Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Governo anuncia descida do IVA para máscaras e gel desinfetante

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, esta quarta-feira, na Assembleia da República.

Governo anuncia descida do IVA para máscaras e gel desinfetante
Notícias ao Minuto

16:00 - 22/04/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Costa

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, esta quarta-feira, no Parlamento, que a Governo vai aprovar, em sede de Conselho de Ministros, a redução da taxa do IVA para as máscaras e desinfetantes, por causa da Covid-19. Esta proposta tinha sido sugerida pelo líder do principal partido da oposição, Rui Rio

"Sim, ouvimos as propostas do doutor Rui Rio, tivemos a trabalhar sobre elas, verificamos que a UE dizendo que era ilegal disse que não levantaria problemas, que vários Estados-membros deram boa sequência a esta carta reduzindo a taxa do IVA. Nós iremos adotar essa medida - se não no Conselho de Ministros desta semana, no da próxima semana -, a redução da taxa do IVA sobre as máscaras e produtos desinfeção", disse António Costa, em resposta a uma questão colocada pela bancada do PSD

Costa não adiantou mais detalhes sobre a proposta do Governo, mas o presidente do PSD tinha proposto a redução do IVA de 23 para 6% em produtos que considera essenciais no combate e prevenção da Covid-19, como máscaras de proteção individual, gel e suplementos para reforçar o sistema imunitário.

Na sua intervenção durante o debate parlamentar sobre o pedido de autorização de renovação do estado de emergência até 2 de maio, Rui Rio avisou que é "absolutamente indispensável o início do planeamento de uma abertura gradual" da economia.

Porém, para essa abertura "prudente e gradual", o líder do PSD considerou fundamental "o uso generalizado de máscaras", dizendo que sem a possibilidade de todos as adquirirem "não é possível reabrir a economia".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório