Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Surto 'na mira' do MP. Brasil ultrapassa as 69 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Surto 'na mira' do MP. Brasil ultrapassa as 69 mil mortes
Notícias ao Minuto

15:48 - 09/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Das 549 mil mortes que o novo coronavírus já fez no Mundo, 1.644 ocorreram em Portugal, sendo que 13 foram registadas nas últimas 24 horas. Em termos de casos confirmados, o país contabiliza um total de 45.277, um aumento de 418 face a ontem. 

Já o número de recuperados subiu para 30.049, mais 335 do que o registado ontem.

Depois de a Direção-Geral da Saúde ter divulgado ontem que o Hospital de São José, em Lisboa, lidava com um surto do novo coronavírus, a entidade hospitalar confirmou hoje 12 casos de infeção.

Esta quinta-feira decorreu mais um Conselho de Ministros, mas, ao contrário do que tem vindo a acontecer, António Costa não falará hoje ao país, uma vez que está marcada uma reunião extraordinária para segunda-feira.

Siga a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo através do mapa. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

00h00 - Este registo termina por aqui, mas será retomado na manhã de sexta-feira. Se identificar algum sintoma do novo coronavírus não hesite e contacte a linha Saúde 24: 808 24 24 24 

23h48 - A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje a própria, referindo que está bem.

23h12 - Itália proíbe a entrada a viajantes do Brasil e de 12 outros países. Os viajantes que tenham permanecido ou transitado nas últimas duas semanas pelo Brasil, Arménia, Bahrein, Bangladesh, Bósnia e Herzegovina, Chile, Kuwait, República Dominicana, Moldávia, Omã, Panamá, Peru e Macedónia do Norte estão proibidos de entrar em Itália até nova ordem.

22h46 - Atualização no Brasil. O Brasil ultrapassou esta quinta-feira a barreira das 69 mil vítimas mortais, após ter reportado 1.220 óbitos nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 69.184 mortes devido à pandemia do novo coronavírus.

No que diz respeito a casos confirmados, o total é agora de 1.755.779. Um aumento de 42.619 infetados face ao dia de ontem.

22h30 - As praias do Rio de Janeiro só voltam a reabrir quando existir uma vacina, disse hoje o governador da cidade, Marcelo Crivella. A partir deste fim de semana, quem estiver na areia incorre numa multa de 107 reais [17,75 €] e pode responder por crime de desobediência.

22h23 - Vários especialistas defendem, num artigo científico hoje publicado, a criação de um sistema de vigilância global de animais selvagens que permita despistar no terreno vírus com potencialidade de infetar pessoas e gerar uma pandemia como a Covid-19.

21h56 - Novo coronavírus pode ser transmitido no útero, defende estudo. Mães infetadas com o novo coronavírus podem transmitir o vírus aos seus filhos ainda não nascidos, conclui um estudo divulgado hoje cujos autores dizem ter reunido "provas sólidas".

21h50 - Hong Kong alerta para "crescimento exponencial" de casos. As autoridades de Hong Kong lançaram o alerta após um aumento das transmissões locais.

"É possível que exista um grande surto", referiu fonte das autoridades de saúde, citada pela CNN.

21h47 - Covid-19 impede celebrações. A pandemia do novo coronavírus e a crise económica impediram o Sudão do Sul de realizar uma celebração oficial para assinalar o nono aniversário da independência, situação que se repete pelo quinto ano consecutivo.

21h31 - Reabrir escolas nos EUA? "Mantê-las fechadas seria uma maior ameaça à saúde pública". A afirmação é do diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, Robert Redfield, que defendeu hoje que as escolas devem reabrir.

"Acredito realmente que é o melhor", explicou, vincando que o vírus não é uma ameaça tão grande para as crianças.

A possível reabertura das escolas norte-americanas tem estado no centro das atenções. Esta quarta-feira, Donald Trump ameaçou cortar os fundos federais caso as escolas no país não reabram no outono.

21h25 - A Feira do Livro de Madrid deste ano realiza-se entre 2 e 18 de outubro, no Parque do Retiro, decidiu a comissão organizadora da iniciativa, que integra livreiros, editores e distribuidores, foi hoje anunciado.

21h21 - Atualização Mundial. A pandemia de Covid-19 já matou 550.910 pessoas e infetou 12,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência noticiosa AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

21h11 - Atualização na Califórnia. O estado norte-americano registou 149 mortes em 24 horas, um novo recorde diário para a região desde o início da pandemia, divulgou hoje o governador Gavin Newsom.

21h06 - Pandemia vai 'obrigar' a rever o défice para 7%. O ministro das Finanças disse hoje que vai rever em alta a estimativa de défice público para um valor próximo dos 7% para acomodar as alterações ao Orçamento do Estado Suplementar aprovadas pelo parlamento durante a votação na especialidade.

21h05 - As maiores associações empresariais do Algarve apelaram hoje ao Governo para que intensifique a diplomacia junto dos países que impuseram quarentena obrigatória aos turistas que regressam de Portugal, de forma a que a decisão seja revertida.

21h03 - Marrocos prolonga Estado de Emergência. O Governo de Marrocos decidiu hoje prolongar o estado de emergência sanitária, que está em vigor desde meados de março, por mais um mês, para mitigar a propagação da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus.

20h59 - Atualização em Angola. O país registou, nas últimas 24 horas, 62 novos casos de Covid-19, o  maior número desde o início da pandemia, e mais um óbito, elevando o total para 23, anunciou a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta.

19h51 - Atualização em Cabo Verde. O país registou hoje mais uma morte associada ao novo coronavírus, na cidade da Praia, elevando para 19 o total de óbitos devido à Covid-19 no país, disse fonte oficial.

19h48 - Um conselho da DGS. Através da sua página de Facebook, a Direção-Geral da Saúde partilhou um conselho do músico C4 Pedro.

"Gostaria muito, como músico, de poder estar em grandes palcos neste momento, a cantar para muita gente e a alegrar toda a gente. Mas infelizmente não posso. Aliás, não podemos. Porque o vírus continua a circular por aí. Não faço isso por mim, mas pela minha família e por todas as pessoas que eu amo nesse mundo. Façam o mesmo. Por todos nós". 

19h38 - Caso suspeito na Madeira. Um caso suspeito de Covid-19 foi hoje identificado no Aeroporto da Madeira, indicou o Instituto de Administração da Saúde, sublinhando que a região mantém o total acumulado de 95 infeções, com 93 recuperados e apenas dois doentes ativos.

19h31 - A Irlanda do Norte vai isentar de quarentena obrigatória os mesmos países que Inglaterra isentou, reporta a Reuters. Confira aqui a lista de países que fazem parte dos "corredores aéreos" do país britânico.

19h20 - O ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, afirmou hoje que haverá uma redução do número de estudantes em programas de mobilidade como o Erasmus, devido à pandemia de Covid-19.

19h08 - Reino Unido. Os ginásios, piscinas e centros de lazer vão poder reabrir ainda este mês de julho, com as devidas medidas de distanciamento social, anunciou hoje o governo britânico. Lojas de tatuagens, cabeleireiros e salões de beleza podem regressar ao trabalho a partir de segunda-feira.

Ginásios interiores, estúdios de dança, centros de lazer e piscinas interiores podem reabrir no dia 25 de julho.

19h03 - Portugal regista maior aumento diário desde 1 de junho. O país regista hoje mais 13 óbitos por Covid-19, em relação a quarta-feira, o que representa o maior aumento diário desde 01 de junho, dia em que a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 14 mortes.

19h01 - Jogos da final-8 em Lisboa serão jogados à porta fechada. Embates dos quartos, semi-finais e final, a disputar entre Alvalade e estádio da Luz, não terão adeptos.

18h51 - As variações que o vírus assume e a facilidade com que se transmite fazem dele "a tempestade perfeita", afirmou Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas.

"É realmente a tempestade perfeita e o pior pesadelo da autoridades de saúde pública. É um vírus altamente transmissível e a eficiência com que se transmite é realmente impressionante", disse o especialista, citado pela CNN, durante um evento.

18h48 - Andorra sem infetados. O Governo de Andorra anunciou hoje que o país regista zero infetados com o novo coronavírus, quatro meses depois do primeiro caso e dois meses depois de lançar uma campanha que permitiu testar quase 80% da população.

18h24 - Atualização em França. De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde francesa, o país registou mais 14 mortes nas últimas 24 horas. No total, o novo coronavírus já fez 29.979 vítimas mortais em França.

A cifra dos 170 mil infetados foi esta quinta-feira ultrapassada, depois de terem sido reportados mais 621 casos.

18h05 - Fundos da União Europeia? Governo garante que vão estar disponíveis atempadamente. O Governo português assegurou, esta quinta-feira, que os instrumentos europeus de apoio à recuperação da crise provocada pela pandemia vão estar disponíveis atempadamente, uns ainda neste semestre, outros, dependentes do acordo dos líderes dos 27, em janeiro.

18h01 - Encerramento de fronteiras. Os municípios de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, situados em Badajoz - que faz fronteira com o Alentejo - enviaram uma carta à delegada do Governo da Estremadura, Yolanda García Seco, a solicitar o encerramento das fronteiras com Portugal. Em causa estará a proximidade a Reguengos de Monsaraz, onde há um surto de Covid-19 ativo.

17h50 - Efeitos da Covid-19. Especialistas defendem que até 57,4% dos doentes que tiveram Covid-19 desenvolveram algum tipo de sintoma neurológico, segundo um estudo liderado por um investigador de Albacete, Espanha, e publicado na revista médica Neurology.

17h47 - Surto em Reguengos de Monsaraz. O lar onde surgiu o surto de Covid-19 foi alvo de descontaminação geral e, na sexta-feira, decorre uma limpeza e devem arrancar trabalhos de pintura, que se prolongarão por "três a quatro semanas".

O Ministério Público (MP) indicou hoje que "está a proceder a averiguações" sobre o surto de Covid-19 que surgiu no lar em Reguengos de Monsaraz, que já provocou 16 mortos. Com a situação no lar, o concelho de Reguengos de Monsaraz regista o maior surto no Alentejo

17h35 - A Câmara de Paços de Ferreira informou hoje que oito colaboradores da autarquia estão infetados com o novo coronavírus, havendo outros que serão submetidos a novos testes por indicação da autoridade de saúde.

17h28 - Atualização em Espanha. Depois de ontem ter registado um aumento no número de casos diário (257) devido aos novos surtos com que lida, Espanha reportou 241 novos casos nas últimas 24 horas. Em termos de mortes, foram reportadas cinco nas últimas 24 horas, divulga o Ministério da Saúde espanhol.

No total, o país contabiliza um total de 253.056 casos de infeção e 28.401 vítimas mortais.

17h14 - Atualização em Itália. O país registou mais 12 mortes e 229 casos nas últimas 24 horas, divulgou esta quinta-feira a Proteção Civil italiana. No total, o novo coronavírus já infetou 242.363 pessoas e fez 34.926 vítimas mortais no país.

16h57 - A diretora para África da Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje acesso equitativo a uma futura vacina para a Covid-19, lembrando que "com demasiada frequência", os países africanos ficam "no fim da fila".

16h52 - Atualização em Cabo Verde. O país registou mais 10 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na ilha de Santiago, elevando o total nacional para 1.552, informou hoje o Ministério da Saúde. 

16h48 - Lisboa na "zona vermelha". O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica determinou que quem chegue ao país a partir de Lisboa terá de ficar sujeito a quarentena. Já para quem viaje para a Bélgica a partir de outros pontos do país, sugere-se que seja feita uma quarentena e um teste, mas não são obrigatórios.

16h46 - Atualização Reino Unido. De acordo com os últimos dados das autoridades britânicas, divulgados esta quinta-feira, o Reino Unido registou 85 óbitos e 642 novos casos de infeção nas últimas 24 horas.

16h22 - Sérvia. As autoridades sérvias proibiram hoje os ajuntamentos com mais de dez pessoas na capital Belgrado, após duas noites de violentos confrontos entre a polícia e milhares de manifestantes que protestavam contra novas medidas de confinamento devido à Covid-19.

16h00 - Regresso à escola. Cerca de 460 polícias estiveram envolvidos no acompanhamento do retorno à escola dos alunos do 11.º e 12.º anos e das creches através da vigilância e sensibilização sobre as normas em vigor devido à Covid-19, indicou hoje a PSP.

15h31 - Testes obrigatórios? A Câmara de Lisboa rejeitou hoje uma moção do CDS-PP que pedia a testagem obrigatória para os passageiros que cheguem a Portugal por fronteiras aéreas ou marítimas, no âmbito da pandemia da Covid-19.

15h30 - Atualização Mundial. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 549.701 pessoas e infetou mais de 12 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da Agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais.

15h23 - A Misericórdia de Évora voltou a suspender hoje as visitas aos utentes dos dois lares que possui, devido aos casos positivos de Covid-19 na cidade e no concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz, informou o provedor.

15h22 - Um homem infetado com Covid-19 viajou da ilha Terceira, nos Açores, para Lisboa, esta quarta-feira, à revelia das autoridades, desrespeitando todas as ordens sanitárias e "incumprindo as medidas de isolamento profilático determinadas pela Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo", informou hoje a Autoridade de Saúde Regional através de um comunicado.

15h21 - Dos novos casos registados hoje em Portugal, 328 concentram-se em  Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, cerca de 78,5%. Todos os óbitos verificados nas últimas 24 horas registaram-se nesta região. Desde o início da pandemia foram confirmados 21.584 infeções de Covid-19 em LVT.  

Boa tarde. Pode acompanhar todas as incidências relacionadas como o novo coronavírus aqui. Para recordar o registo anterior clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório