 12 mortes e 276 casos nas últimas 24 horas. No total, o novo coronavírus já fez 34.938 vítimas mortais e 242.639 infetados no país italiano.

16h34 - Surtos ativos. Durante a conferência de imprensa desta sexta-feira, a Ministra da Saúde informou que o país tem diversos surtos ativos, com 27 na região do Norte, 10 no Centro, 107 em LVT - "um número compatível com aquilo que é a incidência da doença" -, cinco no Alentejo e 12 no Algarve, explicou. No total, o país conta 161 surtos ativos.

16h28 - Atualização em Espanha. O país registou mais 2 mortes e 333 casos nas últimas 24 horas. No total, Espanha contabiliza 253.908 infetados e 28.403 vítimas mortais.

16h18 - Atualização no Reino Unido. O país registou mais 48 mortes e 512 novos casos nas últimas 24 horas. O número diário de óbitos de hoje apresenta um descida face ao registado ontem (85).

16h01 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde sobre a evolução do novo coronavírus no país.

16h00 - Agradecimento aos profissionais de saúde. O Jardim Zoológico de Lisboa convida todos os profissionais de saúde, bombeiros e membros da PSP e GNR a visitar o parque, gratuitamente. "Através desta iniciativa, o Zoo procura agradecer a todos os homens e mulheres com garra que se mantiveram, e mantêm, na linha da frente na luta contra o Covid-19", pode ler-se numa nota enviada às redações.

15h55 - Atualização nos Açores. Os Açores registaram nas últimas 24 horas três casos positivos de Covid-19 na ilha de São Miguel, elevando para 157 o total de casos detetados até à data, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h50 - A partir da próxima semana, a operação de controlo da temperatura dos passageiros nos aeroportos de Faro e do Porto será assegurada pela ANA - Aeroportos de Portugal, informou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI). 

"Mais de 100 Bombeiros Voluntários asseguraram, desde o passado dia 23 de março, a operação de controlo da temperatura dos passageiros nos aeroportos de Faro e do Porto, no âmbito das medidas de combate à pandemia da doença Covid-19. Esta tarefa será, a partir da próxima semana, assegurada pela ANA - Aeroportos de Portugal", pode ler-se na nota enviada às redações.

15h48 - Atualização em Cabo Verde. O número de mortos no país subiu hoje para 26, mais um, e há mais 52 novos casos de infeção, elevando o total para 1.842, segundo o Centro de Operações de Emergência de Saúde.

15h42 - Encerrar fronteiras? Autarca de Reguengos diz que "não faz sentido". O autarca de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, José Calixto, afirmou hoje que "não faz sentido" o encerramento das fronteiras na região para travar a propagação da Covid-19, conforme pedido por dois autarcas da província espanhola de Badajoz. 

15h36 - Portugal contabiliza 30.350 recuperados do novo coronavírus, sendo que 301 recuperações ocorreram nas últimas 24 horas.

15h32 - Vírus cria "novos sem-abrigo". O Presidente da República distribuiu hoje refeições a pessoas carenciadas em Coimbra, alertando que, por todo o país, tem encontrado novos sem-abrigo, muitos deles jovens que ficaram sem teto por causa da crise provocada pela pandemia.

15h18 - A Bélgica proibiu hoje a entrada de viajantes vindos de freguesias específicas do distrito de Lisboa, dando luz verde ao resto do país, segundo as últimas informações no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros belga.

15h14 - De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, Portugal registou duas mortes e 402 novos casos nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 1.646 óbitos e 45.679 casos confirmados. Hoje, 342 casos são em LVT, ou seja, 85%.

Boa tarde. A partir de agora pode acompanhar aqui todas as incidências relacionada com a Covid-19. Pode recordar aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório