Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: 121 infetados na Sonae e 14 crianças internadas na Estefânia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 121 infetados na Sonae e 14 crianças internadas na Estefânia
Notícias ao Minuto

07:58 - 25/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro começa esta segunda-feira a receber os partidos com representação parlamentar, em São Bento, para lhes apresentar a proposta de programa de estabilização económica e social decorrente da pandemia de Covid-19. As audiências arrancaram pelas 09h30 com o PCP.

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), seguindo a tendência de estabilização, Portugal regista um total de 1.330 óbitos e 30.788 infetados desde o início do surto no país. A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 344.964 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões em todo o mundo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h50 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h49 - O antiviral Remdesivir é eficaz contra a Covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha.

15h41 - A TAP divulgou, esta segunda-feira, o plano de retoma de parte da operação para os próximos dois meses, numa altura em que começam a ser levantadas as restrições de viagens colocadas em prática por causa da pandemia do novo coronavírus

15h34 - Dos Estados Unidos chega-nos uma forma estranha mas eficaz de passar o tempo. Com mais tempo disponível do que seria normal, foram vários os que optaram por passar o tempo a ver séries, jogar ou ler mas, no caso do engenheiro da Apple e ex-colaborador da NASA, Mark Rober, o método foi outro e acabou por criar um curso de obstáculos para esquilos.

15h26 - A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, disse hoje que está a validar o funcionamento de um dispositivo portátil de deteção da Covid-19, que visa a obtenção de resultados em 30 minutos.

15h14 - Graça Freitas confirmou esta segunda-feira que estão internadas 14 crianças com Covid-19 no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, duas das quais em estado grave. A diretora-geral da Saúde revelou ainda que do total de menores internados nesta unidade hospitalar "três vieram do Alentejo, outra de um pais dos PALOP", não querendo associar, para já, estes casos ao desconfinamento. "É prematuro associar números ao desconfinamento”, atirou.

15h07 - Espanha irá levantar a quarentena para turistas estrangeiros a partir de 01 de julho, divulgou hoje o governo espanhol, que dá assim um novo passo no alívio das restrições impostas por causa da doença Covid-19.

15h03 - O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e micro empresas.

14h52 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas uma nova recuperação de infeção pelo novo coronavírus e não há novos casos positivos de Covid-19 na região, disse hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

14h44 - O secretário de Estado da Saúde esclareceu hoje que apenas seis das 14 mortes de Covid-19 incluídas no boletim epidemiológico ocorreram nas últimas 24 horas, resultando os restantes da verificação dos certificados de óbitos feitas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

14h35 - O Marítimo realizou hoje uma nova série de testes de despistagem à Covid-19, anunciou o clube madeirense, que se prepara para o regresso da I Liga portuguesa de futebol.

14h32 - O Governo alemão vai propor o prolongamento das medidas de distanciamento social até 5 de julho, por considerar que, sem elas, o número de contágios voltaria a subir "muito rapidamente".

14h20 - Perto de 350 trabalhadores da Sonae, na Azambuja, já fizeram o teste à Covid-19 e 121 testaram positivo, estando uma pessoa internada. Segundo Graça Freitas, foram realizados testes noutras indústrias e noutras empresas da região, tendo sido detetados dois casos positivos numa dessas empresas e três noutra.

14h11 - Itália vai começar esta semana a recrutar 60.000 voluntários para controlarem o cumprimento das regras de segurança na "fase dois" de desconfinamento, em que se registaram aglomerações de dezenas de pessoas sem máscaras nem distância social.

14h06 - A Tailândia vai começar a efetuar testes em macacos esperando comercializar no final de 2021 uma vacina contra o novo coronavírus, disseram hoje os investigadores responsáveis pelo projeto científico. 

14h00 - O presidente dos Estados Unidos garantiu que já deixou de tomar hidroxicloroquina, medicamento usado na profilaxia da malária e ainda sem efeitos comprovados no tratamento da Covid-19, mas que Donald Trump tomava como prevenção contra a doença associada ao novo coronavírus. Trump estaria a tomar o medicamento há já várias semanas mas garantiu agora que o tratamento chegou ao fim.

13h47 - Uma empresa de Pinhel desenvolveu dois modelos de dispensador de álcool gel com recurso a um pedal, para utilização em espaços interiores e exteriores, que evitam que os utilizadores toquem no equipamento com as mãos.

13h38 - Seis funcionários e três utentes do Centro Bem Estar de Queluz, no concelho de Sintra, testaram positivo à Covid-19, mantendo-se o lar a funcionar, mas com visitas suspensas, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição.

13h32 -  Há 7 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba, de acordo com os dados mais recentes, quantos infetados há no seu.

13h24 - "Desconfinado não é descontraído. Temos por isso o dever cívico de nos protegermos e de protegermos os outros. A nossa saúde continua a depender de todos", disse o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, no fim da sua intervenção inicial. 

13h22 - O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje mais dez novos doentes com Covid-19, todos na cidade da Praia, elevando o total nacional de casos para 390 desde 19 de março.

13h18 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da DGS e aqui os pontos mais importantes.

13h13 - Há mais 14 mortos e 165 infetados em Portugal. Segundo mais recente boletim da DGS, regista-se um total de 1.330 mortos e 30.788 infetados

12h57 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 344.964 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

12h52 - Vários países da Europa, como Espanha, Grécia, Itália e República Checa, voltam hoje a reabrir atividades, ligadas sobretudo ao lazer e ao turismo, embora continuem a impor medidas de segurança como máscaras e distanciamento social.

12h46 - Jerónimo de Sousa foi o primeiro líder partidário a ser recebido por António Costa, esta segunda-feira, em São Bento, onde o primeiro-ministro vai receber, entre hoje e amanhã, todos os partidos com representação parlamentar, para lhes apresentar a proposta de programa de estabilização económica e social decorrente da pandemia de Covid-19. "Vamos aguardar as propostas do Orçamento Suplementar, tal como em relação a medidas suplementares, como é a questão do lay-off", disse o líder do PCP no final da reunião.

12h44 - 'Covidiotas' voltam a quebrar regras e divertem-se em bar. Imagens chocaram os que continuam a recear o perigo da situação atual provocada pela pandemia da Covid-19.

12h32 - O Inquérito Serológico Nacional à Covid-19 que visa estimar a taxa de incidência da infeção pelo novo coronavírus na população residente em Portugal arrancou hoje em todo o país, anunciou o Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA)

12h28 - A mara de Lisboa vai distribuir máscaras a pessoas com carências socioeconómicas e idosos isolados, segundo uma proposta hoje aprovada na reunião do executivo.

12h13 - O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, ocupa hoje as manchetes dos media locais, apesar de ter apresentado desculpas, depois de ter violado uma regra imposta pelo governo para combater a epidemia do coronavírus.

12h08 - A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência.

12h01 - As piscinas ao ar livre vão estar sujeitas, "com as necessárias adaptações", às regras de ocupação e utilização das praias durante a época balnear, no âmbito da pandemia da Covid-19, segundo o decreto-lei publicado hoje no Diário da República.

11h48 - Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram hoje para a necessidade dos diabéticos com Covid-19 "controlarem corretamente" a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o "risco" de multiplicação do vírus é "acrescido".

11h43 - O CDS-PP questionou hoje o Governo sobre a aquisição de equipamentos de proteção e de combate à pandemia de Covid-19 e à reserva estratégica nacional, querendo saber quando começaram a ser adquiridos e como têm sido geridos.

11h36 - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou hoje o levantamento do estado de emergência que estava ainda em vigor em algumas regiões do país, incluindo a capital, Tóquio.

11h33 - A Rússia regista hoje 8.946 novos casos do novo coronavírus aumentando para 350 mil o número total de contágios detetados pelas autoridades de Moscovo que indicam até ao momento 3.633 mortes provocadas pela doença.

11h27 - O governo britânico autorizou hoje a passagem à fase 2 nas competições desportivas, o que admite os treinos de conjunto com contacto, numa altura em que se espera um regresso da Liga inglesa de futebol em meados de junho.

11h24 - O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. "Para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde", a maioria das missas irá concentrar-se na Basílica da Santíssima Trindade.

11h21 - Num mês em que a economia portuguesa esteve quase paralisada por causa do confinamento, em abril assistiu-se a "uma redução sem precedentes nos pagamentos", de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, esta segunda-feira.

11h17 - Seul decidiu voltar a encerrar as suas escolas depois de uma criança ter sido infetada com Covid-19 pela sua professora de artes. A notícia da infeção de um menino de seis anos deixou vários pais preocupados, numa altura em que o país se preparava para a segunda fase de desconfinamento para as escolas.

11h09 - De Espanha chega-nos a história de um canal de televisão que entrou em direto para dar conta do incumprimento de regras nas praias, em Barcelona, mas a jornalista encontrava-se... num areal vazio.

11h02 - A cientista Alexandra Aragão, da Universidade de Coimbra (UC), defende que é possível conciliar as vantagens das aplicações móveis digitais em situação de vigilância epidemiológica com os riscos para a segurança e a privacidade dos utilizadores.

10h52 - A Hungria, membro da União Europeia (UE), e a Sérvia reabriram hoje a sua fronteira comum e suspenderam a imposição de quarentena aos viajantes que a atravessem, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros húngaro, Péter Szijjrtó.

10h44 - O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está a desenvolver um estudo para avaliar o impacto da Covid-19 na saúde mental e bem-estar dos profissionais que estão na linha da frente de combate à pandemia.

10h30 - O número de mortos em África pela Covid-19 aumentou para 3.348 em mais de 111 mil casos de infeção em 54 países, de acordo com as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

10h23 - Um estudo europeu divulgado hoje concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados e as garrafeiras pessoais.

10h19 - Acredita-se que a pandemia de Covid-19 terá efeitos devastadores na economia a nível mundial, com a fase de confinamento a ser especialmente trágica para algumas empresas. Porém, parece que nem todos foram afetados negativamente. Um deles é o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que de acordo com o Bloomberg Billionaires Index acrescentou 30 mil milhões de dólares (cerca de 27 mil milhões de euros) à sua riqueza nos últimos dois meses.

10h16 - Se é fiador de um contrato de crédito abrangido pelas moratórias, medidas tomadas no âmbito da pandemia da Covid-19, deve receber informação por parte das instituições de crédito, conforme sublinha o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) da DECO. 

10h07 - A Bélgica contabiliza um total de 9.312 vítimas mortais da Covid-19, desde o início da pandemia, com mais 32 mortos nas últimas 24 horas.

9h53 - A mara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável devido à pandemia Covid-19 a pagar a renda com um apoio financeiro até 100 euros mensais, informou hoje o presidente, Hernâni Dias.

9h45 - Investigadores alertam que possíveis contágios no local de trabalho foram sobretudo significativos nos estágios iniciais da pandemia da Covid-19, representando cerca de 47% dos primeiros casos de doentes infetados.

9h37 - Longe dos palcos e do calor dos fãs, os artistas lusófonos em Portugal tentam vencer o confinamento através de espetáculos nas redes sociais e novas criações, enquanto fazem contas à vida, pois sem atuações não têm rendimento.

9h24 - As organizações não-governamentais (ONG) Global Health Advocates e Corporate Europe Observatory acusam as grandes farmacêuticas envolvidas em parcerias público-privadas (PPP) com a União Europeia (UE) de terem impedido a investigação sobre coronavírus proposta por Bruxelas em 2018.

9h12 - A obra de Banksy 'Game Changer' em homenagem às enfermeiras foi alvo de uma tentativa de roubo por um homem, 'armado' com um berbequim sem fios e um fato de proteção. A peça  foi doada ao Southampton General Hospital no início deste mês.

View this post on Instagram

. . Game Changer

A post shared by Banksy (@banksy) on May 6, 2020 at 9:50am PDT

9h03 - Os preços dos combustíveis retomaram o ritmo de subida com o desconfinamento, depois de várias semanas de queda dos preços. Veja aqui quais os postos de abastecimento mais económicos.

8h57 - O antigo presidente timorense José Ramos-Horta considerou hoje que "não há justificação" para se prolongar o estado de emergência no país, onde não são registados casos da Covid-19 há mais de um mês.

8h46 - Depois de mais de dois meses em casa, o desconfinamento levou milhares de portugueses às praias, um pouco por todo o país. Mas além de nem sempre a distância social estar a ser cumprida, parece que muitos banhistas não se preocupam em colocar o lixo nos recipientes próprios e até deixam as máscaras, que podem estar contagiadas com o novo coronavírus e infetar outras pessoas, no areal.

8h37 - O tão antecipado ensaio clínico para testar uma vacina contra a Covid-19 na Universidade de Oxford, apresenta um risco significativo de não ter resultados positivos, alerta o líder do projeto, o professor Adrian Hill. Tal poderá ocorrer, porque o vírus do SARS-CoV-2 está rapidamente a desaparecer.

8h26 - A Provedoria de Justiça quer esclarecer o pagamento de taxas de portagens dos veículos dedicados ao transporte de doentes (VTDT) das associações humanitárias de bombeiros, enquanto os efeitos pandemia de Covid-19 permanecerem.

8h17 - A população de Arouca, distrito de Aveiro, uniu a agricultura à religião para homenagear as vítimas da pandemia da Covid-19 de uma forma bem criativa. Ao desenhar um terço gigante com a imagem de Maria, num dos campos do vale agrícola da região de Mansores, com rolos de palha, plastificados com material branco.

8h07 - A Covid-19 fez mais de 40 mil mortos na América Latina e nas Caraíbas, com o Brasil a contabilizar mais de metade dos óbitos na região, indicou um balanço da agência de notícias AFP.

7h59 - Cerca um em cada cinco doentes internados com Covid-19 permanece no hospital por razões sociais, tendo a maioria mais de 70 anos, segundo dados divulgados hoje pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH).

7h52 - Nas últimas 24 horas, morreram mais 10 pessoas e surgiram 289 novos casos, na Alemanha, o que corresponde a uma quebra nos registos diários face aos dados de ontem. No total há agora 8.257 mortes e 178.570 infetados.

7h47 - Mais de 1.500 camas dos hospitais públicos são ocupadas por pessoas que já tiveram alta, mas que se mantém internadas por falta de resposta extra-hospitalar, correspondendo a 8,7% dos internamentos, revelam dados da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH).

7h45 - Dezenas de milhares de alunos começaram hoje a regressar às aulas presenciais em vários estados da Austrália, país que prevê retomar as atividades económicas a partir de julho, depois do encerramento decretado para travar a Covid-19.

7h38 - Tal como aconteceu com o Facebook, a Google e o Twitter, o Spotify adiantou que permitirá que os colaboradores continuem a trabalhar a partir de casa até ao final de 2020. A medida tem um caráter preventivo e tem como objetivo impedir que os colaboradores sejam obrigados a sair de casa enquanto a pandemia de Covid-19 não estiver devidamente controlada.

7h33 - A Venezuela registou, no domingo, 111 novos casos da Covid-19 em 24 horas, elevando para 1.121 o número de contágios, após 70 dias de quarentena. O número de pessoas que recuperaram da doença é de 262 e há dez mortes associadas à Covid-19.

7h26 - Durante ano e meio, Ruben Alonso Elorza pedalou 26 mil quilómetros através de África, percorrendo 17 países, mas a pandemia de Covid-19 acabou com a aventura do viajante, que vive há mais de dois meses numa paradisíaca praia angolana.

7h23 - O governo do Japão decidiu hoje levantar o estado de alerta sanitário em Tóquio e quatro regiões do país, as últimas em que se mantinham as medidas instauradas para combater a pandemia da Covid-19.

7h17 - As regiões espanholas mais atingidas pela pandemia de Covid-19 de Madrid, Barcelona e Castela e Leão passam hoje à "fase um" de final do confinamento com um alívio das medidas rígidas de luta contra a doença.

7h12 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, 11 novos casos de Covid-19, todos oriundos do exterior, informaram hoje as autoridades.

07h05 - O primeiro-ministro recebe hoje os partidos com representação parlamentar, em São Bento, para lhes apresentar a proposta de programa de estabilização económica e social decorrente da pandemia de Covid-19. O ciclo de audiências arranca pelas 09h30 e António Costa vai receber o PCP e o PEV e depois, da parte da tarde, Bloco de Esquerda e PAN.

07h02 - Os Estados Unidos registaram 638 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 97.686 o número de óbitos desde o início da epidemia no país, indicou a Universidade Johns Hopkins.

07h - Bom dia! Acompanhe-nos nas últimas atualizações sobre a Covid-19 e, caso queira, pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório