Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Guterres diz que extremistas aproveitam-se da pandemia para espalhar ódio

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que estes grupos estão a intensificar a sua presença nas redes sociais para recrutarem jovens que passam mais tempo online.

Guterres diz que extremistas aproveitam-se da pandemia para espalhar ódio
Notícias ao Minuto

20:24 - 27/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

António Guterres advertiu esta segunda-feira durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que os grupos extremistas estão a tirar proveito das medidas de isolamento social para intensificarem os seus esforços nas redes sociais para espalharem o ódio, mas também para recrutarem jovens que estão a passar cada vez mais tempo na internet, segundo a Associated Press.

O secretário-geral da ONU recordou que, mesmo antes da pandemia, um em cada cinco jovens não estava a receber a educação necessária ou a trabalhar, e que um em cada quatro jovens eram afetados pela violência ou por conflitos.

“Estas frustrações e, francamente, os falhanços para lhes responder por parte daqueles que estão no poder atualmente, alimentam o declínio da confiança nas instituições políticas”, asseverou António Guterres.

“Quando surge um ciclo destes, é demasiado fácil para os grupos extremistas explorarem a raiva e o desespero, e o risco de radicalização escala”, fez notar o secretário-geral da ONU.

Ainda assim, Guterres destacou o exemplo de jovens na Colômbia, no Gana, no Iraque e noutros países que se juntaram a equipas de voluntários para distribuírem material sanitário aos profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate contra a Covid-19 e aos mais necessitados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório