Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Hospitais e clínicas CUF retomam gradualmente atividade normal

O grupo CUF anunciou hoje que está a "retomar gradualmente" as consultas, exames e cirurgias que estavam suspensos na sequência da pandemia de covid-19, acrescentando que serão implementadas várias regras para garantir a segurança dos utentes e profissionais de saúde.

Hospitais e clínicas CUF retomam gradualmente atividade normal
Notícias ao Minuto

22:41 - 27/04/20 por Lusa

País Covid-19

De acordo com um comunicado publicado hoje na página da CUF na internet, o grupo está a "retomar gradualmente a atividade programada da CUF -- consultas, exames e cirurgias, entre outros atos clínicos, suspensos devido ao período de contenção" da pandemia da doença provocada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Este recomeço da atividade regular dos hospitais e clínicas da rede CUF avançou hoje e será alargado a partir de segunda-feira, 04 de maio.

Para garantir a segurança dos utentes e dos profissionais de saúde será feito o "rastreio de temperatura a todos os que entrarem" naquelas unidades de saúde.

A CUF também vai fornecer uma máscara cirúrgica de proteção individual a "todos os clientes e profissionais [de saúde] à entrada dos edifícios", além da "segregação de circuitos e de alterações nas zonas comuns", nomeadamente, as salas de espera.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 209 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).

Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório