Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Temperaturas elevadas mantêm-se "ao longo da próxima semana"

Temperatura máxima "deverá variar entre 30 e 35°C no litoral, devendo atingir valores entre 35 a 40°C nas regiões do interior".

Temperaturas elevadas mantêm-se "ao longo da próxima semana"
Notícias ao Minuto

21:26 - 10/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Meteorologia

As elevadas temperaturas vão manter-se em Portugal "ao longo da próxima semana", pode ler-se em comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Irá ocorrer "uma descida temporária de temperatura no dia 12, menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo, e uma nova subida gradual a partir de dia 13, segunda-feira", sendo que o período de tempo quente "deverá durar, pelo menos, de 12 a 17 de julho".

A temperatura máxima "deverá variar entre 30 e 35°C no litoral, devendo atingir valores entre 35 a 40°C nas regiões do interior".

"Também a temperatura mínima apresenta tendência para uma subida gradual, com valores que deverão ser superiores a 20°C em grande parte do território continental, em especial no interior e no sotavento algarvio, e que são classificadas como noites tropicais", é explicado.

Estes valores de temperatura, revela o IPMA, "estão acima do habitual para a época do ano" e "esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior".

As temperaturas elevadas são consequência de um "anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica" e que origina o "transporte de uma massa de ar quente do norte de África".

Neste seguimento, a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem vindo a fazer avisos. "Com a temperatura a subir, saiba como se prevenir", escreveu a autoridade para a Saúde nas redes sociais. 

"Para se proteger dos efeitos do calor intenso na saúde mantenha-se informado, hidratado e fresco. Tenha especial atenção aos doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida", alerta, aconselhando que se beba água ou sumos de frutas naturais sem açúcar e que se evite o consumo de bebidas alcoólicas". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório