Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Iémen anuncia as duas primeiras mortes pela doença no país

Dubai, 30 abr 2020 (Lusa) - O Iémen anunciou na quarta-feira à noite as suas duas primeiras mortes pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, e as organizações não-governamentais (ONG) temem o impacto da pandemia na população deste país devastado pela guerra.

Iémen anuncia as duas primeiras mortes pela doença no país
Notícias ao Minuto

10:24 - 30/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo o comité dedicado à covid-19 do Ministério da Saúde iemenita, cinco novos casos de pessoas infetadas foram identificados na cidade de Aden (sul), registando no total seis casos em todo o país.

Entre essas pessoas infetadas, duas morreram, segundo o ministro da Saúde iemenita, Nasser Baoum, na noite de quarta-feira num canal de televisão local.

Os testes foram realizados duas vezes nos pacientes infetados, sempre com resultado positivo.

Isolado devido ao conflito entre o Governo - apoiado por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita - e os rebeldes Huthis, apoiados principalmente pelo Irão, o Iémen parece ter sido até agora poupado pela pandemia que matou mais de 224.000 pessoas em todo o mundo.

As organizações humanitárias temem uma catástrofe se o vírus se espalhar pelo país, o mais pobre da península arábica e onde a guerra acabou com um sistema de saúde já em falência.

Desde a intervenção da coligação em 2015, o conflito matou dezenas de milhares de pessoas, principalmente civis, segundo as ONG, e causou a pior crise humanitária do mundo, com 24 milhões de iemenitas - mais de 80% da população - dependente da ajuda humanitária, de acordo com a ONU.

Mais de três milhões de pessoas foram deslocadas pelo conflito, muitas delas em campos particularmente em risco de propagação de doenças como malária e cólera.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 890 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1.470 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório