Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mercado de animais selvagens igual àquele onde surgiu vírus segue aberto

Segundo noticiado pela imprensa internacional, venda de carne de animais exóticos continua a acontecer na Indonésia apesar de várias advertências para o seu encerramento. Alertamos que as imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

Notícias ao Minuto

09:29 - 27/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Indonésia

Ainda não está completamente esclarecido onde surgiu o surto de novo coronavírus, mas, segundo as primeiras explicações, tudo aponta para que tenha sido disseminado através da venda de carne de animais selvagens num mercado em Wuhan, China.

Com vários países asiáticos a ordenarem o encerramento deste tipo de mercados, com a prática de caça e venda deste animais - cães, gatos, morcegos e outros animais exóticos - a ser proibida, a imprensa internacional reporta que na Indonésia um dos mais populares espaços do género continua a trabalhar normalmente. 

Segundo o noticiado pelo jornal The Sun, que justifica a sua reportagem com registos fotográficos recentes, no mercado de Tomohon Extreme Meat, na ilha de Sulawesi, este tipo de 'venda' tem mesmo aumentado em termos de escala.

"De facto ... as vendas continuam. Os produtos estão sempre esgotados", explica  Stenly Timbuleng, um dos comerciantes locais, dizendo mesmo que a pandemia "não afetou as vendas".

O professor R. Wasito, do Departamento de Patologia Veterinária da Universidade Gadjah Mada, em Yogyakarta, afirma, citado pelo The Sun, que este tipo de mercados são "incubadoras" do vírus.

"O Tomohon Extreme Market e outros mercados semelhantes que vendem animais selvagens na Indonésia são potencialmente incubadoras para o novo coronavírus", afirmou.

Confira na galeria algumas imagens deste mercado - imagens podem chocar os leitores mais sensíves - captadas pelos fotógrafos da Getty Images.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório