Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Especialistas avisam: Covid-19 "pode ser o início" de vaga de pandemias

Estudo alerta para os perigos de "excessiva desflorestação, expansão descontrolada da agricultura, intenso cultivo, mineração e desenvolvimento de infraestruturas, assim como exploração de espécies selvagens".

Especialistas avisam: Covid-19 "pode ser o início" de vaga de pandemias
Notícias ao Minuto

10:49 - 27/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Um estudo intensivo levado a cabo pelos investigadores Josef Settele, Sandra Díaz, Eduardo Brondizio e Peter Daszak avisa que a Covid-19 pode ser "apenas o início" de uma vaga de pandemias provocadas pela atividade humana.

O documento, revelado, esta segunda-feira pelo jornal britânico The Guardian, apela à cessação de uma série de atividades económicas, sob o risco de causar "sofrimento humano incalculável e travar economias e sociedades em todo o mundo".

"Há uma única espécie responsável pela pandemia de Covid-19: a nossa. As recentes pandemias são consequência direta da atividade humana, particularmente dos nossos sistemas globais e económicos, que premeia o crescimento económico a qualquer custo", pode ler-se.

"Excessiva desflorestação, expansão descontrolada da agricultura, intenso cultivo, mineração e desenvolvimento de infraestruturas, assim como exploração de espécies selvagens, criaram uma tempestade perfeita para um transbordar de doenças", prossegue.

Nesse sentido, este grupo de investigadores sublinha que a raça humana tem, neste momento, "uma pequena janela de oportunidade, dados os desafios colocados pela atual crise, para evitar disseminar as sementes de futuras" pandemias.

"As futuras pandemias irão, provavelmente, acontecer mais frequentemente, espalhar-se mais rapidamente, ter maiores impactos económicos e matar mais pessoas se não formos extremamente cuidadosos quanto aos possíveis impactos das escolhas que fazemos hoje", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório