Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Suíça não impõe uso de máscara, mas vai distribuir um milhão por dia

A Suíça anunciou hoje que não vai impor aos cidadãos o uso obrigatório de máscara, mas vai distribuir um milhão de máscaras por dia, durante duas semanas, nos estabelecimentos comerciais.

Suíça não impõe uso de máscara, mas vai distribuir um milhão por dia
Notícias ao Minuto

16:42 - 22/04/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

As autoridades suíças preparam-se para aliviar na próxima semana algumas restrições impostas para travar o contágio do novo coronavírus, mas, disse hoje o ministro da Saúde, Alain Berset, o Governo "não recomenda usar máscara numa situação normal", considerando o distanciamento e a lavagem das mãos como regras mais eficazes de proteção.

No entanto, as empresas e setores económicos, que devem elaborar os seus próprios planos, podem "prever a obrigação de uso de máscara", segundo um comunicado.

"Se considerarem necessário o uso de máscara, pode ser uma boa ideia. Basta que adquiram as máscaras à medida que forem precisando", disse o ministro.

Por outro lado, o exército começará na segunda-feira, e durante duas semanas, a distribuir um milhão de máscaras por dia aos principais estabelecimentos comerciais.

O exército suíço distribuiu até hoje 21 milhões de máscaras pelos cantões e dispõe de reservas de 18 milhões de máscaras cirúrgicas e 1,2 milhões de máscaras FFP2.

A Suíça regista uma quebra nos números de novos contágios, contabilizando cerca de 1.200 mortos associados à covid-19, e prepara um levantamento progressivo das restrições, a partir de 27 de abril, começando pela reabertura de creches, consultórios médicos e de fisioterapia, cabeleireiros ou floristas.

Escolas primárias, outras lojas e mercados deverão reabrir a 11 de maio e estabelecimentos de ensino profissional, secundário e universitário, museus, bibliotecas e zoos a 08 de junho.

Surgido em dezembro na China, o vírus SARS-CoV-2 espalhou-se por 193 países e territórios, tendo já infetado mais de 2,5 milhões de pessoas, 178 mil das quais morreram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório