Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Maior aumento de mortes desde 1 de junho; 12 casos no São José

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Maior aumento de mortes desde 1 de junho; 12 casos no São José
Notícias ao Minuto

08:10 - 09/07/20 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

A atual pandemia agravou as situações de fome verificadas em vários pontos do mundo e criou outros epicentros, denunciou a organização não-governamental Oxfam, alertando que este flagelo poderá matar mais do que a própria doença Covid-19.

O novo coronavírus já matou pelo menos 549 mil pessoas e infetou mais de 12 milhões em todo o mundo desde dezembro

Os Estados Unidos ultrapassaram os três milhões de casos, registando-se mais de 55 mil em 24 horas. 

Por cá, depois da décima e última reunião com especialistas no Infarmed, o Conselho de Ministros volta a reunir-se com carácter extraordinário na próxima segunda-feira. Em cima da mesa estará, sobretudo, a situação da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e das 19 freguesias que ainda se encontram em estado de calamidade e que assim deverão continuar

Siga a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo através do mapa. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

15h00 - Boa tarde! Este registo termina aqui. Continue a acompanhar todas as incidências da pandemia aqui.

14h38 - Dos novos casos registados hoje em Portugal, 328 concentram-se em  Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, cerca de 78,5%. Todos os óbitos verificados nas últimas 24 horas se registaram nesta região. Desde o início da pandemia foram confirmados 21.584 infeções de Covid-19 em LVT

14h22-  Um homem infetado com Covid-19 viajou da Ilha Terceira, nos Açores, para Lisboa à revelia das autoridades,  informou hoje a Autoridade de Saúde Regional através de um comunicado.

14h20 -"Não dê boleia ao vírus". DGS lembra a importância de cumprir as regras de disctanciamento social, higiene das mãos, etiqueta respiratória e a utilização de máscara em espaços fechados. 

14h18 - CDS também não concorda com o fim das reuniões. Partido não vê razões para o cancelamento das sessões no Infarmed. Francisco Rodrigues dos Santos salientou que aquelas reuniões "são fundamentais para elevar os níveis de escrutínio à ação do Governo e para os partidos da oposição poderem fiscalizar o mérito das soluções que o Governo vai encontrando do ponto de vista político para fazer face à pandemia".

14h15-  PCP contra fim das sessões no InfarmedO secretário-geral do PCP defendeu hoje que as reuniões regulares com epidemiologistas sobre a pandemia de Covid-19 deveriam continuar, admitiu que ninguém o informou que iam acabar, o que revela "alguma deselegância"

14h10 - O Presidente da República congratulou-se hoje com a autorização pelo Governo do funcionamento de equipamentos de diversão itinerante, referindo que manteve contacto com a associação de profissionais deste setor.

13h50 - Foram encontrados vestígios da presença do novo coronavírus nas águas fecais não tratadas que chegam ao leito do rio Manzanares, em Espanha. Relatório alerta para o perigo que estas águas representam para as populações.

13h39 - O interesse geral na retoma das competições desportivas de pavilhão pode ser a 'chave' para que seja alcançado um acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), considerou hoje o diretor de competições das Federação de basquetebol (FPB).

13h33 - Mais 13 mortos e 418 infetados nas últimas 24 horas em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Sáude. É o maior aumento de mortes desde o dia 1 de junho.

13h27 - Testes a plantel e 'staff' do Estoril com resultado negativo. Os testes de despistagem à covid-19 realizados pelo plantel e pelo 'staff' técnico do Estoril Praia tiveram todos resultado negativo, revelou hoje à Lusa fonte do clube da II Liga portuguesa de futebol.

13h08 - Ultrapassada a fasquia dos 12 milhões de infetados no mundo, segundo um balanço da Agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais. Há ainda pelo menos 549 mil mortos. 

12h55 - Mais uma morte em Reguengos de Monsaraz, anunciou a autarquia esta quinta-feira, elevando para 16 o número de óbitos no concelho devido à Covid-19.

12h30 - Hospital de São José confirma 12 infetados. Em conferência de imprensa, a administração do São José fez um balanço do surto no hospital garantindo ter tomado e continuar a tomar "todas as medidas de segurança para que os doentes possam vir com segurança", afirmou a presidente Rosa Matos.

"Há pouco mais de 24 horas, tivemos conhecimento de um doente internado no serviço de cirurgia que tinha sinais clínicos de estar infetado. Foi testado de imediato e, infelizmente, o resultado deu positivo", confirmou o adjunto da direção clínica. Na sequência deste caso positivo, o hospital "tomou todas as medidas no imediato", tendo todos os elementos do serviço de enfermaria sido testados.

Foram também testados 36 doentes (15 do sexo masculino e 21 do sexo feminino). Para além do 1.º caso, detetaram-se mais seis positivos, todos homens. Os sete doentes infetados foram transferidos para o Hospital Curry Cabral. Há ainda quatro enfermeiros e um assistente operacional com teste positivo e estão em quarentena em domicílio. Foram testados 109 profissionais de saúde. Confirmam-se assim 12 casos no total. 

"Podem vir ao nosso serviço de urgência, podem vir às nossas consultas, continuamos atentos e a trabalhar as horas que forem necessárias", assegurou ainda o responsável. 

11h45 - Foco no São José. Número de infetados no hospital subiu para 12, segundo a TVI24, que num primeiro momento avançava com 13 casos. O foco de contágio no S. José foi confirmado ontem pela diretora-geral de saúde, Graça Freitas, na habitual conferência de imprensa, sem adiantar, contudo, números. 

11h30 - A pandemia está a atingir a "velocidade máxima" em África, disse o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong, apelando ao uso generalizado de máscaras.

11h10 - Afinal, só os carrósseis vão poder reabrir, esclareceu o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor em declarações à Renascença. João Torres explicou que o diploma abrange apenas as atividades itinerantes, apesar de o texto fazer referência a parques de diversão, parques para crianças e salões de dança ou festa. Além disso, as atividades contempladas têm de aguardar que seja publicada a orientação da DGS, pelo que a reabertura não acontece já hoje. Medida não abrange a Área Metropolitana de Lisboa (AML), que se encontra em contingência, e as 19 freguesias em estado de calamidade. 

10h50 - Sérvia: Um total de 36 pessoas, 19 polícias e 17 manifestantes, ficaram feridas em confrontos durante uma manifestação que ocorreu na noite de terça-feira, em Belgrado, contra as novas medidas para o combate ao covid-19, informaram hoje fontes médicas.

10h05 - Espanha: Catalunha publica hoje resolução que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara  no exterior exista ou não distanciamento social. A medida, que se aplica a toda a população a partir dos seis anos, foi tomada na sequência do surgimento de novos casos de Covid-19. Quem sair à rua sem máscara poderá ser multado (coima pode ir até aos 100 euros). 

9h50 - "Não facilites, deixa a Covid-19 fora de jogo", o lema da nova campanha da DGS e da Liga. 

9h40 - Estudo: Covid-19 causa distúrbios neurológicos em pessoas com sintomas leves aponta um estudo publicado na revista Brain. Equipa de médicos britânicos alerta para complicações neurológicas que estão a passar despercebidas. 

9h20 - O primeiro-ministro sublinhou ainda ontem que as reuniões na Amadora e em Sintra foram "muito positivas e úteis". "É determinante que todas as forças locais e centrais se unam para uma ação conjunta da comunidade. Este combate tem de ser travado bairro a bairro, rua a rua, casa a casa", escreveu, em linha com o que disse Marcelo Rebelo de Sousa à saída da décima e última sessão com especialistas no Infarmed

8h50 - Surtos ou focos de Covid-19 em Portugal

  • Reguengos de Monsaraz: Número de óbitos aumentou ontem para 15 com a morte de um homem de 73 anos que se encontrava internado. Casos ativos de Covid-19 no concelho são agora 133. 86 no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e  47 na comunidade.
  •  Caldas da Rainha: O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para esta quarta-feira para sete, registando-se igualmente mais dois casos positivos entre os utentes no Lar do Montepio.
  • Paços de Ferreira: Câmara fechou depois de terem sido confirmados mais quatro casos de Covid-19, sendo o autarca um deles. Total de contágios na autarquia era ontem de cinco. 
  • Hospital de São José: DGS confirmou a existência de um foco neste hospital

8h20 - O Governo autorizou o funcionamento de equipamentos de diversão e similares mediante o cumprimento das regras sanitárias e de segurança aplicáveis, exceto nas áreas em que seja declarada situação de calamidade ou de contingência."É oficial. Terminadas as manifestações dos Profissionais Itinerantes Certificados. Conseguimos. Sangue, Suor, Sacrifícios com muita despesa e determinação", refere Luís Paulo Fernandes da APIC na nota.

8h00- Dados da Alemanha: Nas últimas 24 horas, morreram mais 12 pessoas devido à Covid-19 e surgiram 442 novos casos, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch. Total de óbitos é agora de 9.048 e os casos confirmados desde o início da pandemia ascendem a 197.783

7h20 - O estado de calamidade deverá ser renovado nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa, sugeriu ontem António Costa, ao afirmar que "para já" não há condições para aliviar essas medidas.   Conselho de Ministros reúne a partir das 9h30 no Palácio da Ajuda. 

7h00 - Dados da China: A China registou nas últimas 24 horas nove novos casos da Covid-19, todos importados do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

6h50 - Dados da Índia : A Índia registou 487 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e quase 25.000 novas infeções, de acordo com dados oficiais

6h40 -  Dados do México: O México com recorde de casos em 24 horas e mais 782 mortes.

6h38 - Pobreza em ÁfricaOnze países africanos estão entre os principais pontos em que o risco de fome extrema foi agravado pela pandemia de Covid-19, estimando-se que, só na região do Sahel, mais 50 milhões de pessoas entrem em crise alimentar.

6h35 - "Zonas emergentes de fome": O Brasil surge com esta classificação, juntamente com a Índia e a África do Sul, no relatório 'O vírus da fome: como a Covid-19 está a aumentar a fome num mundo faminto'.

6h30 - A fome pode matar mais do que a doença, alerta a organização não-governamental Oxfam

6h10 - Dados dos EUA: Os Estados Unidos ultrapassaram a barreira dos três milhões de casos confirmados da covid-19, depois de nas últimas 24 horas terem registado mais de 55.000 infeções, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

6h00- Bom dia! Acompanhe-nos AO MINUTO e fique a par de todos os desenvolvimentos sobre a pandemia. Portugal registou esta quarta-feira mais duas mortes (total é de 1.631) devido ao novo coronavírus e mais 443 novos casos de infeção (total é de 44.416). Destes, 29.445 já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório