Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Encontrados vestígios de Covid-19 em descargas de água no rio Manzanares

Relatório alerta para o perigo que estas águas representam para as populações.

Encontrados vestígios de Covid-19 em descargas de água no rio Manzanares
Notícias ao Minuto

13:10 - 09/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Foram encontrados vestígios da presença do novo coronavírus nas águas fecais não tratadas que chegam ao leito do rio Manzanares, em Espanha.

O relatório da Guardia Civil, ao qual o ABC teve acesso, confirma a descoberta de SARS-CoV-2 nas águas residuais que têm fluido para o Manzanares. A descoberta foi feita após a recolha de provas a 12 de Maio em três pontos: um à saída da descarga do coletor de Perales e outros dois a 50 metros acima e abaixo deste local.

Este relatório é o resultado de um trabalho que faz parte da Operação ARCOVID, que analisa cenários potenciais onde o novo coronavírus pode estar presente. Os resultados, explicam fontes próximas do caso, já estão na posse do Tribunal de Primeira Instância e da Instrução número 3 de Getafe, que está a tratar do caso após a denúncia.

O relatório aponta para o perigo que estas descargas podem representar para a a saúde dos residentes de cada uma das câmaras municipais que exercem as suas atividades nas proximidades do rio e daqueles que vivem ou trabalham ali perto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório