Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Voos entre ilhas cabo-verdianas de Santiago e Sal com testes obrigatórios

A retoma dos voos domésticos em Cabo Verde, em 15 de julho, vai obrigar os passageiros a apresentarem testes negativos para covid-19 nas ligações da Praia e ilha do Sal, devido à situação epidemiológica, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Voos entre ilhas cabo-verdianas de Santiago e Sal com testes obrigatórios
Notícias ao Minuto

13:13 - 10/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Considerando a situação das ilhas de Santiago e do Sal, atualmente com elevada transmissão comunitária, é introduzida a medida adicional de exigência de testes rápidos. A pessoa que se desloca de Santiago ou do Sal para outras ilhas, tem que apresentar no 'check in' teste de despiste da covid-19 com resultado negativo, efetuado nas 72 horas que antecedem a viagem", anunciou Ulisses Correia e Silva, numa declaração ao país.

As ligações aéreas domésticas de passageiros, operadas pela Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV, ex-Binter CV), estão suspensas, devido à pandemia de covid-19, desde 29 de março. Nesse dia, foram também suspensas as ligações marítimas, asseguradas pela CV Interilhas (grupo português ETE), mas estas foram retomadas, progressivamente, desde 11 de maio, com o levantamento do estado de emergência diferenciado por ilhas.

A obrigatoriedade de testes de despiste abrange as viagens, aéreas e marítimas, das ilhas de Santiago (Praia) e Sal.

"A continuação do crescimento dos casos positivos de covid-19, particularmente na Praia e na ilha do Sal põe em causa a economia do país, dificulta a abertura de voos internacionais e a circulação de pessoas para o estrangeiro. Temos todos que dar o máximo para baixar os níveis de transmissão do vírus", afirmou Ulisses Correia e Silva.

Cabo Verde regista um acumulado de 1.553 casos de covid-19 desde 19 de março, dos quais 19 óbitos, mas 730 pessoas já foram consideradas recuperadas, permanecendo ativos 802 casos.

Os focos da doença estão na Praia (Santiago), com um acumulado de 942 casos, e na ilha do Sal, com 273 doentes diagnosticados, todos apenas desde 01 de junho.

A retoma dos voos domésticos já esteve prevista para 30 de junho, mas o Governo, alegando a situação epidemiológica do país, decidiu adiar para 15 de julho.

"Condições estão criadas para que testes sejam realizados em todas as delegacias de saúde dessas duas ilhas, evitando a deslocação de pessoas a um único centro. Laboratórios privados, certificados pela Entidade Reguladora Independente da Saúde, mediante protocolo definido pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social poderão realizar testes, criando assim mais alternativas de oferta desse serviço aos utentes", garantiu Ulisses Correia e Silva, na mensagem de hoje.

Acrescentou que além dos laboratórios de virologia na Praia e em São Vicente, para despiste da covid-19, também já está em funcionamento outro na ilha do Sal e será instalado mais um laboratório na capital e um na ilha do Fogo.

"Vamos retomar as viagens com precauções redobradas de controlo sanitário. Um conjunto de medidas foram atempadamente aprovadas: uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, higienização e formulário de vigilância sanitária. Os portos e os aeroportos, as transportadoras aéreas e marítimas, estão sujeitos a rigorosas medidas de segurança sanitária", acrescentou o primeiro-ministro.

Depois ter sido prevista para julho, a retoma das ligações aéreas internacionais foi adiada por Cabo Verde para agosto, mas o primeiro-ministro não se comprometeu com datas: "No momento próprio serão definidas a data e as condições para a retoma dos voos internacionais de passageiros".

A pandemia de covid-19 já provocou quase 551 mil mortos e infetou mais de 12,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório