Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Vacina de Oxford tem 50% de probabilidade de não funcionar

O tão antecipado ensaio clínico para testar uma vacina contra a Covid-19 apresenta um risco significativo de não ter resultados positivos, alerta o líder do projeto, o professor Adrian Hill. Tal poderá ocorrer porque o vírus do SARS-CoV-2 está rapidamente a desaparecer.

Covid-19. Vacina de Oxford tem 50% de probabilidade de não funcionar
Notícias ao Minuto

08:37 - 25/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vacina contra Covid-19

Neste momento, o mundo está a seguir atenta e ansiosamente a potencial vacina capaz de derrotar o novo coronavírus, que está a ser produzida por cientistas na Universidade de Oxford. Se funcionar, já está assente um acordo para a produção de 30 milhões de doses em setembro

Contudo, o professor Adrian Hill avisa que o ensaio clínico a ter início em breve poderá ser um fracasso e não produzir "resultados", isto porque o vírus está a desaparecer do Reino Unido. 

Hill, diretor do Jenner Institute na Universidade de Oxford, disse em exclusivo ao jornal The Telegraph que o rápido desaparecimento do vírus "lança dúvidas acerca da viabilidade de os investigadores cumprirem esse prazo de quatro meses". 

Geralmente, em ensaios clínicos de larga escala, é administrada aos participantes uma vacina e é-lhes pedido que reintegrem a sociedade e vivam 'normalmente', de modo a discernir se a imunização é de facto eficaz a prevenir a infeção pelo vírus - neste caso do SARS-CoV-2. 

Todavia, o vírus está a desaparecer. Cerca de 0,25% da população está atualmente infetada e esse valor tenderá a diminuir se as medidas de isolamento continuarem a funcionar. 

Por outras palavras, tornar-se-á difícil para os voluntários serem infetados pelo novo coronavírus, o que significa que os cientistas não conseguirão provar se a vacina faz de facto alguma diferença. 

Investigadores do Imperial College of London já revelaram ter o mesmo receio. Instituição esta que é a segunda candidata para a criação de uma vacina no Reino Unido. 

Aliás, o dilema já levou alguns cientistas a considerarem infetar propositadamente os voluntários com o vírus para apurar se a vacina os protege. Medida que, por questões éticas, dificilmente seria aprovada.  

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, denominada ChAdOx1 nCoV-19, está a ser testada em humanos desde o dia 23 de abril. Até ao momento, tem mostrado ser segura e os investigadores afirmam que está a evoluir bem. 

Porém, Hill alerta que espera que menos de 50% dos voluntários não fiquem infetados - os resultados só são viáveis se cerca de 20% dos indivíduos testarem positivo. 

"Há uns meses dissemos que tínhamos à volta de 80% de probabilidade de produzir uma vacina eficaz até setembro", afirmou ao The Telegraph. 

"Mas, atualmente, há uma hipótese de 50% de não conseguirmos alcançar nenhum resultado".

"Estamos numa situação bizarra de querer que a Covid-19 permaneça entre nós, pelo menos por mais alguns tempos. Contudo, sim - os casos estão a decrescer", concluiu. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório