Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Tem de carregar o passe? Saiba como fazê-lo em segurança

Conheça ainda os horários e que serviços poderá realizar nas lojas e quiosques da Carris a partir de hoje, em Lisboa.

Tem de carregar o passe? Saiba como fazê-lo em segurança
Notícias ao Minuto

08:42 - 27/04/20 por Notícias ao Minuto

Economia Carris

As lojas e quiosques da Carris vão reabrir ao público, a partir desta segunda-feira, para que a população possa carregar os passes para os transportes rodoviários de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa, após ter sido anunciado que o carregamento destes títulos voltaria a ser obrigatório em maio

Numa nota da Carris divulgada pela Câmara de Lisboa, é sublinhado que os quiosques vão ter "horários e normas específicas" de segurança estabelecidas no âmbito da pandemia.

O primeiro aspeto a ter em conta é que "o único meio de pagamento aceite será o cartão bancário" e que, caso tenha de esperar pela sua vez, esta "terá de ser realizada no exterior da loja". 

Caso tenha disponibilidade, a Carris recomenda também que faça um "agendamento prévio do atendimento, para evitar" o referido tempo de espera. Para realizar um agendamento de atendimento presencial basta aceder a https://agendamentos.carris.pt/ ou ligar para o 213 613 000 e agendar a marcação. 

Contudo, tendo de se dirigir às lojas ou quiosques físicos, a empresa de transportes públicos adianta que estão implementadas as seguintes normas de segurança: 

"O tempo de espera é realizado no exterior da loja, o acesso à loja é controlado por vigilantes, todos os postos estarão equipados com suportes de acrílico que criam barreira física durante o atendimento e apenas aceitamos cartão bancário como meio de pagamento", reforça a Carris na referida nota, pedindo também a todos os clientes que respeitem "uma distância de segurança de dois metros", que evitem "o contacto físico em todos os momentos", que tapem "o nariz e a boca com o braço, quando tossir ou espirrar"e que lavem "frequentemente as mãos".

No que diz respeito aos serviços disponíveis, nos quiosques vão ser realizados "carregamentos de títulos de transporte", "de passe Navegante Família", "de listas de autorizações" e emissões de guias de substituição". Contudo, a requisição de cartão Lisboa VIVA (em prazo normal) não está disponível.

Nas lojas será possível: "Carregamento de títulos de transporte, de listas de autorizações, produção de cartões de suporte Lisboa VIVA - cartão na hora ou mediante entrega de requisição de cartão Lisboa VIVA devidamente preenchida, em prazo urgente (sendo entregue na hora) -, transferência de saldo de títulos, anulações/ trocas de títulos, processo de requisição de Passe Social +, processo de criação de agregado familiar para Passe Navegante Família, carregamento de passe Navegante Família, emissão de guias de substituição, emissão de cartão em garantia, 2.ª via cartão Navegante Escola (apenas pagamento com cartão bancário), atualização/renovação do Perfil 4_4_18/Sub23/Social+/Ref.Pens/3ª idade e atualização Navegante 12".

Por fim, deve ainda confirmar os horários de funcionamento destes pontos: 

  • Lojas do Arco do Cego e de Santo Amaro, das 9h às 17h.
  • Quiosques do Lumiar, Cais do Sodré, Colégio Militar e Campo Pequeno, das 8h às 18h. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório