Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Crianças em casa? DGS deixa plano de atividades para o dia todo

As atividades sugeridas são pensadas para crianças até aos cinco anos.

Crianças em casa? DGS deixa plano de atividades para o dia todo
Notícias ao Minuto

10:36 - 27/04/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta segunda-feira, um plano de atividades para o dia todo pensado especialmente para crianças até aos cinco anos.

As sugestões para as atividades estão organizadas num horário que define desde quanto tempo deve durar cada tarefa, refeição ou momento de lazer, até ao conteúdo que estas atividades devem ter. 

Este plano, desenhado para esta segunda-feira, tem como objetivo ajudar as famílias a organizarem as suas rotinas da melhor forma possível, respondendo "às necessidades de todos" e equilibrando "momentos de trabalho e de lazer, de interação e autonomia" que garantam tempo individual para cada membro da família.

Este plano surge na sequência de uma parceria entre a DGS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses. "[Esta iniciativa] sugere duas possibilidades de organização de um plano semanal familiar (um com sugestões dirigidas a crianças mais novas, até aos 5 anos, e outro a crianças mais velhas, até aos 14 anos), que deve ser sempre adaptado às características e realidade específica de cada família. E ainda um conjunto de atividades que respondem às diferentes necessidades de desenvolvimento das crianças e que podem servir de inspiração às famílias" explica a autoridade numa nota divulgada no site. 

DGS recorda ainda que "a estabilidade e a previsibilidade são essenciais para o equilíbrio emocional das crianças, sobretudo das mais pequenas". 

Conheça o calendário semanal completo AQUI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório