Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, adultos que tomaram a vacina da BCG estão protegidos da Covid-19?

Não. Um estudo realizado em Israel apurou que indivíduos que tomaram a vacina da tuberculose ou da BCG em criança não estão mais imunes ao risco de infeção pelo SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.

Afinal, adultos que tomaram a vacina da BCG estão protegidos da Covid-19?
Notícias ao Minuto

10:18 - 20/05/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vacina da Tuberculose

Uma nova pesquisa levada a cabo por investigadores do Centro Médico Shamir, apurou que quem recebeu a vacina da BCG na infância não apresenta uma proteção mais elevada contra a a doença da Covid-19.

A informação foi divulgada no periódico científico Journal of the American Medical Association (JAMA), e partilhada pela revista Galileu. 

Anteriormente, vários especialistas haviam especulado que a vacina contra a tuberculose poderia ter um efeito protetor contra o SARS-CoV-2, e tal tinha a sua razão de ser. A verdade é que imunização que visa combater a tuberculose é usada para combater uma doença que também é do foro respiratório e afeta os pulmões - tal como a Covid-19. 

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram os dados de crianças nascidas em Israel às quais havia sido administrada a vacina da BCG entre 1955 e 1982, altura em que cobertura da vacina superou os 90%. Todavia, desde 1982, que somente imigrantes de países com taxas elevadas de tuberculose foram imunizados em Israel. 

Como tal, e segundo a Galileu, os cientistas compararam os índices de infecção pelo novo coronavírus entre a população que havia sido vacinada e a outra que não e no fim não deteram uma diferença significativa. 

"Este estudo não sustenta a teoria de que a vacinação com BCG durante a infância tenha um efeito protetor contra a Covid-19 na idade adulta", afirmaram os académicos. 

Tendo como base os dados do estudo, 11,7% dos vacinados com a BCG e 10,4% dos não vacinados testaram positivo para o SARS-CoV-2. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório