Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Verão? "Ninguém segura os portugueses", Famílias em desespero

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Verão? "Ninguém segura os portugueses", Famílias em desespero

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, revelou, esta segunda-feira, que Marcelo Rebelo de Sousa concedeu "14 indultos de um universo de 492 pedidos que foram feitos", no âmbito do regime excecional de flexibilização da execução das penas, devido à pandemia da Covid-19.

Segundo o boletim mais recente da Direção Geral de Saúde, o novo coronavírus já matou 928 pessoas em Portugal e infetou 24.027 em Portugal. Houve ainda 1.329 pessoas recuperadas. 

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, pandemia de Covid-19 já matou 208.973 pessoas e infetou quase três milhões.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h05 - O acompanhamento de hoje fica por aqui. Amanhã de manhã começaremos de novo a atualizar os mais recentes desenvolvimentos sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo. E já sabe, mantenha-se seguro em casa e siga as recomendações da DGS. Em caso de sintomas, ligue para a Linha SNS24 (808 24 24 24). 

00h00 - Alguns dos mais de 20 cidadãos brasileiros que hoje permanecem à porta do aeroporto de Lisboa exigindo um lugar num avião para o Brasil já têm voo garantido para quinta-feira, disse à Lusa uma das imigrantes.

23h55 - "Fiquem seguros, fiquem em casa". Este robôt - 'chamado' O-R3 - encoraja os cidadãos de Singapura a manterem-se nas suas habitações e a praticarem o distanciamento social. É um vídeo da Reuters que não deve perder.

23h53 - Um grupo de cientistas, suportados por investidores multimilionários norte-americanos, uniu-se para desenvolver respostas no combate à pandemia da Covid-19 e entregou já um primeiro relatório à Casa Branca, informou hoje o The Wall Street Journal.

23h44 - O PCP tem dúvidas que se passe obrigatoriamente do estado de emergência para a situação de calamidade para fazer face à pandemia de Covid-19.

23h30 - Donald Trump participou esta segunda-feira no habitual briefing e deu 'alfinetadas' à China. "Não estamos contentes com a China nem com toda a situação", destacando que a Covid-19 "poderia ter sido parada na fonte". O Presidente dos Estados Unidos referiu também que o país já levou a cabo "mais de 5.4 milhões de testes". 

23h26 - “Quando vier o verão ninguém segura os portugueses", disse Miguel Sousa Tavares, esta segunda-feira, na antena da TVI. "As pessoas já assumiram nas suas cabeças que vão desconfinar e isso já se nota de semana a semana, de dia para dia. Há mais gente na rua, mais carros a circular. Da mesma maneira que os portugueses anteciparam o confinamento, antes dele ser obrigatório, também já estão a antecipar o desconfinamento antes de ele se tornar efetivo", considerou. 

E acrescentou: "Isto já está a acontecer e, portanto, em última análise, quem vai decidir isto nem é a situação jurídica, o chapéu jurídico que nos vão por em cima da cabeça, é a atitude das pessoas em função daquilo que é a própria sensibilidade, sendo que há muitos portugueses ansiosos, não apenas por ir trabalhar. Estão ansiosos por ter vida e quando vier aí o verão ninguém segura os portugueses".

23h23 - A Alemanha deve equilibrar custo social e desejo de salvar vidas. Quem o diz é Wolfgang Schäuble. O presidente do Bundestag, o parlamento alemão, e antigo ministro das Finanças do país, entrou de forma controversa no debate que decorre no país em torno da redução das medidas restritivas que atualmente vigoram e do equilíbrio entre as consequências económicas e sociais e o custo de vidas humanas.

23h15 - Estar em teletrabalho tem (muitos) desafios. E para quem está em casa mas continua a fazer a sua rotina profissional, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou diversas recomendações sobre como pode 'virar' esta nova realidade a seu favor

23h01 - Donald Trump volta atrás e... afinal, vai falar na conferência de imprensa desta noite. A Casa Branca tinha anunciado o cancelamento do 'briefing' diário sobre pandemia, mas a conversa com os jornalistas irá mesmo acontecer.

22h59  - O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, anunciou hoje um desconfinamento progressivo a partir de segunda-feira, 4 de maio, mas vai impor recolher noturno e a utilização de máscara, para prevenir a covid-19.

22h55 - O treinador do Marítimo, José Gomes, regressou hoje à Madeira por iniciativa pessoal, após ter testado negativo à Covid-19, e foi para o domicílio ao invés de um hotel por ter documento "com razões sanitárias".

22h52 - "Temos pedidos desesperados de pessoas que não têm nada no frigorífico". Isabel Jonet revelou esta segunda-feira, na SIC Notícias, que desde o início da pandemia da Covid-19 até à noite de hoje, a Rede de Emergência Alimentar criada pela Entreajuda, da qual o Banco Alimentar faz parte, recebeu mais de 11.950 pedidos de ajuda de agregados familiares, o que corresponde a cerca de 50 a 60 mil pessoas.

22h49 - O Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, vai regressar na terça-feira aos treinos, de forma individualizada, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol, em comunicado.

22h47 - Produtores instam belgas a comerem mais batatas fritas. O setor é um dos maiores exportadores da economia do país e está a enfrentar uma grande crise. Com restaurantes e mercados fechados e os festivais da primavera e do verão cancelados, as encomendas caíram de forma drástica. Nesta altura, cerca de 750 mil toneladas batatas estão acumuladas em armazéns espalhados pelo país. 

22h41 - O grupo CUF anunciou hoje que está a "retomar gradualmente" as consultas, exames e cirurgias que estavam suspensos na sequência da pandemia de Covid-19, acrescentando que serão implementadas várias regras para garantir a segurança dos utentes e profissionais de saúde.

22h23 - Este momento emocionante chega-nos de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Um bombeiro homenageou os profissionais de saúde locais ao tocar o hino nacional na guitarra elétrica, mostra a Reuters. 

22h17 - O deputado único e líder do Chega, André Ventura, defendeu hoje "um estado de emergência mais aliviado e claro" para as próximas semanas, ao invés da declaração da situação de calamidade, apontando que é "uma mera mudança discursiva".

22h13 - Cinco dicas para manter o bem-estar dos mais pequenos em casa. Marta Mesquita partilha conselhos práticos para manter a saúde física e mental das crianças durante a quarentena. Leia-as neste link. 

22h10 - Mais 12 mil prisioneiros serão em breve libertados no Afeganistão para evitar a propagação do novo coronavírus, anunciou hoje o Governo local.

22h09 - O primeiro-ministro recebe na terça-feira empresários e promotores dos maiores festivais de música, setor que será um dos mais complexos em termos de retoma progressiva da atividade enquanto não existir vacina ou tratamento para a Covid-19.

22h05 - A Reuters destacou a iniciativa da cidade de Lisboa em que os trabalhadores de uma freguesia da cidade se vestiram de super-heróis em jeito de tributo a todos os que continuam a trabalhar no cenário de pandemia. Pode recordar a história aqui. 

21h52 - Uma avó de uma pequena cidade do norte de Inglaterra estreou um novo formato, com perguntas de cidadãos, das conferências de imprensa diárias do Governo britânico sobre as medidas de combate à pandemia Covid-19, alvo de alguma insatisfação. 

21h50 - O primeiro-ministro recebe na terça-feira, em São Bento, os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), do Sporting, FC Porto e Benfica sobre as condições para o regresso do futebol em ambiente de Covid-19.

21h49 - O Ministério da Saúde do Brasil anunciou, há momentos, os dados mais atualizados sobre a pandemia do novo coronavírus no país. O número de pessoas infetadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira dos 66 mil. Mais de 4.500 brasileiros também já morreram devido a este vírus.

21h36 - A pandemia de Covid-19 já matou 208.973 pessoas e infetou quase três milhões em todo o mundo, segundo um balanço da agência AFP. A agência alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. 

21h34 - A Federação Argentina de Futebol decidiu dar por terminada a época 2019/2020 em virtude da pandemia. A classificação atual vai determinar as equipas apuradas para a Taça dos Libertadores e para a Taça Sudamericana e nas próximas duas temporadas não haverá descidas de divisão.

21h14 - A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira disse hoje estar "mais recetiva" a uma eventual substituição do estado de emergência pela situação de calamidade, no contexto da Covid-19, por considerar que este preserva mais direitos e liberdades.

21h01 - Milhares de famílias em desespero pedem ajuda alimentar em Portugal. Isabel Jonet trabalha há 27 anos no Banco Alimentar e diz que nunca viu nada assim, que não param de aumentar os pedidos de ajuda alimentar, indicador de como milhares de família caíram abruptamente em situação de desespero.

21h00 - O que aconteceu de mais importante na última hora?

21h00 - Boa noite! Começamos aqui um novo acompanhamento AO MINUTO. Para ver o da manhã, clique aqui. Para recordar o da tarde, o link é este

Recomendados para si

;
Campo obrigatório