Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cinco dicas para manter o bem-estar dos mais pequenos em casa

Marta Mesquita, a Dr.ª BabyLoop, partilha conselhos práticos para manter a saúde física e mental das crianças durante a quarentena.

Cinco dicas para manter o bem-estar dos mais pequenos em casa
Notícias ao Minuto

21:30 - 27/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Crianças

A médica pediatra que colabora com a BabyLoop, Marta Mesquita, deixa cinco conselhos para ajudar as famílias a organizarem as suas rotinas, aproveitarem para estimular a criatividade das crianças e estreitar os laços familiares durante o período de confinamento

1. Mantenha uma rotina diária e envolva os mais pequenos nas tarefas da casa
As crianças, independentemente da idade, sentem-se mais seguras quando existe uma rotina. É importante manter os horários de levantar e deitar, bem como das refeições, dos períodos de escola e de brincadeira. Procure fazer um plano diário com horário das diferentes atividades e convide os filhos a ajudar a cozinhar, fazer bolos ou mesmo a limpar.
2. Promova uma alimentação saudável e o exercício físico
Procure oferecer uma alimentação rica em fruta e legumes: a sopa deve fazer parte de duas refeições por dia, bem como os legumes no prato principal e fruta à sobremesa. Controle os snacks e o acesso à dispensa e as refeições pré-preparadas também devem ser exceção. Para completar este quadro, não descure o exercício: deixe-os correr, andar de bicicleta, jogar à bola ou saltar à corda sempre que possível. É importante sair de casa por curtos períodos de tempo e cumprindo as regras de segurança. Ao final do dia, as crianças vão sentir-se mais felizes e até dormirão melhor.
3. Defina os períodos de brincadeira e estimule a aprendizagem além das aulas
Quando estão em casa e na companhia dos pais, as crianças têm dificuldade em perceber o limite entre o período da escola e da brincadeira. Mais uma vez, é importante ter os horários definidos e, se possível, locais diferentes da casa para cada atividade. Além disto, aprender não se resume às atividades da escola: desenhos animados educativos, jogos de tabuleiro, histórias e visitas virtuais a museus, ao oceanário ou ao jardim zoológico são opções para estimular a criatividade e a aprendizagem.
4. Promova um período de relaxamento antes de dormir
Encontrar um período de relaxamento para as crianças ao final do dia é crucial para as acalmar e preparar para o sono. As opções vão desde o banho, massagens, ouvir música calma, ler uma história em família, exercícios de ioga para crianças ou mesmo rezar.
5. Adeque a informação à idade das crianças e mantenha uma atitude positiva
Mantenha os seus filhos informados relativamente à atualidade, com responsabilidade e sem alarmismos, adequando a linguagem à maturidade de cada um, de forma a que entendam a realidade e se mantenham calmos e seguros. Sempre que demonstrem inseguranças, medos ou frustrações - perfeitamente normais neste período -, procure manter uma atitude positiva e de esperança, transmitindo confiança e tranquilidade.

Presença assídua nas redes sociais da BabyLoop, a pediatra Marta Mesquita - Dr.ª BabyLoop - tem também um segmento dedicado no blog da BabyLoop, para aprofundar as dicas que partilha e responder às principais dúvidas dos pais, em temas como os cuidados nos primeiros meses de vida, alimentação, amamentação ou a saúde das crianças, para que as famílias vivam a maternidade de forma plena e positiva.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório