Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Síndrome do coração partido' aumentou durante pandemia, afirma pesquisa

Este é o resultado de um pequeno estudo, publicado esta quinta-feira.

'Síndrome do coração partido' aumentou durante pandemia, afirma pesquisa
Notícias ao Minuto

10:00 - 10/07/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Sim, a 'síndrome do coração partido' existe, embora também possa ser chamada de Miocardiopatia de Takotsubo. É, geralmente, desencadeada por situações de stress extremo. Um exemplo dessa síndrome são os casais que morrem com uma diferença de poucos dias um do outro. Os sintomas incluem dor súbita no peito, causada pelo aumento das hormonas do stress.

Um pequeno estudo, publicado esta quinta-feira, encontrou um aumento significativo de casos de 'síndrome do coração partido' em dois hospitais de Ohio. Os casos em causa são pacientes que não têm o novo coronavírus, sugerindo que o stress relacionado com a pandemia está a causar danos físicos.

Para chegar a esta conclusão, investigadores da Cleveland Clinic estudaram pacientes com problemas cardíacos tratados nesta primavera e compararam-nos com pacientes com problemas semelhantes nos últimos dois anos. Os pacientes durante a pandemia tiveram duas vezes mais chances de ter 'síndrome do coração partido'.

O estudo analisou 1.914 pacientes de cinco períodos distintos de dois meses, incluindo uma amostra de mais de 250 pacientes hospitalizados em março e abril, durante o pico inicial da pandemia. O estudo concluiu que o aumento provavelmente estava ligado ao "stress psicológico, social e económico" causado pela pandemia, que inclui "quarentena imposta, falta de interação social, regras estritas de distanciamento físico e as consequências económicas na vida das pessoas", lê-se no estudo citado pela CNN.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório