Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Praias nacionais com lotação. Mais de 180 mil mortes no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Praias nacionais com lotação. Mais de 180 mil mortes no mundo
Notícias ao Minuto

15:39 - 22/04/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Tal como anunciado, o debate quinzenal, desta terça-feira, foi aberto pelo líder do PCP, Jerónimo de Sousa, depois de o primeiro-ministro ter prescindido da intervenção de abertura, o que acontece pela primeira vez em debates quinzenais. Na Assembleia da República, António Costa, em resposta aos comunistas, começou por reiterar a necessidade de manter os postos de trabalho durante a crise gerada pela Covid-19, admitindo que o contexto atual "expõe as fragilidades e as assimetrias".

"Aquilo que temos de evitar a todo o custo é acrescentar crise à crise", sublinhou Costa, referindo que "é preciso ter consciência que esta crise não se pode resolver com respostas de austeridade".

Ainda sobre o futuro, o primeiro-ministro sublinhou que precisa de saber se o programa de recuperação da União Europeia vai disponibilizar "uma fisga ou uma bazuca", para saber "o poder de fogo" do plano de resposta à crise em Portugal.

"Neste momento, ainda ninguém sabe totalmente o grau de queda da economiaSabemos que é brutal, mas não sabemos a dimensão. Aguardemos por final de maio" para conhecer o impacto e quais as medidas da UE, apontou. 

No que diz respeito à incidência da pandemia da Covid-19 no país, de acordo com o boletim diário da Direção-Geral de Saúde de hoje, há 785 óbitos e 21.982 casos de infeção em Portugal. Consulte aqui informação detalhada sobre a pandemia em Portugal.

Lá fora, os Estados Unidos continuam a regista o maior número de óbitos, sendo que na Europa, os países mais afetados pela Covid-19 são Itália, Espanha, França e Reino Unido.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui e será retomado na manhã de quinta-feira. Caso tenha algum sintoma associado à Covid-19 não hesite e contacte a Linha SNS24 (Portugal Continental:  808 24 24 24; Madeira: 800 24 24 20 e Açores: 808 24 60 24). 

23h51 - Três idosos de lar em Vila Real com alta do Hospital das Forças Armadas. Os utentes recuperaram do novo coronavírus na unidade hospitalar e seguiram depois em ambulâncias do município para o lar onde moram.

23h43 - O Conselho Português para os Refugiados admitiu hoje que o aumento dos pedidos de asilo em Portugal provocou a sobrelotação dos seus centros, tendo de recorrer a alojamento externo (hostels, apartamentos e quartos arrendados). 

23h36 - O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, pediu hoje à comunidade internacional para combater a pandemia do novo coronavírus através de um "verdadeiro sentido de responsabilidade universal".

23h19 - O ministério da Saúde turco anunciou que foram detetados 3.083 novos casos e mais 117 mortes no espaço de 24 horas, refere a Reuters. Com estes novos dados, o número de casos de infeção na Turquia sobe para os 98.674 e o número de óbitos ascende aos 2.376.

23h06 - O parlamento austríaco pediu hoje ao Governo para elaborar uma lei que impeça as empresas localizadas em paraísos fiscais, não pagando impostos, de acederem aos apoios estatais aprovados no âmbito da pandemia de covid-19.

22h54 - Turquemenistão não registou casos e governo nega esconder informação. O ministro da Saúde disse que 151 pessoas estão em quarentena para determinar se estão infetadas. O Turquemenistão partilha uma longa fronteira com o Irão, um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

22h43 - A Associação de Futebolistas Espanhóis expressou hoje a preocupação dos jogadores da I e II ligas, perante um regresso das competições no país, salientando que "a saúde é o mais importante", face à pandemia de Covid-19.

22h35 - A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal defendeu hoje que o eventual plano de recuperação económica da União Europeia, no âmbito da pandemia da covid-19, deve situar-se entre um e 1,5 biliões de euros.

22h31 - Tiago Lopes, responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, admitiu hoje que o executivo já está a planear um regresso à normalidade no arquipélago, mas não avançou com datas para o levantamento das restrições impostas devido à Covid-19.

22h20 - pandemia provocou uma queda de 93% no número de utilizadores do metro da cidade norte-americana de Nova Iorque, levando a que centenas de sem-abrigos tenham aproveitado para fazer dos bancos de estações e carruagens uma nova 'casa'. Veja as imagens AQUI

22h03 - Autoridade de Saúde dos Açores: "Temos de aprender com esse erro". O responsável da autoridade rejeitou hoje que as falhas de comunicação relativas ao incumprimento do confinamento por parte de ex-reclusos na ilha de São Miguel, devido à Covid-19, coloque em causa a credibilidade das autoridades.

22h00 - A proibição da venda de álcool e o reforço da presença policial e militar no âmbito do confinamento obrigatório de contenção da pandemia do novo coronavírus, reduziram substancialmente a criminalidade na África do Sul, anunciou hoje o ministro da Polícia.

21h46 - As praias nacionais vão ter lotação máxima de banhistas durante a época balnear, na sequência da pandemia, que vai ser calculada em função da "capacidade de carga" de cada praia, informou hoje a coordenadora do Programa Bandeira Azul.

21h30 - Numa altura em que milhares de crianças se encontram encerradas em casa por conta da pandemia do novo coronavírus, a GNR decidiu, de forma divertida, criar uma iniciativa para acompanhar os mais novos. O Guarda Vidal, como é designado, percorre as ruas de todo o país para alertar esta população mais nova para a importância de estudar e ficar em casa.

21h26 - Mortes no mundo ultrapassam barreira dos 180 mil. A pandemia do novo coronavírus já matou 181.234 pessoas e infetou mais de 2,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 GMT de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

21h16 - Comunidade do Bangladesh tem cerca 20 infetados em bairro lisboeta. A vida não para na Mouraria, em Lisboa, mesmo em tempo de pandemia. Várias lojas mantêm-se abertas na rua do Benformoso para servir as diferentes comunidades que lá vivem, como a do Bangladesh, que tem cerca de 20 pessoas infetadas.

21h11 - Detetados primeiros casos de Covid-19 em animais de estimação nos EUA. Dois gatos testaram positivo por Covid-19 em Nova Iorque, tornando-se, assim, nos primeiros casos detetados em animais de estimação nos Estados Unidos. A informação é adiantada, esta quarta-feira, pela agência noticiosa Associated Press, que cita fontes federais.

21h05 - O ventilador de Stephen Hawking vai ser usado para salvar vidas. O aparelho usado pelo físico foi doado pela família ao Royal Papworth Hospital, em Cambridge.

20h54 - O Ministério da Administração Interna entregou 1,5 milhões de equipamentos de proteção individual à PSP, GNR, SEF, ANSR e Proteção Civil desde o início da pandemia de covid-19, avançou hoje a secretária de Estado da Administração Interna.

20h40 - Pelo menos 89 polícias estão entre os vários sul-africanos detidos pela violação das normas de confinamento decretadas pelo Presidente do país para a contenção da pandemia de covid-19 na África do Sul, noticia hoje a imprensa local.

20h38 - O Brasil ultrapassou, esta quarta-feira, a barreira dos 45 mil casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. A pandemia já matou, ainda, perto de três mil pessoas até à data.

20h31 - A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, situação que ocorre pelo segundo dia consecutivo, mantendo-se com 85 infetados no arquipélago, 20 dos quais já recuperaram, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde.

20h16 - A Finlândia anunciou hoje que vai permitir concentrações públicas com menos de 500 pessoas a partir do dia 13 de maio, aliviando assim as atuais restrições no âmbito do surto da Covid-19, que só permitem 10.

20h12 - Os partidos portugueses criticaram hoje a resposta insuficiente da União Europeia à crise causada pela pandemia de Covid-19 e pediram mais solidariedade, no debate preparatório do Conselho Europeu na Assembleia da República.

20h05 - O último grande cruzeiro que permanecia no mar durante a pandemia do novo coronavírus atracou esta quarta-feira no porto de Génova, em Itália. Desembarcaram 540 passageiros do navio, estando previsto que amanhã desembarquem os restantes 897.

20h01 -diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano, Robert Redfied, alertou para o perigo de que a segunda vaga do novo coronavírus seja "ainda mais difícil" do que a atual.

20h00 - Angola elevou para 25 o número total de doentes por Covid-19 identificados no país, após o registo de um novo caso de infeção, relativo a uma médica cubana, anunciou hoje a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

19h59 - Nova Iorque celebrará 4 de Julho "de uma ou de outra maneira". A pandemia de Covid-19 irá condicionar os festejos, com fogo de artifício, do Dia da Independência em Nova Iorque, mas o mayor da cidade garantiu que o evento irá realizar-se "de uma ou de outra maneira".

19h55 - O parlamento espanhol aprovou hoje o prolongamento por mais duas semanas, até 9 de maio, do estado de emergência em vigor desde 15 de março no país, com o objetivo de lutar contra o novo coronavírus.

19h52 - Tiago Lopes, o responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, disse que os dois casos de Covid-19 detetados hoje no hospital de Ponta Delgada não têm ligação à cadeia de transmissão já identificada, mas rejeitou um cenário de transmissão comunitária.

19h34 - A União Europeia quer avançar com uma ponte aérea humanitária para garantir o transporte de equipamentos de proteção e assistência aos "países mais vulneráveis" em altura de pandemia de covid-19, anunciou hoje o chefe da diplomacia europeia.

19h32 - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, afirmou que o novo coronavírus tem sido usado para implantar o comunismo no mundo e também criticou a atuação da Organização Mundial da Saúde no combate à pandemia.

19h24 - "O vírus vai acompanhar-nos durante muito tempo". O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou hoje que o vírus que provoca a Covid-19 vai estar presente "muito tempo", e disse começar a haver estabilidade na situação da Europa.

19h23 - O Reino Unido admitiu que distanciamento social pode ser realidade até 2021. O conselheiro do governo britânico avisa que a hipótese de que surja uma cura para a Covid-19 no espaço de um ano é "incrivelmente pequena".

19h20 - O primeiro-ministro afirmou hoje que precisa de saber se o programa de recuperação da União Europeia vai disponibilizar "uma fisga ou uma bazuca", para saber "o poder de fogo" do plano de resposta à crise em Portugal.

19h16 - A Universidade do Porto vai, a partir do mês de maio, disponibilizar gratuitamente testes serológicos a todos os docentes, trabalhadores não docentes e estudantes que necessitem de retomar as atividades presenciais nas instalações da instituição, anunciou hoje o reitor.

19h15 - O Vaticano decidiu hoje reativar gradualmente os serviços ordinários da igreja, em conformidade com as recomendações sanitárias que visam evitar o contágio de covid-19. 

19h13 - A Câmara de Vila Real anunciou hoje que deram negativo todos os 271 testes à covid-19 realizados aos utentes de sete estruturas residenciais para idosos e ainda da Associação de Paralisia Cerebral.

18h58 - O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, testou negativo para Covid-19, anunciou Zafar Mirza, o seu conselheiro especial na área da saúde.

O líder paquistanês foi testado depois de ter estado em contacto com o filantropo Faisal Edhi na semana passada. Edhi revelou esta terça-feira que tinha testado positivo para a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2. 

18h49 - Nove detenções em Portugal por desobediência e mais nove estabelecimentos encerrados. "Assim, até ‪às 17h00 de hoje, foram detidas 41 pessoas por crime de desobediência, das quais 17 por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 22 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 1 por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos e 1 por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços", revelou o Ministério da Administração Interna.

18h48 - O Governo da Lituânia anunciou hoje a reabertura em breve de restaurantes ao ar livre, museus e algumas lojas, como parte do levantamento gradual do confinamento decretado para conter a pandemia.

18h46 - Tem animais de estimação? Ao contrário dos humanos que mal podem esperar pelo fim do confinamento, especialistas em cães dizem que o levantamento das restrições pode causar "extrema ansiedade de separação" nos animais que já se habituaram a passar o dia inteiro com os donos. Saiba tudo AQUI

18h32 - França aproxima-se dos 120 mil casos de Covid-19. O país registou 1.827 novos casos confirmados de infeção pelo coronavírus e 544 mortes nas últimas 24 horas.

18h28 - "Urgências são urgências", recorda a Direção-Geral da Saúde. "Não atrase a sua ida ao médico ou ao enfermeiro. O Centro de Saúde e o Hospital tem um circuito separado para quem não tem Covid-19", esclareceu ainda a autoridade numa publicação divulgada nas redes sociais. 

18h25 - O deputado da Iniciativa Liberal criticou hoje no debate quinzenal a "burocracia socialista" que cria dificuldades para as empresas na resposta à crise da Covid-19, com o primeiro-ministro a lembrar que o Simplex foi uma criação dos socialistas.

18h22 - O presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNEsup) vincou hoje que as últimas declarações do ministro do Ensino Superior "em nada alteram" as preocupações do sindicato quanto à possibilidade de regresso da atividade presencial nas universidades em maio.

18h12 - Deputado do Chega acusa primeiro-ministro de "incoerência". A entrevista do primeiro-ministro ao jornal Expresso gerou hoje desentendimentos entre o deputado André Ventura e o primeiro-ministro, com Costa a insistir que não será necessária austeridade e que a sua resposta foi "clara e inequívoca". André Ventura questionou Costa sobre quais as possíveis medidas a tomar face à crise económica causada pela Covid-19, alegando que o primeiro-ministro "pode dizer que não sabe ainda que orçamento suplementar" vai existir, "mas há de ter uma ideia".

18h09 - Ao nível local, autarquias, universidades e forças de segurança continua a avançar com medidas para ajudar a população e para combater a Covid-19 em Portugal. Estas foram algumas das ações divulgadas esta tarde: 

  • A Universidade da Beira Interior vai avançar com dois projetos de investigação relativos à imunidade de grupo e a métodos de diagnóstico mais rápidos da Covid-19;
  • A Câmara de Oeiras anunciou uma comparticipação financeira de 205 mil euros, dos quais 168 mil para associações culturais e 37 mil para organismos juvenis do concelho;
  • A GNR da Guarda anunciou que a partir de sexta-feira vai entregar tarefas e material escolar a 124 alunos da região que estudam a partir de casa e que não têm acesso a computador;
  • A Câmara de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, anunciou que vão ser testados à Covid-19 todos os utentes e colaboradores das instituições de solidariedade do concelho.
  • A Câmara da Pampilhosa da Serra aposta no apoio a mais de 300 idosos dos lares do concelho, que têm recebido testes da covid-19 e equipamentos de proteção.

18h04 - Severin Schwan, diretor executivo da gigante farmacêutica suíça Roche, avisou, esta quarta-feira, durante a apresentação dos resultados financeiros do primeiro trimestre, que uma eventual vacina contra a Covid-19 só deverá chegar em 2022.

18h02 - O Partido Ecologista Os Verdes defendeu hoje que deveriam ser "vedados os apoios públicos" a empresas que "se escondem" em paraísos fiscais, no âmbito do combate à pandemia de covid-19 em Portugal. Na resposta, o chefe do Governo respondeu que não, ao afirmar que os apoios se aplicam às "micro, pequenas e médias empresas" e "nenhuma delas tem sede em paraísos fiscais".

17h57 - A coordenadora bloquista, Catarina Martins, defendeu hoje que a distribuição de dividendos nas empresas em que o Estado é acionista deve ser impedida, mas o primeiro-ministro rejeitou porque se deve "perturbar o mínimo possível o funcionamento da economia".

17h51 - Costa considerou "prematuro" a generalização de testes serológicos. O primeiro-ministro alegou que é muito provável que o nível de imunização natural da população seja ainda "muitíssimo baixo". O chefe do Executivo assumiu esta posição no debate quinzenal, na Assembleia da República, depois de questionado pelo porta-voz do PAN, André Silva, sobre se o Governo vai garantir testes serológicos para aferir quem está imune da Covid-19.

17h49 - "Solta a Grândola que há em ti", lê-se num cartaz 'afixado' pela Associação 25 de Abril nas redes sociais, num apelo aos portugueses para cantarem, no sábado às 15h00, "às janelas ou às varandas", a música 'Grândola, Vila Morena', de José Afonso.

17h46 - No debate quinzenal, a líder do BE, Catarina Martins, questionou o primeiro-ministro, sobre a situação das trabalhadoras das cantinas escolares que "estão a ser despedidas" e não têm direito a nenhum apoio, propondo medidas imediatas para estes casos e para "milhares de trabalhadores" em risco. "Nas medidas excecionais [devido à covid-19] procuramos cobrir todos, mas vamos verificando que há sempre algumas situações concretas onde há lacunas ainda na cobertura. Aquilo que estamos a fazer é um levantamento integral de todas essas situações", respondeu António Costa.

17h35 - A Suíça anunciou hoje que não vai impor aos cidadãos o uso obrigatório de máscara, mas vai distribuir um milhão de máscaras por dia, durante duas semanas, nos estabelecimentos comerciais.

17h27 - O primeiro-ministro apontou hoje que a taxa de infeção por covid-19 na população residente em lares é de 1%, dizendo que "os idosos não são um risco" e que é essencial protegê-los e não "fugir dos idosos". António Costa assegurou que "a situação dos lares preocupa a todos, uma vez que aí existe uma enorme concentração de um grupo de risco". "Mas é preciso dizer à sociedade portuguesa que os nossos idosos não são um risco, eles estão expostos a um maior risco. Nós não temos que fugir dos idosos, temos que proteger os idosos", afirmou, recebendo palmas da bancada socialista.

17h24 - Os idosos que se encontrem em lares e estejam em isolamento profilático estão abrangidos pelo justo impedimento no cumprimento das obrigações fiscais, pelo que não ficarão sujeitos a penalidades caso não consigam pagar o IMI dentro da data limite.

17h22 - Moçambique regista mais dois casos e sobe total para 41. "Dos 84 testados nas últimas 24 horas, 82 revelaram-se negativos para a infeção da covid-19 e dois foram positivos. Com isso, neste momento o nosso país conta com 41 casos positivos", disse Rosa Marlene, diretora nacional de Saúde Pública.

17h19 - Os líderes da União Europeia vão tentar na quinta-feira acordar um plano de recuperação da economia europeia à luz da crise provocada pela pandemia covid-19, mas são ainda muitas as diferenças entre os 27 sobre as possíveis soluções.

17h18 - Cabo Verde elevou para 73 o número de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, com o registo de cinco novos casos na cidade da Praia, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h15 - Li Zehua, jornalista que reportou diretamente a partir da linha da frente do combate à pandemia em Wuhan e que acusou a China de tentar encobrir os primeiros casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, reapareceu, esta quarta-feira, após uma ausência de quase dois meses.

17h12 - O Comando Regional da PSP da Madeira confirmou, esta quarta-feira, a detenção de um homem de 55 anos pela prática do crime de desobediência, depois deste ter furado a cerca sanitária imposta na freguesia de Câmara de Lobos.

17h07 - pandemia já matou mais de 25 mil pessoas em Itália. Nas últimas 24 horas, o país registou 3.370 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 437 mortes.

17h03 - Os principais bancos têm cerca de 211 mil moratórias de créditos de famílias e empresas, segundo os dados divulgados por Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Santander Totta e Novo Banco no parlamento.

16h59 - Ainda no hemiciclo, Telmo Correia, líder parlamentar do CDS, questionou o Governo sobre o que vem a seguir ao estado de emergência, caso não seja renovado. “Passaremos para quê? Para nada?”, atirou. Nesse sentido, o centrista pediu esclarecimentos sobre qual será o critério que será levado a cabo para o levantamento das restrições. Em resposta, António Costa repetiu algo que tem vindo a sublinhar nas últimas semanas: “A condição essencial é os cidadãos em geral se sentirem confiantes porque há acesso em abundância no mercado a máscaras, gel, luvas, etc, de acesso fácil nos supermercados. Depois, que há normas de higienização nos locais de trabalho, transportes públicos, locais públicos, e, em terceiro lugar, a robustez do SNS que tem de conseguir dar resposta” tanto aos doentes Covid-19 como aos outros". 

16h55 - O Rio de Janeiro viveu, de terça para quarta-feira, aquele que foi o seu pior dia desde o início da pandemia, ao registar 407 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, consolidando-se, assim, como o estado mais afetado em todo o Brasil. Números que vão preocupando as autoridades brasileiras, até porque, segundo refere a estação televisiva brasileira Globo, este novo recorde, no que ao crescimento diário diz respeito, significa que se registou uma média de um novo infetado a cada 3,5 minutos.

16h40 - No debate quinzenal, a dirigente bloquista, Catarina Martins recordou que foi "particularmente infeliz" o erro que não permitiu que profissionais de saúde fossem aumentados em de 0,3% e apelou ao Governo que resolvesse esta situação o mais rapidamente possível. A líder partidária ainda exigiu que fossem proibidos despedimentos em empresas com apoios ou contratos com públicos, que fossem diminuídos os prazos de garantia para acesso aos subsídios de desemprego e que fosse criada uma medida “de emergência de acesso ao Rendimento Social de Inserção” para casos como as trabalhadoras domésticas.

16h37 - O primeiro-ministro, António Costa, disse na Assembleia da República que é necessário aguardar pelos números que revelam o impacto real da crise gerada pela Covid-19, antes de ser entregue um orçamento suplementar. "Neste momento, ainda ninguém sabe totalmente o grau de queda da economiaSabemos que é brutal, mas não sabemos a dimensão. Aguardemos por final de maio" para conhecer o impacto e quais as medidas da UE.

Depois dessa fase, Costa vai sentar-se à mesa com os partidos para responder à fase de recuperação, referindo que isso será essencial para a apresentação do orçamento suplementar antes da interrupção do Parlamento para férias. 

16h34 - O Governo de São Tomé e Príncipe impôs hoje o "confinamento obrigatório em todo o território nacional", a partir das 19h00 locais, e avisou que o Exército e a polícia vão efetuar patrulhamento para garantir o cumprimento das medidas.

16h33 - A ministra das Comunicações e das Tecnologias Digitais da África do Sul, Stella Ndabeni-Abrahams, declarou-se culpada face às acusações de que terá violado o confinamento, tendo pago uma multa de mil rands (48,88 euros), noticia hoje a imprensa local.

16h28 - A organização não-governamental Médicos sem Fronteiras alertou hoje que ficará sem máscaras dentro das próximas semanas, apelando à ONU e aos líderes mundiais para que promovam uma distribuição justa do equipamento de proteção perante a atual pandemia.

16h24 - O uso de máscara facial em espaços públicos para proteção contra a covid-19 vai ser obrigatório na Alemanha e na Roménia, a primeira a partir de segunda-feira e a segunda a partir de dia 15 de maio.

16h23 - Afinal, a primeira vítima mortal causada pela pandemia do novo coronavírus nos Estados Unidos teve lugar a 6 de fevereiro, e não no dia 29 do mesmo mês e ao contrário daquilo que tem vindo a ser reportado pelas autoridades norte-americanas. Em forma de comunicado emitido ao final da noite desta terça-feira, o gabinete de médicos-legistas do condado de Santa Clara, na Califórnia, deram conta da ocorrência de três mortes que, até à data, não haviam sido incluídas nos registos oficiais.

16h20 - Costa anuncia descida do IVA para máscaras e desinfetantes. O primeiro-ministro anunciou, durante o debate quinzenal no Parlamento, que a Governo vai aprovar, em sede de Conselho de Ministros, a redução da taxa do IVA para as máscaras e desinfetantes, por causa da Covid-19, uma proposta que já tinha sido sugerida pelo líder do principal partido da oposição, Rui Rio. 

16h17 - O Reino Unido está no "pico" da pandemia, afirmou hoje no parlamento o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, que disse que o respeito pelas regras de distanciamento social evitou que os hospitais ficassem sobrecarregados. 

16h15 - Mais de uma centena de artistas portugueses, entidades e outros profissionais ligados à Cultura subscreveram um manifesto, no qual apelam ao Facebook e à Google para que criem apoios ao setor em Portugal.

16h10 - "A escola já não vai voltar a ser aquilo que foi", denotou esta tarde António Costa no Parlamento.  O primeiro-ministro revelou que espera anunciar no dia 30 deste mês o recomeço das aulas presenciais para 11º e 12º anos. Reforçando a ideia que já tem vindo a repetir já por várias vezes de que no próximo ano letivo o Governo vai “assegurar a universalidade de acesso a meios digitais para todos os alunos“, o primeiro-ministro afirmou que não quer que o próximo ano letivo seja "uma continuação" do "segundo e terceiro período deste ano".

“Todo o próximo ano letivo vai decorrer com o vírus e sem vacina e por isso temos de garantir que não estamos dependentes do improviso. Este ano foi um imprevisto, mas para o ano temos de planear”, alertou durante o debate quinzenal, apontando ainda que “a escola já não vai voltar a ser aquilo que foi. Vai ser uma escola mais digital".

16h00 - O líder da oposição espanhola, Pablo Casado, do Partido Popular (direita), questionou hoje o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, como era possível Portugal, mesmo ao lado, ter apenas 700 vítimas mortais enquanto Espanha 20.000, devido ao novo coronavírus.

15h40 - Na primeira intervenção de António Costa hoje no hemiciclo, o primeiro-ministro rejeito a ideia da austeridade: "Aquilo que temos de evitar a todo o custo é acrescentar crise à crise", reiterou Costa, acrescentando: "É preciso ter consciência que esta crise não se pode resolver com respostas de austeridade".O primeiro-ministro acrescentou também que houve uma "campanha contra o SNS nos últimos anos", mas na "hora da verdade" o sistema de saúde está a responder à pandemia.

15h37 - O deputado Jerónimo de Sousa foi o primeiro a fazer perguntas a António Costa no debate quinzenal de hoje, começando por dizer que o surto epidémico não está a afetar todos da mesma maneira. Uns, os trabalhadores que "vivem do seu trabalho", estão a ser atingidos "de forma brutal" pelas medidas associadas ao confinamento ou despedimentos, enquanto a banca e os "grandes grupos económicos" continuam "alegremente a distribuir lucros aos seus acionistas".

Na resposta, o chefe do executivo respondeu com números quanto à Autoridade para as Condições do Trabalho, de como aumentaram as suas ações e com a contratação de mais funcionários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório