Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal passa os 24 mil casos. Há 200 mil mortos no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal passa os 24 mil casos. Há 200 mil mortos no mundo
Notícias ao Minuto

07:55 - 27/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Esta segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa continua a ouvir os líderes das empresas do PSI20 e irá receber também a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a propósito dos indultos a reclusos. Por sua vez, António Costa visita duas fábricas, no norte do país, para assinalar a importância de a indústria continuar a produzir e a readaptação às necessidades de mercado em tempo de pandemia de Covid-19.

As lojas e quiosques da Carris reabrem também hoje ao público, mas com horários e normas específicas, como o único meio de pagamento aceite ser o cartão bancário e a espera ter de ser realizada no exterior da loja. De frisar também que, embora não seja ainda informação oficial, tudo indica que os alunos do 11.º e 12.º anos regressarão à escola a 18 de maio e as creches reabrirão a 1 de junho.

Segundo o boletim mais recente da Direção Geral de Saúde, o novo coronavírus já matou 928 pessoas em Portugal e infetou 24.027 em Portugal. Houve ainda 1.329 pessoas recuperadas. A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, Covid-19 já provocou mais de 204 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Consulte os mapas da evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h56 - Portugal está entre os países onde número de mortes 'não bate certo', avisa o Financial Times. A publicação estima que o número de vítimas mortais causadas pela pandemia seja 10% superior àquele apresentado pelas autoridades.

14h47 - Durante a conferência de imprensa da DGS, o secretário de Estado admitiu que não se pode "descurar uma potencial segunda vaga" quando se "recuperar a atividade essencial". Apontando que a população deve ter consciência desta possibilidade, António Lacerda Sales garantiu, contudo, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “está adaptado" e irá se adaptar "em pista dupla” para responder tanto às urgências e consultas como a situações relacionadas com a pandemia e a uma possível segunda vaga. 

14h35 - A NOS anunciou hoje o serviço #EstudoEmCasa, projeto de ensino à distância emitido na RTP Memória, que agrega todas as emissões do programa, em parceria com a RTP, as quais poderão ser consultadas a qualquer hora do dia.

14h22 - Ossufo Momade, presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição moçambicana, acusou hoje as forças de defesa e segurança de se aproveitarem do combate à Covid-19 para cometerem atos de violência contra a população e opositores.

14h16 - Macau registou, esta segunda-feira, um primeiro caso de um doente da Covid-19 que voltou a testar positivo depois de ter sido dado como recuperado. Este doente, o 15.º caso da doença no território, recebeu alta hospitalar em 12 de abril e estava a cumprir 14 dias de convalescença em isolamento no centro clínico de saúde pública em Coloane.

14h12 - A Turquia enviou uma ambulância aérea para a Suécia e repatriou um cidadão turco infetado pelo novo coronavírus que alegadamente não recebeu qualquer tratamento no país escandinavo.

13h51 - A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Residências Montepio, S.A. em Albergaria-a-Velha abriu hoje, com 40 camas destinadas ao internamento de média duração. De acordo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), está prevista a possibilidade de integrar, a curto prazo, 30 camas para cuidados de convalescença e 20 camas para internamentos de longa duração, naquela unidade.

13h46 - Mais 1.500 famílias de Lisboa vão passar a receber o "cabaz solidário de frescos", juntando-se às 300 que já beneficiavam desta iniciativa da câmara municipal e que agora também abrange todas as freguesias da cidade

13h43 - O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que as câmaras de proteção dedicadas à entubação que começaram a ser entregues no Porto permitem "mais segurança" ao profissional de saúde, mas não substituem o restante equipamento de proteção.

13h39 - Saiba aqui quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19 e quantos há no seu.

13h36 - O primeiro-ministro, António Costa, desvalorizou hoje o regime legal a adotar após o fim do Estado de Emergência, optando por sublinhar a necessidade de afastamento entre as pessoas por causa da pandemia, "diga a Constituição o que diga".

13h30 - Reveja abaixo a conferência em direto e leia aqui os pontos mais importantes:

13h13 - Há já 928 mortos em Portugal, mais 25 mortos nas últimas 24 horas e, segundo o mais recente boletim da Direção Geral de Saúde há ainda 163 novos casos - naquela que é a variação mais baixa deste mês de abril - perfazendo um total de 24.027 infetados. Registou-se a recuperação de 1.357 pacientes, mais 28 do que ontem.

13h01 - A pandemia de Covid-19 já matou mais de 200 mil pessoas e infetou quase três milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h.

12h56 - A Serum Institute, uma das maiores empresas farmacêuticas no mundo, sediada na cidade indiana de Pune, irá fabricar até 40 milhões de unidades de uma vacina contra a Covid-19... que ainda não sabe, sequer, se funciona devidamente.

12h44 - Após ter sido noticiado que as aulas presenciais para os alunos do 11.º e do 12.º anos devem ser retomadas em 18 de maio e as creches reabertas no dia 1 de junho, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que a situação nos estabelecimentos de ensino será avaliada todas as semanas "para ver se o passo que demos não foi maior do que a perna e se podemos continuar a avançar com confiança e segurança neste processo".

12h37 - A Rússia ultrapassou, esta segunda-feira, a China em número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e tornou-se no nono país mais afetado pela pandemia em todo o mundo. A Covid-19 já infetou um total de 87.147 pessoas e matou 794 no país.

12h33 - A Alemanha 'proíbe' cidadãos de irem de férias para Espanha. Em declarações à cadeia televisiva ZDF, Thomas Bareiss, responsável pela pasta do Turismo, afirmou que "é improvável que viagens turísticas à Espanha, Grécia e Turquia" estejam disponíveis para os cidadãos alemães nos próximos tempos.

12h25  - A ONU pediu hoje aos países que respeitem o Estado de direito, limitando o período de vigência das medidas excecionais para o combate da pandemia de Covid-19, para evitar um "catástrofe" em relação aos direitos humanos.

12h23 - O programa de testes à covid-19 nos lares do país deverá ficar concluído dentro de três semanas, abrangendo 65 mil trabalhadores, mantendo-se depois em monitorização, disse hoje a ministra da Solidariedade e Segurança Social.

12h16 - Portugal e Espanha partilham conhecimento no combate à Covid-19. O ciclo de webinars, que pretende "dar uma visão intra-hospitalar e extra-hospitalar no combate à Covid-19, em ambos os países", arranca já esta quinta-feira.

12h10 - O presidente argentino, Alberto Fernández, disse hoje que "está muito preocupado com a situação do coronavírus no Brasil" porque a crise "pode cruzar a fronteira argentina", já que "o governo brasileiro não está a encarar o problema com seriedade".

12h08 - Os operadores marítimo-turísticos dos canais urbanos da Ria de Aveiro dizem que o ano está perdido devido à pandemia da Covid-19 e que não vão conseguir gerar dinheiro para pagar à Câmara a licença para trabalhar.

12h06 - Um total de 874 militares russos estão infetados com o novo coronavírus, estando 379 de quarentena em casa e os restantes em tratamento em unidades hospitalares, quatro dos quais em estado grave, disse hoje o Ministério da Defesa de Moscovo.

11h53 - De visita a duas fábricas, no norte do país, o primeiro-ministro, António Costa, mostrou-se confiante no comportamento dos portugueses para com as medidas de confinamento, mas alerta que "se as coisas correrem mal, temos de dar um passo atrás".

11h51 - Pedro Siza Vieira, o ministro da Economia, afirmou hoje, em Famalicão, que Portugal vai regressar ao trabalho, mas sublinhou que as regras de regras de higiene, saúde e segurança terão de ser "mais exigentes".

11h46 - A Google e a Apple parecem estar envolvidas num aceso debates com países europeus como o Reino Unido, a França e a Alemanha a respeito do ‘contact-tracing’, método que terá como objetivo fazer cruzamento de contactos para encontrar mais rapidamente novos casos de Covid-19. As duas tecnológicas exigem que as apps de cada país obedeçam a standards específicos de privacidade.

11h41 - Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto vão, com base em amostras de doentes infetados da região Norte, estudar a evolução do novo coronavírus, nomeadamente as cadeias de transmissão e as mutações.

11h35 - Os suíços voltam hoje aos cabeleireiros, as crianças norueguesas às escolas e os checos aos ginásios, num dia em que o primeiro-ministro britânico regressa ao trabalho e a Europa começa a aliviar as restrições causadas pela Covid-19.

11h27 - China responde a acusações da UE e diz-se "vítima da desinformação". O país refutou, esta segunda-feira, as acusações levadas a cabo pela União Europeia num relatório oficial recentemente publicado.

11h25 - Segundo um estudo divulgado da Universidade de Maryland, nos EUA, uma grande maioria dos norte americanos pode estar a sofrer daquilo a que o estudo designa de "fadiga de quarentena". E por esse motivo estão a sair mais do que seria esperado nesta altura de pandemia.

11h23 -EDP Distribuição anunciou que cedeu as suas instalações de dois campos de férias aos bombeiros de Vila do Conde e de Palmela. O objetivo é que as corporações possam prestar socorro e apoio à comunidade em segurança, caso se verifique um agravamento da pandemia no país. 

11h21 - Especialistas avisam que Covid-19 "pode ser o início" de uma vaga de pandemias. Um estudo alerta para os perigos de "excessiva desflorestação, expansão descontrolada da agricultura, intenso cultivo, mineração e desenvolvimento de infraestruturas, assim como exploração de espécies selvagens".

11h19 - A Conferência Episcopal Italiana (CEI) alertou hoje que a decisão do governo italiano de não permitir a celebração de missas afeta "a liberdade de culto", após a reabertura gradual do país, um dos mais atingidos pela Covid-19.

11h17 - O Conselho de Administração da TAP decidiu prolongar o período de 'lay-off' por mais 30 dias, até 31 de maio, por considerar que se mantêm as condições que levaram à adesão à medida, no início de abril.

11h14 - Sete pescadores retidos no domingo em Matosinhos por suspeitas de estarem contaminados pelo novo coronavírus acusaram negativo nos testes entretanto realizados e já voltaram à faina, disseram hoje fontes do setor e do Serviço Nacional de Saúde.

11h03 - Crianças em casa? A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um plano de atividades para o dia todo, pensado especialmente para crianças até aos cinco anos.

10h57 - Também há profissionais do digital a combater a Covid-19. São engenheiros, informáticos e licenciados em matemática aplicada que se dedicam "24 horas sobre sete dias por semana" aos bastidores do combate à Covid-19. Profissionais sem bata que garantem conforto aos doentes e informação em tempo real a quem usa estetoscópio.

10h49 - Bill Gates elogia resposta chinesa e 'dispara' contra Trump. Empresário norte-americano defende que autoridades chineses fizeram o que qualquer país teria feito ao lidar de forma direta, pela primeira vez, com um vírus desconhecido.

10h43 - Apesar do uso de vestiário, luvas e máscaras protetoras, médicos, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais de saúde parecem ter uma tendência maior à infecção, comparativamente à maioria dos indivíduos. Mas por que motivo estes 'heróis de bata branca' estão a adoecer em larga escala?

10h31 - Nas últimas 24 horas, a Bélgica registou mais 113 vítimas mortais da Covid-19. No total, são já 7.207 as pessoas que morreram na sequência desta pandemia no país. Já quanto aos novos casos de Covid-19 identificados, contam-se 553 novos casos no país, perfazendo um total de 46.687 infetados.

10h19 - Em plena pandemia, uma casa de Chicago recebeu uma festa com mil pessoas. O vídeo tornou-se viral nas redes sociais e já foi condenado pelo governador do estado do Illinois.

10h05 - Espanha ultrapassa os 100 mil recuperados e o número de mortos nas últimas 24 horas é de 331, subindo ligeiramente desde domingo (288) e perfazendo um total de 23.521 vítimas mortais. Há ainda 209.465 casos confirmados, mais 1.831.

9h52 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.423 nas últimas horas, com 31.933 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h45 - Alunos e demais comunidade do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, estão a criar um registo fotográfico diário dos seus dias em quarentena, que disponibilizam na rede social Instagram.

View this post on Instagram

O olhar que conta o que a boca não consegue confessar, não é, avó? Lousã, 26.04.2020 Foto de Mafalda Mendes Coelho 1.º ano do curso de Jornalismo do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT)

A post shared by Distância Focal (@distanciafocal2020) on Apr 26, 2020 at 10:34pm PDT

9h37 - As primeiras explicações, apontam para que o novo coronavírus tenha sido disseminado através da venda de carne de animais selvagens num mercado em Wuhan, na China. Mas segundo a imprensa internacional, a venda de carne de animais exóticos continua a acontecer, neste caso na Indonésia apesar de várias advertências para o seu encerramento.

9h33 - Um pastor do Louisiana, que já foi detido por diversas vezes durante a pandemia da Covid-19, voltou a entrar em conflito com as autoridades. Tony Spell, já tinha sido detido no mês passado e agora voltou a ignorar as regras ao fazer uma missa para cerca de 100 pessoas.

9h25 - A Coreia do Sul é apontada como referência na gestão da pandemia de Covid-19 e êxito neste combate passa pelo uso generalizado de máscaras, defendeu o treinador português José Morais, do Jeonbuk Motors, campeão sul-coreano de futebol.

9h19 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, regressou esta segunda-feira ao trabalho depois de ter lutado contra o novo coronavírus durante três semanas. Na primeira comunicação ao país, em Downing Street, o governante referiu que "ainda é verdade que este é o maior desafio que o país enfrentou desde a guerra".

9h12 - A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern , disse hoje que o país venceu a batalha contra a Covid-19, uma vez que se tem registado poucos casos de infeções locais no país.

9h09 - Uma equipa de cientistas apurou que as chamadas células ciliadas e caliciformes apresentam níveis extremamente elevados das proteínas ACE2 e TMPRSS2, que operam como recetoras do novo coronavírus, uma espécie de pontos de entrada da Covid-19 no organismo.

9h03 -  Uma mulher da Florida, nos EUA, que tem aproveitado o muito tempo livre para mostrar a sua aptidão para o desenho. A sua tela... é o passeio e tem desenhado várias personagens de desenhos animados que utiliza para deixar sempre uma mensagem referente à Covid-19.

View this post on Instagram

How much toilet paper is too much? Asking for a friend. . . . . . #caseydrakemakes #sayitcolorfully #streetart #art #chalkthewalk #chalk #chalkart #disney #junglebook #baloo #quarantinelife #quarantine2020 #quarantine #orlando #crayola @crayola @disney @disneythejunglebook @michaelsstores

A post shared by Casey Drake (@caseydrakemakes) on Apr 17, 2020 at 2:54pm PDT

8h58 - Tem de carregar o passe? Saiba como fazê-lo em segurança. Conheça ainda os horários e que serviços poderá realizar nas lojas e quiosques da Carris a partir de hoje, em Lisboa.

8h52 - As autoridades francesas apreenderam, este domingo, um carregamento de cerca de 140 mil máscaras ilegalmente importadas dos Países Baixos, que teriam como destino o mercado negro. Dois homens foram detidos enquanto faziam a transação nas ruas de Saint-Denis.

8h49 -  O Reino Unido teme mais de 100 mil mortes se só os mais vulneráveis forem isolados. Neil Ferguson, professor do Imperial College London e conselheiro do governo britânico não acredita que levantar a quarentena apenas para a população mais jovem seja uma "estratégia viável".

8h46 - De 1 a 3 de maio vai decorrer um novo festival de música online. 'Live in a Box' irá contar com vários artistas nacionais e será transmitido gratuitamente através do InstagramEdu Mundo, Carlos Leitão, Júlio Resende, Cordel e Fogo Fogo são alguns dos nomes já apontados. 

8h41 - Uma rede de investigadores da Universidade de São Paulo desenvolveu durante as últimas semanas um estudo para tentar determinar o impacto social da crise sanitária causada pela Covid-19 no Brasil, concluindo que mulheres e negros deverão ser os mais afetados pela derrapagem económica causada pela paragem das economias.

8h37 - Quase 60% da população ativa está a sofrer redução de rendimentos devido à perda de emprego ou à diminuição do trabalho como consequência da pandemia Covid-19, segundo os resultados de um inquérito publicado hoje pela Deco Proteste.

8h35 - Seis em cada 10 pessoas que coabitam com outras têm passado "por algumas situações de fricção" sobretudo devido à partilha de tarefas domésticas ou por estarem confinados no mesmo espaço o dia inteiro, mostra um estudo da Deco Proteste.

8h32 - A agência Reuters lança esta segunda-feira um extenso trabalho onde analisa os esforços que estão a ser desenvolvidos em busca de uma vacina que permita atenuar a atual crise sanitária que enfrentamos enquanto civilização.

8h29 - "No seu passeio higiénico, cuide da 'higiene' das nossas ruas!". É o apelo feito pela GNR a toda a população para que não deitem equipamento de proteção individual, como máscaras ou luvas, para o chão depois de utilizadas.

8h22 -  Nos países menos desenvolvidos este impacto da Covid-19 é sentido com mais força, sendo que muitas vezes há relatos de abandono de corpos, inclusivamente, na via pública. Do Equador chega-nos o relato de um profissional de Saúde que refere que já foram guardados corpos nas casas de banho da morgue.

8h17 - Deborah Birx, a mulher responsável por coordenar a resposta da Casa Branca à pandemia de Covid-19, admitiu, este domingo, estar "incomodada" com a polémica criada em torno das mais recentes sugestões de Donald Trump para a cura da doença. como injetar desinfetante.

8h11 - Uma aplicação de smartphone desenvolvida pelo Governo australiano para facilitar o rastreio de contactos da Covid-19 foi descarregada 1,3 milhões de vezes nas primeiras cinco horas do seu lançamento, muito acima do previsto pelo executivo.

8h09 - Os setores da hotelaria, restauração e comércio são aqueles onde os imigrantes em Portugal mais estão a sentir o impacto da Covid-19 no meio laboral, disse à agência Lusa a alta comissária para as Migrações.

7h55 - As obras de restauração na catedral de Notre-Dame de Paris, suspensas desde março por causa da pandemia de Covid-19, são retomadas gradualmente a partir de hoje.

7h48 - Wuhan, cidade chinesa tida como o epicentro mundial da pandemia, declarou-se, esta segunda-feira, oficialmente, 'livre' de Covid-19, não tendo registado qualquer novo caso de infeção pelo novo coronavírus pela primeira vez em meses.

7h43 - Inventor de máscara protetora N95 deixa reforma para ajudar na pandemia. Peter Tsai inventou a máscara N95 que filtra 95% de todas as substâncias no ar e é atualmente usada por muitos profissionais de saúde.

7h35 - A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a Síntese de Execução Orçamental até março que já deverá refletir o impacto da pandemia causada pela Covid-19 nas contas públicas.

7h27 - A Alemanha registou, de domingo para segunda-feira, um dos menores crescimentos no que ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus diz respeito até à data, tendo 1.018 pessoas sido diagnosticadas com esta doença nas últimas 24 horas. Houve ainda 110 vítimas mortais nas últimas 24 horas. Segundo o Instituto Robert Koch, o número total de pessoas infetadas com Covid-19 é, neste momento, de 155.193 e há 5.750 mortos.

7h13 - Os Estados Unidos registaram 1.330 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 54.841 pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para 964.937, com cerca de 100 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

7h09 - A China registou três casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, dois deles oriundos do exterior, e uma vítima mortal, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h02 - Oito portugueses, dois dos quais infetados com o novo coronavírus, estão num navio de cruzeiro retido desde janeiro em Nagasaki, no Japão, confirmou à Lusa, no domingo à noite, fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

7hRecorde aqui o acompanhamento da noite de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório