Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Pode-se chegar a 4 mil mortos; "Pandemia longe de ter acabado"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Pode-se chegar a 4 mil mortos; "Pandemia longe de ter acabado"

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, revelou, esta segunda-feira, que Marcelo Rebelo de Sousa concedeu "14 indultos de um universo de 492 pedidos que foram feitos", no âmbito do regime excecional de flexibilização da execução das penas, devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o boletim mais recente da Direção Geral de Saúde, o novo coronavírus já matou 928 pessoas em Portugal e infetou 24.027 em Portugal. Houve ainda 1.329 pessoas recuperadas. 

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

21h00 - Boa noite! Este acompanhamento fica por aqui. Pode continuar a seguir o AO MINUTO desta noite neste link.

20h54 - Um grupo de mulheres, encabeçado pela secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohammed, pediu hoje aos Governos ações decisivas para responder ao impacto socioeconómico da Covid-19 e garantir proteção aos cidadãos.

20h49 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu a deteção de três casos considerados "falsos positivos" nos números de Covid-19 na região, mas rejeitou que tenham existido falhas por parte dos laboratórios.

20h41 - Mais de duas dezenas de pessoas continuam ao final da tarde de hoje no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde exigem um voo de repatriamento para o Brasil, que deverá realizar-se na quinta-feira, constatou a Lusa no local.

20h39 - O Ministério da Educação e as Forças Armadas começam esta semana a desinfeção de escolas encerradas desde o início da pandemia de Covid-19, disse hoje à Lusa fonte do ministério.

20h35 - O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, afirmou hoje que os EUA são o país que mais contribui para África e negou a retirada de apoios à saúde, reiterando, no entanto, as críticas à Organização Mundial de Saúde (OMS).

20h32 - Angola registou o primeiro caso de transmissão local, uma adolescente de 16 anos, filha de um paciente proveniente de Portugal, que se encontra internado, informaram hoje as autoridades sanitárias angolanas.

20h30 - O Reino Unido passará a usar drones para realizar entregas de encomendas de natureza médica com caráter de urgência, nomeadamente sangue e até órgãos. Esta é a mais recente iniciativa do governo britânico para acelerar o combate à Covid-19.

20h24 - Guterres diz que extremistas aproveitam-se da pandemia para espalhar ódio. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que estes grupos estão a intensificar a sua presença nas redes sociais para recrutarem jovens que passam mais tempo online.

20h20 - A Madeira não registou casos de Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo, mantendo-se o total de 86 infetados no arquipélago, já com 35 recuperados, mais um do que no domingo, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde.

20h17 - Tem dores de cabeça? Estão a piorar durante a quarentena? Acontece que existem vários factores que desencadeiam o problema e... o stress e a fadiga são dois dos mais comuns. Fique a saber. 

20h13 - O excesso de mortalidade em Portugal desde o início da pandemia de Covid-19 pode chegar aos 4.000 óbitos, segundo um estudo a publicar na revista científica da Ordem dos Médicos a que a Lusa teve acesso.

20h01 - Alemanha decreta uso obrigatório de máscara mas nem todos cumprem. Tal como na maioria dos estados federados, Berlim estreia hoje a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, mas apenas nos transportes públicos. Isto é, o seu uso em supermercados ou farmácias, por exemplo, continua a ser apenas opcional.

19h57 - O presidente da Juventude Popular acusou o Governo de camuflar o número de mortes por Covid-19, alegando que não são efetuados testes às pessoas que morrem, mesmo que tenham apresentado sintomas relacionados com a doença.

19h55 - O primeiro-ministro António Costa visitou esta segunda-feira diversas fábricas. Uma delas foi a Petratex, em Paços de Ferreira, "conhecida por desenvolver e produzir o fato de natação que Michael Phelps vestiu em diversas provas olímpicas". 

19h50 - A CGTP vai comemorar o 1.º de Maio na rua em 23 localidades do país e deu hoje conta disso ao diretor nacional da PSP, garantido que serão cumpridas as regras de distanciamento exigidas pelo combate à pandemia.

19h46 - Ainda Trump e a sugestão dos desinfetantes. O Centro de Controlo de Venenos do estado do Illinois, nos Estados Unidos, registou um “aumento significativo” de chamadas de pessoas que ingeriram químicos usados para a limpeza das casas para prevenirem ou tratarem o coronavírus, adianta a NBC Chicago.

19h35 - As famílias de profissionais do serviço de saúde público do Reino Unido e do apoio social que morram na frente de combate à pandemia da Covid-19 vão receber uma compensação de 60 mil libras (69 mil euros), anunciou o Governo britânico.

19h32 - Os resultados da última sondagem do Barómetro de Opinião Covid-19 da Marktest, realizada entre 20 e 22 de abril, revelam que 88,7% dos portugueses dão nota positiva ao desempenho do Governo durante a pandemia do novo coronavírus.

19h30 - Fique agora com um resumo de notícias locais sobre a Covid-19: 

  • A Trofa distribuiu pelas instituições do concelho mais de quatro mil máscaras, 600 viseiras e 205 testes à Covid-19, entre 23 de março e 20 de abril;
  • A Póvoa de Lanhoso anunciou a conclusão do rastreio nos lares e em Instituições Particulares de Solidariedade Social;
  • A Federação Renovação do Douro reivindicou hoje "a devolução" à região "dos 10 milhões de euros" do saldo de gerência do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) para mitigar a crise;
  • Os vereadores socialistas no executivo municipal de Bragança desafiaram o presidente da Câmara, Hernâni Dias, a custear a realização de testes no centro privado que instalou nesta cidade;
  • Penamacor comprou computadores portáteis para os alunos do concelho que não possuem meios informáticos e vai investir no reforço da rede 'wi-fi';
  • Vizela vai fazer testes serológicos aos alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade, quando forem retomadas as atividades letivas;
  • Albufeira vai investir 300 mil euros em equipamentos informáticos e ligações à Internet.

19h22 - Uma mensagem muito importante nesta altura em que vivemos. "Solidariedade não tem idade. Vamos cuidar quem cuidou de nós", recorda a Polícia de Segurança Pública num post em que chama a atenção para os mais velhos. 

19h15 - O estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, cancelou hoje, numa decisão inédita, as suas eleições primárias democratas, marcadas para 23 de junho, por causa da pandemia de Covid-19.

19h13 - Os barbeiros viram os seus negócios serem fechados devido à pandemia da Covid-19. Agora que na Suíça as medidas de restrição estão a começar a ser levantadas, alguns destes profissionais estão de novo no ativo

19h06 - O presidente executivo da EDP, António Mexia, admitiu hoje uma descida do preço da eletricidade, "de forma sustentada", tendo em conta a descida do preço do petróleo e o aumento do peso das renováveis. Saiba aqui os pormenores.

19h03 - O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, vai a partir de 4 de maio retomar a "atividade programada" não urgente, suspensa desde março devido à pandemia de Covid-19, revelou hoje à Lusa a instituição.

18h56 - Os presos na Bélgica fizeram até agora 42 mil máscaras reutilizáveis, em tecido, para uso próprio e dos funcionários das prisões, para ajudar a combater a propagação da Covid-19 no país.

18h51 - A Academia Portuguesa de Cinema (APC) apelou à criação de um "plano de emergência" para apoiar profissionais do audiovisual, um "concurso relâmpago com verbas para iniciativas 'online'" e o retomar de filmagens com "cuidados sanitários máximos".

18h44 - "A pandemia está longe de ter acabado". A Organização Mundial de Saúde mostrou-se preocupada com as tendências de aumento de casos de Covid-19 em África, no leste da Europa, na América Latina e em alguns países asiáticos. Agradeceu ainda o recente contributo de Portugal para o segundo plano de resposta à pandemia.

18h38 - Já são conhecidos os dados mais recentes relativos a França. O país registou, nas últimas 24 horas, 437 mortes associadas à Covid-19 em meio hospitalar e nos lares, perfazendo um total de 23.293 mortos desde o início da pandemia.

18h32 - A plataforma de alojamento local Airbnb vai implementar um "programa de limpeza avançada" com formação e certificação para os "anfitriões" e uma nova ferramenta de bloqueio de 72 horas entre estadias.

18h26 - Tem-se alimentado? A nutricionista Vânia Rufino dá 10 dicas para começar a comer bem.

18h27 - A Casa Branca cancelou o 'briefing' diário sobre a pandemia de Covid-19, em que o Presidente dos EUA participava, enquanto Donald Trump usa a sua conta no Twitter para atacar os jornalistas.

18h21 - Foram detidas, até às 17 horas de hoje, 96 pessoas por crime de desobediência neste terceiro Estado de Emergência. São mais 13 em relação a este domingo. Quanto a estabelecimentos, já são 212 os encerrados.

Quais as razões das detenções?

  • 31 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório,
  • 47 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário,
  • 7 por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos,
  • 1 por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho,
  • 3 por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços,
  • 7 por resistência/coação.

18h12 - Dezenas de moradores do bairro de Montmartre, em Paris, decidiram quebrar a quarentena obrigatória imposta pelo Governo para combater o novo coronavírus para dançar pelas ruas da capital de França, o que provocou revolta nas redes sociais.

18h10 - Jerónimo de Sousa denunciou hoje a "epidemia do ataque" aos direitos dos trabalhadores, à boleia da pandemia de Covid-19, e fez um apelo à participação nas manifestações do 1.º de Maio, respeitando o "distanciamento sanitário".

18h08 - A UEFA disponibilizou 236,5 milhões de euros para ajudar as 55 federações-membro a fazer face aos efeitos da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o organismo que rege o futebol europeu.

18h05 - Há quem tenha mais tempo livre agora que estamos em Estado de Emergência e que este nos leva a ficar em casa. Fazer remodelações parece-lhe uma boa ideia? Então a Câmara Municipal de Lisboa tem uma mensagem para si. 

18h01 - Galerias de arte de todo o mundo alertam para uma quebra média de 72% no rendimento anual e que um terço das empresas não deverá sobreviver à pandemia Covid-19, segundo um inquérito internacional hoje divulgado.

17h55 - Ariana Grande, Justin Bieber e Billie Eilish juntos numa boa causa. Os artistas uniram-se a outros nomes da música para ajudarem a indústria, que também está a ser afetada pela pandemia. Leia aqui mais.

17h52 - Os golfinhos voltaram a 'tomar conta' do Estreito de Bósforo, em Istambul, na Turquia. A cidade é uma das muitas que se tornaram 'fantasma' devido à Covid-19. Fique com as imagens. 

17h45 - Paolo Gentiloni, o comissário europeu da Economia antecipou hoje que as previsões económicas que Bruxelas divulgará em maio, tendo já em conta o impacto da covid-19, serão "semelhantes" às do FMI, que preveem uma contração na zona euro de 7,5%.

17h34 - Estar em casa e em teletrabalho pode significar trabalhar de fato de treino ou com uma roupa mais descontraída. Contudo, a higiene não pode ser descurada. O SNS divulgou algumas recomendações para a saúde oral dos portugueses durante a pandemia da Covid-19. E, "em caso de urgência, contacte o seu médico habitual".

17h26 - Portugal está na média do número de testes à Covid-19 dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), muito acima de países como a França ou o Reino Unido mas abaixo da Islândia ou do Luxemburgo.

17h18 - Reino Unido ultrapassa as 21 mil vítimas mortais. O ministro da Saúde britânico revelou que morrem mais 360 pessoas nas últimas 24 horas, aumentando o total para 21.092 óbitos.

17h17 - Novos casos caem em Itália, mas país está perto dos 200 mil infetados. A proteção civil divulgou, na tarde desta segunda-feira, os dados mais recentes sobre a evolução da pandemia de Covid-19, que dão conta de 1.730 novos casos e mais 333 óbitos no espaço de 24 horas

17h16 - A Assembleia da República poderá debater já na quinta-feira "o relançamento da economia pós-Covid", caso o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não proponha uma nova renovação do estado de emergência.

17h11 - E agora a Premier League. O Arsenal, o Brighton e o West Ham abriram hoje os seus centros de treinos aos futebolistas, mas de forma controlada, a fim de preparar o eventual regresso do campeonato inglês em junho.

17h01 - A zona de Gragnano, em Nápoles, é famosa pela sua pasta tradicional. Agora, está a recomeçar a produção depois de fortes quebras provocadas pela pandemia da Covid-19, como mostra a reportagem da AFP. 

16h54 - O tribunal britânico que vai decidir se Julian Assange, de 48 anos, vai ser extraditado para os Estados Unidos ou não, decidiu adiar o julgamento para setembro por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo a CNN

16h49 - As autoridades sanitárias britânicas revelaram, esta segunda-feira, terem identificado uma síndrome relacionada com a Covid-19 entre crianças, que se considerava terem menos risco de desenvolver complicações de uma infeção pelo novo coronavírus.

16h42 - Portugal conta esta segunda-feira com mais 25 mortos e 163 infetados em relação a ontem, domingo. Esta é a menor subida percentual de casos de sempre no nosso país (0,7%).

16h30 - O delegado de saúde dos concelhos de Loures e Odivelas, José Calado, disse esta segunda-feira à agência Lusa que seis das 24 pessoas hospedadas numa quinta em Caneças testaram positivo para a Covid-19.

16h25 - Andorra inicia na quarta-feira uma campanha de rastreio em massa do novo coronavírus, que tem como objetivo testar todos os 77.000 habitantes do principado.

16h23 - Como vai ser o regresso às aulas? As regras de funcionamento das escolas, depois da retomadas as aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, que poderá acontecer a 18 de maio, ainda estão a ser estudadas, adiantou Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

16h21 - Portugal conta, esta segunda-feira, 928 mortes e 24.027 infeções pelo novo coronavírus. Recorde aqui o relatório da situação epidemiológica no nosso país, divulgado hoje. Consulte aqui o mapa da evolução da pandemia no nosso país.

16h06 - A atual taxa de ocupação nas unidades de cuidados intensivos em Portugal é de 57%, revelou hoje o Governo, a propósito da luta contra a covid-19, e implica uma subida ligeira face aos 54% de há uma semana.

16h04 - A Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) estimou que o setor aeronáutico europeu vá perder 110 mil milhões de euros este ano devido à pandemia de Covid-19, entre companhias aéreas, aeroportos e prestadores de serviço.

15h47 - O Ministério da Agricultura dos Países Baixos anunciou, esta segunda-feira, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais, que várias martas foram diagnosticadas com Covid-19 em duas quintas situadas em Gemert-Bakel e Laarbeek.

15h45 - O Irão anunciou um aumento significativo, para quase uma centena, nas mortes diárias devido à Covid-19, enquanto o número oficial de novas infeções caiu abaixo de mil casos em 24 horas pela primeira vez no último mês.

15h42 - Nesta vila indiana, o distanciamento social faz-se com... chapéus de chuva. Saiba tudo aqui. 

15h39 - Marcelo Rebelo de Sousa concedeu "14 indultos de um universo de 492 pedidos que foram feitos", no âmbito do regime excecional de flexibilização da execução das penas, devido à pandemia da Covid-19, revelou esta segunda-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Leia aqui na íntegra a nota publicada na página da Presidência da República.

15h32 - A decisão de diminuir o número de testes negativos necessários para considerar recuperados os doentes que estejam em casa não decorreu de uma escassez de testes, mas acompanha a informação científica, assegurou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Veja ou reveja a conferência da DGS desta segunda-feira

15h27 - O Núcleo de Estudos de Doenças Raras (NEDR), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), em colaboração com a Associação Raríssimas, criou um guia informativo para pessoas com Doenças Raras e para os seus cuidadores no âmbito da pandemia de Covid-19.

15h25 - Portugal vai receber esta semana do exterior 7,9 milhões de máscaras cirúrgicas e quatro milhões de respiradores FFP2 e FFP3, num total próximo de 12 milhões, avançou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

15h23 - O Hospital da Prelada, no Porto, retoma a atividade cirúrgica no dia 4 de maio, de forma faseada, informou a unidade num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

15h09 - Há novidades sobre o Rock in Rio. Depois do cancelamento deste ano devido à pandemia da Covid-19, os norte-americanos Foo Fighters e The National e o britânico Liam Gallagher, já têm presença assegurada no festival, em 2021, anunciou hoje a organização.

15h04 - Como é que a política monetária ajuda no combate à Covid-19? O Banco de Portugal explica.

15h00 - Fique com um resumo do principal das últimas horas:

15h00 - Boa tarde! Iniciamos um novo registo para as atualizações desta tarde e noite. Veja o AO MINUTO desta manhã aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório