Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

"Já acabei". Trump afirma que deixou de tomar hidroxicloroquina

"E, tanto quanto sei, ainda estou vivo", afirmou.

"Já acabei". Trump afirma que deixou de tomar hidroxicloroquina
Notícias ao Minuto

14:12 - 25/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O presidente dos Estados Unidos garantiu que já deixou de tomar hidroxicloroquina, medicamento usado na profilaxia da malária e ainda sem efeitos comprovados no tratamento da Covid-19, mas que Donald Trump tomava como prevenção contra a doença associada ao novo coronavírus.

Trump estaria a tomar o medicamento há já várias semanas mas garantiu agora que o tratamento chegou ao fim.

"Já acabei, já acabei", disse numa entrevista este domingo.

"E, já agora, continuo vivo. Pelo que sei, ainda aqui continuo", terá dito.

Na semana passada, o chefe de Estado norte-americano afirmou que decidira iniciar a toma deste medicamento depois de receber várias indicações de médicos que lhe expuseram os benefícios do fármaco.

hidroxicloroquina, assim como a cloroquina, é usada no tratamento da malária. Os dois medicamentos foram apontados como possibilidades na prevenção e tratamento de infeções pelo novo coronavírus, mas ainda sem resultados comprovados. Aliás, a Agência Europeia do Medicamento lançou um comunicado onde sublinha que os dois fármacos só devem ser usados no âmbito da Covid-19 em caso de estudo clínico ou do uso emergencial e monitorizado, para efeitos de investigação.

O próprio regulador norte-americano do medicamento (Food and Drug Administration, FDA) mostrou-se contra o uso da hidroxicloroquina ou da cloroquina para tratamento ou prevenção da Covid-19, porque "não deram provas de ser seguras ou efetivas para tratar ou prevenir".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório