Meteorologia

  • 05 AGOSTO 2020
Tempo
32º
MIN 19º MÁX 34º

Edição

AO MINUTO: 13 infetados no São José; É "prematuro aligeirar medidas"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: 13 infetados no São José; É "prematuro aligeirar medidas"

O primeiro-ministro, António Costa, desloca-se hoje ao concelho de Loures, no âmbito das várias reuniões que tem promovido com autarcas e outros responsáveis locais sobre a evolução da situação epidemiológica nos concelhos mais afetados pela Covid-19.

Além do primeiro-ministro, vão estar presentes no encontro a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, na qualidade de coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo do combate à pandemia.

Esta quinta-feira decorreu mais um Conselho de Ministros, mas António Costa não falou ao país, tendo antes sido agendada uma reunião extraordinária para segunda-feira.

Portugal contabiliza pelo menos 1.644 mortos associados à covid-19 em 45.277 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta quinta-feira dava conta de mais 418 casos e 13 mortos em apenas 24 horas, o que faz soar os alarmes, visto que, há mais de um mês que não morriam tantas pessoas com Covid-19 no nosso país. 

Os EUA bateram um novo recorde diário de casos de coronavírus, com 61.790 diagnósticos em apenas 24 horas. Também a Índia e o México têm recordes a assinalar esta sexta-feira. A nível mundial o novo coronavírus já infetou 12,2 milhões de pessoas e matou 555.036.

Siga a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo através do mapa. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

15h30 - Este registo chegou agora ao fim. Pode continuar a acompanhar todas as atualizações sobre o novo coronavírus aqui.

15h20 - Portugal registou mais dois óbitos e 402 casos de infeção nas últimas 24 horas, divulgou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde. No total, o país contabiliza 1.646 vítimas mortais e 45.679 infetados.

14h59 - Os crimes contra a vida selvagem e o tráfico de animais potenciam doenças como a covid-19, alerta a ONU num relatório hoje divulgado, segundo o qual o crime contra a vida selvagem "é uma questão global".

14h58 - O Presidente da República vincou hoje que Portugal tem realizado um grande número de testes à covid-19, defendendo essa "política da verdade", mesmo que tenha custos no turismo externo.

14h56 - O primeiro-ministro considerou hoje "manifestamente injusto" que Portugal esteja na "lista vermelha" de vários países por causa da covid-19 e criticou a forma como está a ser feita a gestão das fronteiras internas na União Europeia.

14h54 - O presidente da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve e a delegada de saúde regional afirmaram hoje que a situação epidemiológica na região "está controlada", apesar da existência de alguns casos pontuais.

14h45 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, pediu hoje que a diplomacia portuguesa "arregace as mangas" e promova o turismo nos locais onde Portugal consegue ser altamente competitivo por apresentar um controlo da pandemia.

14h33 - A dívida pública mundial vai atingir um nível inédito este ano, representando 101,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais do que no fim da Segunda Guerra Mundial, afirmam responsáveis do FMI num artigo divulgado hoje.

14h27 - Os serviços de saúde da Estremadura espanhola vão acompanhar de forma "muito rigorosa" este fim de semana a situação epidemiológica em Villanueva del Fresno, fronteiriça do município português de Reguengos de Monsaraz, onde foi detetado um surto de covid-19.

14h20 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse hoje compreender a preocupação dos autarcas espanhóis que pediram o encerramento de fronteiras com Portugal, mas garantiu que o surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz está "perfeitamente identificado" e "localizado".

14h18 - A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do primeiro médico vítima da pandemia da covid-19, Vítor Duarte.

13h56 - O surto de covid-19 no hospital de S. José, em Lisboa, atingiu mais uma pessoa, sendo agora 13 aqueles que testaram positivo à doença, segundo fonte do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

13h49 - A sociedade portuguesa não tem utilizado uma postura de "olho por olho, dente por dente" em relação aos países que colocam restrições a Portugal devido à pandemia da Covi-19, vincou esta sexta-feira Marcelo Rebelo de Sousa, rejeitando a ideia de retaliação.

13h48 - O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se em Madrid com o rei Felipe VI, com quem terá "almoço de trabalho", no dia 21 de julho, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

13h45 - O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, admitiu hoje prolongar para além de 31 de julho o estado de emergência decretado devido à pandemia da covid-19, para facilitar o controlo do vírus.

13h42 - Portugal foi excluído dos "corredores de viagem" estabelecidos pelo Reino Unido com dezenas de países para dispensar de quarentena turistas britânicos no regresso de férias, mas passageiros com origem em Portugal estão a passar sem controlo nos aeroportos londrinos. 

13h33 - O plano de recuperação económica coordenado pelo empresário António Costa Silva propõe transformar Portugal numa "fábrica da Europa" na área dos dispositivos médicos, como ventiladores, e consolidar a fileira dos equipamentos de proteção individual, revendo os sistemas de certificação.

13h29 - A apresentadora Nadja Haddad revelou hoje que o marido, Danilo Joan, está infetado com o novo coronavírus. A brasileira partilhou, no Instagram, uma foto com o marido, onde fez uma declaração de amor a Danilo e fez um storie muito emocionante. Ora veja:

View this post on Instagram

Meu #tbt não podia ser outro... #tbt do abraço, do colo, da presença de quem faz eu me sentir mais forte e corajosa! Meu marido, meu melhor amigo, meu coração que bate fora do peito... @danilojoan Jamais imaginei que seríamos obrigados a ficar distantes, ainda mais, por questão de saúde... @danilojoan minha vida, é horrível me preparar pra dormir e não ter você pra eu cuidar, pra te cobrir enquanto vc dorme, para rezar descansando minha mão sobre vc, te dar um beijo na testa... Os próximos dias serão de muita provação pra nós, mas sei que ficaremos ainda mais fortes e unidos! De longe, cuidarei de você e da mamãe! Tudo é aprendizado! Não existe pessimismo para quem tem fé! Cuida de você pra mim... e daqui, tb seguirei cuidando de nós! . . . #fiqueemcasa #isolamentosocial #saude #amor #cura #covid19 #vaipassar

A post shared by NADJA HADDAD + (@nadjahaddad) on Jul 9, 2020 at 9:50pm PDT

13h27 - O Reino Unido revelou hoje que morreram duas crianças com sintomas semelhantes à doença de Kawasaki. A doença, descrita como uma síndrome inflamatória, semelhante à doença de Kawasaki, foi diagnosticada em várias crianças em todo o mundo, e associada à Covid-19.

13h26 - O Governo deve eliminar o limite de anos que os bancos e as empresas têm para deduzir prejuízos fiscais ao IRC, segundo a versão preliminar do plano de recuperação económica apresentado ao Governo pelo seu consultor António Costa Silva.

13h17 - Os hospitais da província de Gauteng estão a registar falta de oxigénio e à beira de esgotar a capacidade de camas num dia em que a África do Sul bateu um novo recorde diário de casos confirmados.

13h13 - A retoma dos voos domésticos em Cabo Verde, em 15 de julho, vai obrigar os passageiros a apresentarem testes negativos para covid-19 nas ligações da Praia e ilha do Sal, devido à situação epidemiológica, anunciou hoje o primeiro-ministro.

13h10 - O primeiro-ministro reforçou, ao início da tarde desta sexta-feira, em Loures, que "seria prematuro, neste momento, aligeirar medidas" em Lisboa e Vale do Tejo. "Isto é um processo dinâmico, todos os dias há novos dados", pelo que, "temos de ir acompanhando dia a dia a evolução da situação", afirmou Costa. 

13h00 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou esta manhã a lógica "olho por olho, dente por dente", em relação aos países que colocam restrições a Portugal devido à pandemia da Covid-19. "Não vamos pela retaliação", disse.

12h51 - O Cazaquistão rejeitou hoje a alegação da embaixada chinesa naquele país de que um novo vírus, mais mortal que a covid-19, se estaria a espalhar em várias regiões da nação da Ásia central.

12h50 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 555.036 pessoas e infetou mais de 12,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h41 - Israel registou um recorde de infeções pelo novo coronavírus com 1.464 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério da Saúde do país.

12h30 - O Alentejo e o Ribatejo também têm uma nova campanha que sensibilizar os turistas para a beleza destas duas regiões. Espreite:

12h26 - 'O Algarve fica-te bem' é a nova campanha do Turismo do Algarve. Ora veja:

12h18 - A taxa de ocupação média de passageiros, em junho, na SATA "rondou os 40%", avançou hoje a transportadora aérea açoriana, num balanço "muito positivo" ao reinício gradual da operação que esteve suspensa devido à pandemia.

12h15 - Investigadores apontam que doentes infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, que apresentam variantes de ADN neandertal têm uma probabilidade 70% mais elevada de sofrerem de quadros graves da patologia pulmonar. Saiba mais sobre o assunto na nossa secção de Lifestyle.

12h14 - Vinte e um praticantes de pólo aquático, incluindo nove crianças, em Paços de Ferreira foram colocados em isolamento profilático, depois de um professor da modalidade ter sido diagnosticado com covid-19, informou hoje a câmara municipal.

12h07 - A região de Tudela, em Navarra, Espanha, está novamente em alerta depois de 23 convidados de um casamento, e no qual se inclui a noiva, terem testado positivo à Covid-19.

12h05 - Marcelo Rebelo de Sousa comentou hoje as previsões económicas para a segunda metade do ano que são piores do que se pensava inicialmente, salientando que um défice de 7% "traduz bem a crise brutal" que o país já começou a viver e que irá viver daqui em diante. 

12h00 - O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se hoje, por videoconferência, com a sua homóloga dinamarquesa, Mette Frederiksen, e pediu "espírito aberto" para que haja um acordo na próxima reunião do Conselho Europeu, dias 17 e 18 em Bruxelas. Mette Frederiksen, tal como António Costa, pertence à família europeia de sociais-democratas e socialistas, mas a primeira-ministra dinamarquesa tem manifestado oposição às propostas da Comissão Europeia para a criação de um fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros e Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027).

11h58 - António Costa Silva lembrou hoje que as previsões para a economia portuguesa e mundial têm vindo a ser revistas e adianta que Portugal "pode vir a enfrentar uma das piores crises da sua história" e que "a queda do PIB [Produto Interno Bruto] em 2020 pode chegar aos 12%."

11h25 - Já é conhecido o sorteio da final a oito da Liga dos Campeões em Lisboa. Conheça aqui o emparelhamento de todos os jogos.

11h45 - Os bombeiros da Guarda instalaram o dispositivo de combate a incêndios rurais fora do quartel, nas instalações da Pousada da Juventude local, para evitar o contágio de covid-19 entre os elementos do corpo ativo, foi hoje anunciado.

11h40 - É seguro usar uma casa-de-banho pública?  Um estudo recente publicado na revista Physics of Fluids afirma que as gotículas libertadas para a atmosfera ao puxar o autoclismo podem propagar-se até um metro e podem ser inaladas pelos indivíduos. Assim sendo, segundo esta pesquisa, resquícios do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, podem ser transportados na bruma expelida e na pessoa que tem a infelicidade de as inalar. Saiba mais clicando aqui.

11h35 - Conselhos da DGS. Mesmo em plena pandemia, não nos podemos esquecer de cuidar de outros aspetos da nossa saúde. Avizinha-se um fim de semana de calor, por isso, hoje, a DGS deixou alguns conselhos que não pode esquecer de cumprir para se manter saudável. Ora veja:

11h29 - Um mayor do Alabama, que exercia o seu cargo desde 1984, morreu vítima de Covid-19. O óbito acontece numa altura em que o número de casos da doença está a aumentar neste Estado norte-americano.

11h24 - A 'síndrome do coração partido' (Miocardiopatia de Takotsubo) é geralmente desencadeada por situações de stress extremo. Um exemplo dessa síndrome são os casais que morrem com uma diferença de poucos dias um do outro. Os sintomas incluem dor súbita no peito, causada pelo aumento das hormonas do stress. Saiba mais aqui.

11h21 - A procura por bicicletas aumentou 93% durante o confinamento, de acordo com os dados revelados pela plataforma OLX. O preço médio de bicicletas e acessórios relacionados, na plataforma, cresceu 29% entre janeiro (107€) e maio (138€) deste ano.

11h06 - Depois de vários dias a registar óbitos, Reguengos de Monsaraz respira de alívio após dois dias sem mortos.

11h02 - O sorteio da fase final da Champions em Lisboa já começou. Siga aqui em direto.

10h50 - Um homem de Maryland, nos EUA, pode ser o primeiro paciente a ter sido vacinado com sucesso contra a Covid-19. David Rach terá participado numa série de ensaios que visavam criar anticorpos contra a doença. Saiba mais sobre esta história clicando aqui

10h43 - O festival de Vilar de Mouros do próximo ano vai contar, no cartaz, com Iggy Pop, Bauhaus, Wolfmother e Legendary Tigerman, anunciou hoje a organização. Recorde-se que, tal como todos os festivais, a edição de 2020 de Vilar de Mouros teve de ser cancelada devido à pandemia da Covid-19.

10h30 - Os Clã arrancam hoje, em Ílhavo, com uma nova digressão para mostrar o álbum 'Véspera', num espírito de entusiasmo pelo regresso aos palcos e de incerteza pela imprevisibilidade da pandemia da covid-19.

10h17 - No Bristol Park, no Reino Unido, o distanciamento social está a ser promovido... com amor. No relvado do Queen Square foram pintados corações. Estes delimitam o espaço onde cada grupo se deve localizar para garantir o distanciamento social. Ora veja:

10h13 - A piscina de Alcains abre no sábado, mas este ano com lotação reduzida, regras de utilização e com a possibilidade de os utentes comprarem antecipadamente os bilhetes, anunciou hoje o município de Castelo Branco.

10h00 - O número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 12.443, mais 237 nas últimas 24 horas, em cerca de 541 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

09h56 - Vai às compras? A Reader's Digest enumerou algumas práticas de forma a evitar o contágio em tempos de pandemia. Clique aqui para ficar a par dos conselhos.

09h46 - A Polícia Marítima colabora com a Proteção Civil na sensibilização para as orientações da DGS e para a legislação nos apoios de praia no concelho de Sesimbra. Ora veja:

09h32 - Esta sexta-feira, a Rússia regista 6.635 novos casos de infeção por Covid-19. O país possui, no total, 713.936 casos da doença. Quanto aos mortos, nas últimas 24 horas, o país registou mais 174 vítimas mortais e ultrapassou as 11 mil mortes, desde o início da pandemia. São, mais concretamente, 11.017.

09h05 - Depois da Covid-19, surgiram alguns casos de peste negra, que fizeram soar os alarmes. E agora há indícios de mais uma doença pronta a deixar o mundo em alvoroço: uma espécie de pneumonia que pode ser mais fatal do que o novo coronavírus.

09h00 - Um funcionário da Santa Casa da Misericórdia de Loulé diagnosticou positivo para a Covid-19. No decorrer deste caso, devem ser conhecidos hoje os resultados dos 250 testes feitos.

08h56 - O apoio excecional à família, relativo a junho, pode ser pedido até esta sexta-feira, dia 10 de julho, de acordo com o calendário divulgado pela Segurança Social. O mesmo se verifica relativamente às situações de desproteção social, cujo apoio também deve ser pedido até hoje. 

08h43 - A América Latina e as Caraíbas está a sofrer um enorme impacto com a pandemia da covid-19, que deve resultar "na mais profunda recessão da memória viva", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

08h37 - O Sindicato dos Médicos da Zona Sul denuncia esta sexta-feira aquilo que refere ser como uma tentativa de impor a lei da rolha no Hospital de Évora, situação que vem aumentar o descontentamento dos médicos que têm manifestado desagrado pelas decisões relacionadas com a gestão dos clínicos em época de Covid-19. 

08h18 - O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirmou na quinta-feira que os Estados Unidos estão a enfrentar "um choque económico e de saúde" que pode "deixar cicatrizes permanentes".

08h00 - O presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela (ACV, composta unicamente por simpatizantes do regime), Diosdado Cabello, iniciou tratamento médico após ter testado positivo para o novo coronavírus, anunciu o Presidente do país, Nicolás Maduro.

07h50 - O México identificou 7.280 casos da covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo um novo recorde de casos diários, e registou 730 mortes, disseram as autoridades do país na quinta-feira.

07h47 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais seis mortes (menos seis do que ontem) devido ao novo coronavírus e mais 395 casos da doença (menos 47 face ao dia anterior), informou esta sexta-feira o Instituto Robert Koch. 

07h40 - A Índia registou 26.506 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário de casos, segundos dados oficiais, levando alguns estados a impor um novo confinamento, para tentar travar a progressão da doença.

07h34 - O turismo algarvio procura alternativas ao mercado britânico, que representa um terço das dormidas na região e quase metade dos passageiros desembarcados no Aeroporto de Faro, e espera que o Governo britânico reverta a sua posição.

07h15 - O número de pessoas diagnosticadas com covid-19 nos centros de detenção para imigrantes indocumentados do Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras dos EUA (ICE, na sigla em inglês) já ultrapassou as três mil, informou a agência federal.

07h11 - Milhares de argentinos protestaram maciçamente em mais de 80 cidades contra a quarentena mais prolongada do mundo e em defesa da "liberdade e da justiça" em alusão ao dia da Independência do país.

07h05 - A China registou nas últimas 24 horas quatro novos casos da covid-19, todos importados do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

07h01 - Os Estados Unidos registaram 61.790 casos da covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde diário no país que é de longe o que tem mais infeções no mundo, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Começa aqui o nosso registo de hoje com as últimas atualizações, em Portugal e no mundo, sobre a pandemia da Covid-19. Se quiser recordar o que se passou ontem clique aqui.

Caso sinta algum sintoma do novo coronavírus não hesite e contacte a linha Saúde 24: 808 24 24 24 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório