Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

A grande invasão. Células do nariz são a porta de entrada do coronavírus

Uma equipa de cientistas apurou que as chamadas células ciliadas e caliciformes apresentam níveis extremamente elevados das proteínas ACE2 e TMPRSS2, que operam como recetoras do novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.

A grande invasão. Células do nariz são a porta de entrada do coronavírus
Notícias ao Minuto

08:40 - 27/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

De acordo com um estudo realizado por investigadores de vários países, publicado no periódico científico Nature Medicine, duas variedades de células próprias do nariz foram identificadas como sendo os pontos de entrada do novo coronavírus

"As células ACE2 e TMPRSS2 têm os níveis mais altos dessas proteínas [receptoras] do vírus causador Covid-19, comparativamente a todas as células das vias aéreas. Tornando-as a rota de infeção inicial mais provável para o vírus", disse o líder do estudo Waradon Sungnak, líder do estudo, num comunicado emitido à imprensa.

Para chegarem a essa conclusão os investigadores examinaram informações provenientes de vários bancos de dados. De modo a poderem analisar o sequenciação de RNA de mais de 20 tecidos de células com o intuito de detetar a presença de proteínas.

Os cientistas não sé encontraram a ACE2 e a TMPRSS2 no nariz, assim como as proteínas foram detetadas nas células presentes no tecido que reveste o intestino e na córnea do olho. O que por sua vez também indica outros meios prováveis de infeção, nomeadamente a propagação fecal-oral e os ductos lacrimais. 

Sarah Teichman, co-autora da pesquisa afirmou: "trata-se da primeira vez que essas células específicas do nariz são associadas à Covid-19. Embora existam muitos fatores que colaboram para a permutabilidade do vírus, os resultados são consistentes com as rápidas taxas de infecção do vírus até ao momento".

"A localização dessas células na superfície interna do nariz torna-as imensamente suscetíveis ao vírus e também podem facilitar a transmissão para outros indivíduos", concluiu Teichman.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório